Folha errou: Metrô inaugurou três estações num mesmo distrito poucos anos atrás

Reportagem do jornal afirmou que a última vez que houve uma entrega simultânea de três estações numa mesma região foi em 1991, mas em 2017 isso ocorreu na Linha 5-Lilás e no seguinte na Linha 15-Prata
As estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin (foto) foram abertas ao mesmo tempo em 2017

A inauguração simultânea de várias estações de metrô é algo raro em São Paulo, mas não tanto quanto uma reportagem do jornal Folha de São Paulo afirma. Publicada neste domingo (6), a matéria citou erroneamente que a última vez que houve uma entrega de três estações em um distrito foi em 1991, quando a Linha 2-Verde (na época o chamado Ramal Paulista) foi aberto.

O título do artigo da Folha (“Entrega de trio de estações de metrô como em Perdizes é inédito em mais de 30 anos“) buscou criar um fato de impacto para falar sobre a futura abertura de três estações da Linha 6-Laranja no distrito de Perdizes (SESC-Pompeia, Perdizes e PUC-Cardoso de Almeida), e que deve ocorrer em 2026.

No entanto, a afirmação é falsa já que o Metrô repetiu essa situação há menos de seis anos. Em setembro de 2017, a companhia inaugurou ao mesmo tempo as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, da Linha 5-Lilás – hoje operada pela ViaMobilidade.

Os distritos de Santo Amaro e Perdizes (Prefeitura de SP)

O trecho de 2,8 km está inserido no Distrito de Santo Amaro, na Zona Sul da capital, portanto seguindo o mesmo critério usado pela Folha.

Houve ainda a abertura das estações de monotrilho de São Lucas, Camilo Haddad e Vila Tolstói em abril de 2018, todas elas no Distrito de São Lucas – a inauguração incluiu também a estação Vila União, mas que pertence a outro distrito.

Recorde à vista

Apesar da informação equivocada do jornal, a Linha 6-Laranja realmente pode protagonizar um ineditismo na malha metroviária. Se for de fato inaugurada com todas as 15 estações hoje em obras, será a primeira vez que São Paulo ganhará um trecho tão grande de metrô.

Até hoje, o Metrô abriu suas linhas em etapas, estratégia considerada mais segura e que permite correções e aprimoramentos à medida que a operação ganha corpo.

Estação Camilo Haddad

Quando ainda era chamada de “Norte-Sul”, a Linha 1-Azul foi aberta com sete estações em setembro 1974, entre Jabaquara e Vila Mariana. Outros trechos vieram logo em seguida, mas nunca superando esse número de paradas.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

As linhas 2-Verde e 3-Vermelha também foram expandidas aos poucos enquanto a Linha 4-Amarela foi aberta com estações incompletas pelo seu caminho.

A própria Linha 5-Lilás quase igualou o recorde da Linha 1-Azul a ser inaugurada com seis estações em 2002.

Total
0
Shares
13 comments
  1. Folha distribuindo fake news. Que novidade.

    Daqui uma ou duas semanas eles publicam uma nota mequetrefe se desculpando, igual a história de que eles associaram uma cidade de Santa Catarina ao ditador que comandou a Alemanha nos anos 30 e 40.

    1. Na calúnia sobre Urubici, não se desculparam. Apenas divulgaram uma notinha de rodapé “desmentindo”.

  2. As vezes fico imaginado que seja alguém super despreparado ou utilizam o CHATGPT para fazer essas matérias. tudo relacionado a transporte público eles conseguem promover desinformação.

    1. O chat gpt ainda é melhor que os editores/jornalistas da Folha, eles tiram essas matérias do rabo mesmo.

  3. Em setembro de 2018, também foram entregues três estações de uma vez, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, se bem que dizem que a Vila Clementino é um distrito e Vila Mariana é outro, mas outros dizem que pertencem ao mesmo distrito. De qualquer forma, três estações foram entregues de uma vez praticamente na mesma região e com as importantes integrações com as linhas 01 e 02. Esse jornaleco chapa-branca do desgoverno federal só desinforma ultimamente, não tem mais credibilidade perante à maioria do povo!

    1. é justamente o contrário, não existem extrema esquerda em jornal tradicional antigo no brasil, simplesmente não tem

  4. nao acredito que a linha 6 sera entregue inteira acho que primeiro sai o trecho norte..ano que vem quando a obra atingir 50% eles poderão comprar os trens(finalmente) e o material rodante da linha.
    vamos ver aonde os shields estarão em Dezembro.

  5. Pessoal, vamos apoiar um pouco mais as “fake news do bem”. O governo precisa varrer a oposição do país para dobrar a meta.

  6. O Jornalismo que se faz hoje na grande imprensa brasileira é de dar vergonha. Existe militância ideológica explícita contaminando o que é publicado. A estrela deveria ser o fato em sí mas acaba sendo sempre o ponto de vista do jornalista que é posto como sendo a “verdade”. Melhora, dependendo do governo ganha nome de “despiora” e assim vai…

Comments are closed.

Previous Post
Instalação de novos pisos na estação Belém (Jean Carlos)

Estação Belém da Linha 3-Vermelha vai ganhar novos pisos

Next Post

Obras de “shopping” na estação Vila Sônia começam

Related Posts