Extensão da Linha 4 para Taboão da Serra não precisará de novos trens

Pagamentos para ViaQuatro deverão ser formalizados até 2040 (Jean Carlos)
Trem da Linha 4-Amarela (Jean Carlos)

Os estudos para a expansão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra apontam que, mesmo com o aumento da extensão do ramal, não haverá necessidade de compra de novas composições.

O Relatório Ambiental Preliminar produzido pela WALM Engenharia mostra maiores detalhes sobre a situação futura da operação no trecho entre Luz e Taboão da Serra.

Um dos pontos considerados é o tempo de ciclo, estimado em 52 minutos. Esse tempo representa uma viagem de ida de volta com velocidade média de 36 km/h.

Segundo os estudos de demanda, o trecho mais carregado da Linha 4-Amarela deverá ter fluxo de 44,5 mil passageiros/hora/sentido. Para atender a esta demanda está sendo considerado um intervalo de 120 minutos com a oferta de 30 trens por hora.

Frota de 29 trens será suficiente (ViaQuatro)
Frota de 29 trens será suficiente (ViaQuatro)

Cerca de 26 trens deverão ser necessários para cumprir o plano de oferta de lugares. Atualmente a Linha 4-Amarela possui 29 trens coreanos fabricados pela Hyundai Rotem.

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O relatório aponta que, como não há mudança significativa na quantidade de trens para a operação, a compra de novas composições não é necessária. Os três trens restantes da frota deverão compor a reserva operacional.

Resta saber se a ViaQuatro ou o governo do estado concordarão com esse cenário e se a margem de três unidades como reserva é viável ao longo dos anos de concessão, quando são frequentes as grandes revisões de manutenção.

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