O governo do estado aprovou nesta quinta-feira, 24, a modelagem final da concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade operadas hoje pela CPTM.
O aval abre caminho para a publicação do edital de parceria público-privada (PPP), o que deve ocorrer possivelmente no início de novembro.
Em virtude da complexidade do edital, é esperado que o leilão ocorra em até quatro meses, portanto, por volta do final de fevereiro e começo de março.
O investimento no projeto subiu de R$ 12 bilhões para R$ 13,3 bilhões incluindo a modernização e expansão da infraestrutura sobre trilhos
Por outro lado, o prazo de concessão encolheu: era de 30 anos e agora passou para 25 anos. Não está claro a razão, mas pode envolver a necessidade de novo material rodante (trens).
Com um prazo menor, a atual frota pode ser suficiente e uma renovação ocorreria como parte de algum aditivo futuro.
“O projeto que estamos implementando é realmente transformador e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas. A modernização e expansão das estações de transporte vão trazer mais conforto e agilidade para os cidadãos. Além disso, a construção de novas estações e a reconstrução das antigas irão conectar uma das áreas mais populosas de Guarulhos diretamente à Avenida Paulista, facilitando o acesso ao centro de São Paulo”, disse o vice-governador Felício Ramuth, presidente do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos.
Estão incluídas na concessão a construção de dez novas estações, sendo oito pela concessionária e duas pelo Metrô (Penha e Gabriela Mistral), além da reconstrução e ampliação de outras sete e a reforma das demais estações existentes.
Dos atuais 102 km de extensão e 29 estações em operação, os três ramais passarão a ter 124,6 km e 39 estações.
Linha 13-Jade terá maior expansão
O plano de investimento inclui ainda a melhoria da rede aérea, via permanente e sinalização, além da implantação de equipamentos e sistemas. “A demanda estimada em 2040, segundo os estudos, é de 1,3 milhão passageiros/dia”, diz o governo.
A Linha 11-Coral ganhará 4 km entre Estudantes a Cézar de Souza enquanto a Linha 12-Safira contará com 2,7 km entre Calmon Viana a Suzano, criando uma nova integração com Linha 11.
A Linha 13-Jade, a menor do sistema metroferroviário, contará com a maior expansão: serão 10,4 km de Guarulhos a Bonsucesso, incluindo quatro estações.
Excelente medida.
E a estação União Vila Nova não foi inclusa no Edital? Kkkkkk
Já começa errado
Por que eles não vêm citando mais a estação União de Vila Nova? Foi descartada? Absurdo…
Simples: mais uma medida para favorecer as concessionárias em não obrigá-las a fazerem as estações. É muita pressa da SPI em privatizar as linhas e acabar com a CPTM sem contrapartidas e com enorme aporte de dinheiro público.
se preparem pra conviver com os mesmos problemas que enfrentam os passageiros das linhas 8 e 9, aliás não se assustem se a mesma CCR não vencer a licitação… qto a empresa vencedora os lucros são garantidos papai estado é bonzinho!!!
vai ser transformador, vai transformar tudo num lixo. como ocorreu com as linhas 8 e 9.
o poder do lobby fala mais alto. o usuário nem entra nessa equação
Logo logo vai estar tudo bagunçado… essas privatizações são armadilhas para enganar o povo. Infelizmente é assim que eles fazem. Prometem um monte de coisas como justificativa, mas não entregam nada. Só pensam no Lucro dos empresários que assumem a privatização, e o povo que pague a conta através do “poder público”.
Bom mesmo era continuar com a CPTM que não comprou um único trem novo para a Linha 8, que gastou 300 milhões de euros do estado para não conseguir implantar o CBTC, que abandonou obras da estação Osasco, deixando peças de aço apodrecer no Pátio Presidente Altino…