Expresso da Mantiqueira realizou sua pré-estreia no final de semana

Serviço turístico oferecerá viagens em trem antigo a partir da cidade de Cruzeiro (SP)

Serviço turístico oferecerá viagens em trem antigo a partir da cidade de Cruzeiro (SP).
Foto: Divulgação Governo do Estado de São Paulo

O estado de São Paulo ganhou neste último final de semana um novo roteiro de turismo ferroviário com a pré-estreia do Expresso da Mantiqueira.

Nos dias 5 e 6 de julho, passageiros realizaram uma viagem em trajeto total de seis km a partir da estação central de Cruzeiro, KM 0 da ferrovia Minas & Rio. De lá, seguiram em direção a estação Rufino de Almeida, localizada no pé da Serra da Mantiqueira, totalizando 12 km de trajeto na ida e volta.

O passeio total teve duração de cerca de uma hora, com o serviço sendo operado pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) e valor de R$ 50 pelo embarque.

Dados divulgados pela equipe do Trem Expresso da Mantiqueira, contabilizaram sete viagens e 350 passageiros no primeiro dia.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Segundo o Governo de São Paulo, o trecho reativado faz parte do projeto de ligação entre os municípios de Cruzeiro (SP) e Passa Quatro (MG), formando o primeiro produto turístico ferroviário interestadual do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD).

Essa ferrovia foi inaugurada no final do Século XIX, em 1884, recebendo como passageiro ilustre o Imperador Dom Pedro II.

Os primeiros seis km da via férrea foram restaurados com investimentos de R$ 4,5 milhões por parte da ABPF e um novo aporte de quatro milhões será aplicado na construção do Museu Ferroviário e da Revolução de 1932, ao lado da cidade de Cruzeiro.

As viagens inaugurais deste fim de semana permitirão uma melhoria na operação e aprimoramento do serviço para receber os turistas.