Funcionários da CPTM marcam greve para o dia 26 em protesto contra concessão das linhas da companhia

Estação Dom Bosco, da Linha 11-Coral
Estação Dom Bosco, da Linha 11-Coral (Jean Carlos)

O Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil, um dos que representa os funcionários da CPTM, decidiram marcar uma greve nas linhas da companhia de trens para o dia 26 de março, a próxima quarta-feira.

A paralisação, se confirmada, ocorrerá dois dias antes do leilão de concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, dentro do Lote Alto Tietê.

A entidade aprovou a decretação da greve em assembleia na noite de quinta-feira, 20, como um protesto contra os planos de “privatização da CPTM”.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Não está claro, contudo, se a paralisação afetará todas as linhas da companhia estadual ou apenas as três envolvidas no leilão. Isso porque as linhas 7-Rubi (já leiloada) e 10-Turquesa são representadas por outro sindicato, o dos Ferroviário de SP, que em suas páginas não cita a adesão ao movimento.

Extensão da Linha 13-Jade contará com quatro novas estações (Jean Carlos)
Linha 13-Jade (Jean Carlos)

Os funcionários da CPTM têm mais de um sindicato em virtude da herança recebida pela empresa, que assumiu a infraestrutura da CBTU e da Fepasa.

As linhas 11, 12 e 13 faziam parte do espólio da Central do Brasil enquanto as linhas 7 e 10 são oriundas de ramais de trens da empresa ferroviária do estado de São Paulo.

Concessão de R$ 14,3 bilhões

O leilão do Lote Alto Tietê prevê a concessão à iniciativa privada dos três ramais de trens metropolitanos que atendem a Zona Leste da capital e municípios do entorno.

Com 25 anos de duração, o contrato prevê investimentos de R$ 14,3 bilhões que incluem a expansão, modernização e recuperação da malha sobre trilhos.

Principais dados da concessão das Linhas 11, 12 e 13
Principais dados da concessão das Linhas 11, 12 e 13

Mas, como mostrou o MetrôCPTM nesta quinta-feira, os recursos poderão ser bancados apenas pelo estado. Ao menos três grupos estariam propensos a participar do certame.

A CPTM, que tinha sete linhas até o começo da década, já repassou os ramais 8-Diamante e 9-Esmeralda para a ViaMobilidade e 7-Rubi para a TIC Trens.

Após o leilão de sexta-feira que vem, restará apenas a Linha 10-Turquesa, que também será leiloada, junto com o projeto do VLT da Linha 14-Ônix.

 

Previous Post
A passarela com os módulos pré-montados

Linha 17-Ouro: Passarela da estação Washington Luiz será instalada neste final de semana

Next Post
Motiva: nova denominação e logo da CCR

CCR propõe mudar seu nome para “Motiva”

Related Posts