O Metrô de São Paulo apresentou na sexta-feira, 26, a primeira composição da nova Frota N, que futuramente irá operar na Linha 17-Ouro de monotrilho. Os trens foram fabricados pela chinesa BYD.
Novas imagens revelam os detalhes da primeira das 14 novas composições que deverão circular entre Morumbi e Aeroporto de Congonhas.

Características básicas
A composição da Frota N possui cinco carros por composição, diferentemente do monotrilho da Linha 15-Prata que possui sete carros. Cada composição tem 3,2 metros de largura por 60,8 metros de comprimento.
Os carros dianteiros e traseiros são maiores, com 13,5 metros, enquanto os intermediários possuem 10 metros. Cada carro possui quatro portas, sendo duas de cada lado do trem, com largura de 1,6 metros.

A largura da viga-trilho dos trens da Linha 17-Ouro é de 800 mm. Cada carro do trem é sustentado por dois truques, sendo que a alimentação é feita pelo terceiro e quarto trilho com tensão de 750 Vcc, podendo atingir velocidades de até 80km/h.
A Frota N não deverá ter condutor, enquadrando-se na tecnologia UTO (Unattended Train Operation). O sistema de sinalização padrão é o CBTC e a tecnologia para controle será o TCMS (Sistema de Controle de Monitoramento de Trens).

A composição deverá possuir capacidade para transportar 616 passageiros, sendo 114 sentados. O salão possui iluminação LED, ar condicionado, câmeras de segurança, sistema de combate a incêndio e mapas dinâmicos totalmente digitais.
A composição é a primeira equipada com baterias de tração que permitem a movimentação do trem em caso de falta de energia elétrica.

Frota N
Diferentemente das primeiras imagens divulgadas pelo governador João Dória, este é efetivamente o primeiro trem da Linha 17-Ouro. A composição segue um layout interno bastante semelhante ao da Frota M.

A cabine do operador está localizada nas extremidades do trem, na área central, e possuem três telas para monitoramento da composição além de botoeiras, manipulo de tração e microfone.
O salão de passageiros possui bancos no estilo longitudinal com assentos transversais na região do gangway. A passagem entre carros ocorre pelas laterais do veículo.

Mapas dinâmicos estão acima de cada uma das portas. Entre os carros letreiros em LED indicam data, hora, e abertura do lado das portas.
Um diferencial do trem são as janelas basculantes, que permitem a entrada de ar em caso de falha no ar-condicionado. Os balaústres ficam próximos aos assentos e na região central do salão.

As portas da composição são em padrão semelhante ao da Linha 15-Prata. A abertura ocorre através de corrediça externa, eliminando a necessidade de um compartimento dentro do salão, aumentando assim a área útil para as janelas.

Prazos
A primeira composição já foi liberada para transporte ao Brasil. Os cinco carros deverão vir por navio e passar por processo de liberação antes de chegar ao pátio Água Espraiada para testes de comissionamento.
Para 2024 dois novos trens devem chegar. Os demais deverão estar no Brasil em 2025. Neste período a Linha 17-Ouro deverá ter suas obras brutas finalizadas para que, em 2026, possa operar beneficiando mais de 100 mil passageiros por dia.
