Fábrica de aduelas de concreto da Linha 2-Verde começa a funcionar oficialmente

Localizada ao lado do Pátio Itaquera, instalação será responsável por preparar quase 30 mil peças de concreto que formarão os túneis da extensão do ramal até Penha
Peças dos anéis de concreto já fabricados (CMSP)

O Consórcio CML2, responsável por operar o tatuzão que escavará os túneis da Linha 2-Verde do Metrô, iniciou oficialmente a operação da fábrica de anéis de concreto que serão usados para revestir o caminho por onde a máquina passará.

Localizado ao lado do Pátio Itaquera, onde é feita a manutenção dos trens da Linha 3-Verde, o complexo será responsável por produzir quase 30 mil peças que formam as aduelas (anéis) de concreto, instalados pela tuneladora durante seu avanço.

Embora o governo do estado tenha afirmado que a operação da fábrica tenha começado nesta quarta-feira (20), as primeiras peças de concreto já haviam sido preparadas e enviadas ao Complexo Rapadura, onde está o tatuzão.

Em imagens e vídeos compartilhados na internet nas últimas semanas, é possível ver as peças no canteiro de obras.

Segundo a gestão atual, a fábrica com 2,5 mil m² de área será capaz de produzir 56 segmentos de anéis por dia. O processo de fabricação de cada uma delas leva cerca de 6 horas entre montagem da armação, moldagem e cura a vapor do concreto.

Para operar a fábrica, o consórcio possui 100 funcionários que trabalham em dois turnos.

A fabricação de cada peça dos túneis leva cerca de 6 horas (CMSP)

“Além de estrutura para a fabricação das aduelas (anéis), a fábrica também foi dotada de um exclusivo laboratório para os ensaios de controle tecnológico que permitirá maior agilidade na verificação da qualidade do concreto, bem como um pátio de estoque dos anéis em uma área de 16,7 mil m²”, diz nota do governo.

Serão fabricados 29.414 peças de concreto, cada uma delas sob medida para compor os quase 7 km de túneis que serão abertos entre o polo Falchi Gianini e a Vala Penha, passando por oito estações em construção. Ao todo, o tatuzão deverá instalar 4.202 anéis de concreto durante sua viagem no subterrâneo da Zona Leste.

Roda de corte do tatuzão da Linha 2 (CMSP)

O governo Tarcísio, no entanto, não divulgou estimativas de prazo para que a escavação dos túneis seja concluída. O tatuzão fabricado pela empresa chinesa CREG chegou ao Brasil no 1º semestre e está sendo montado numa vala no Complexo Rapadura.

A expectativa é que a máquina de 100 metros de comprimento e diâmetro de 11,62 m, comece a escavar em direção à Vila Formosa até o final do ano. A extensão da Linha 2-Verde deve ser entregue entre 2026 e 2027.

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