Governo autoriza publicação do edital de concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM

Conselho de PPI aprovou a modelagem final, abrindo caminho para que a licitação seja lançada. Projeto prevê R$ 13,3 bilhões em investimentos e terá 25 anos de prazo
Extensão da Linha 13-Jade contará com quatro novas estações (Jean Carlos)
Extensão da Linha 13-Jade contará com quatro novas estações (Jean Carlos)

O governo do estado aprovou nesta quinta-feira, 24, a modelagem final da concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade operadas hoje pela CPTM.

O aval abre caminho para a publicação do edital de parceria público-privada (PPP), o que deve ocorrer possivelmente no início de novembro.

Em virtude da complexidade do edital, é esperado que o leilão ocorra em até quatro meses, portanto, por volta do final de fevereiro e começo de março.

O investimento no projeto subiu de R$ 12 bilhões para R$ 13,3 bilhões incluindo a modernização e expansão da infraestrutura sobre trilhos

Estação Suzano voltará a ter serviço especial da Linha 11-Coral (Jean Carlos) (1)
Estação Suzano da Linha 11 (Jean Carlos)

Por outro lado, o prazo de concessão encolheu: era de 30 anos e agora passou para 25 anos. Não está claro a razão, mas pode envolver a necessidade de novo material rodante (trens).

Com um prazo menor, a atual frota pode ser suficiente e uma renovação ocorreria como parte de algum aditivo futuro.

“O projeto que estamos implementando é realmente transformador e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas. A modernização e expansão das estações de transporte vão trazer mais conforto e agilidade para os cidadãos. Além disso, a construção de novas estações e a reconstrução das antigas irão conectar uma das áreas mais populosas de Guarulhos diretamente à Avenida Paulista, facilitando o acesso ao centro de São Paulo”, disse o vice-governador Felício Ramuth, presidente do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos.

Estão incluídas na concessão a construção de dez novas estações, sendo oito pela concessionária e duas pelo Metrô (Penha e Gabriela Mistral), além da reconstrução e ampliação de outras sete e a reforma das demais estações existentes.

Melhorias previstas para as linhas 11, 12 e 13
Melhorias previstas para as linhas 11, 12 e 13

Dos atuais 102 km de extensão e 29 estações em operação, os três ramais passarão a ter 124,6 km e 39 estações.

Linha 13-Jade terá maior expansão

O plano de investimento inclui ainda a melhoria da rede aérea, via permanente e sinalização, além da implantação de equipamentos e sistemas. “A demanda estimada em 2040, segundo os estudos, é de 1,3 milhão passageiros/dia”, diz o governo.

A Linha 11-Coral ganhará 4 km entre Estudantes a Cézar de Souza enquanto a Linha 12-Safira contará com 2,7 km entre Calmon Viana a Suzano, criando uma nova integração com Linha 11.

A Linha 13-Jade, a menor do sistema metroferroviário, contará com a maior expansão: serão 10,4 km de Guarulhos a Bonsucesso, incluindo quatro estações.

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8 comments
    1. Simples: mais uma medida para favorecer as concessionárias em não obrigá-las a fazerem as estações. É muita pressa da SPI em privatizar as linhas e acabar com a CPTM sem contrapartidas e com enorme aporte de dinheiro público.

  1. se preparem pra conviver com os mesmos problemas que enfrentam os passageiros das linhas 8 e 9, aliás não se assustem se a mesma CCR não vencer a licitação… qto a empresa vencedora os lucros são garantidos papai estado é bonzinho!!!

  2. vai ser transformador, vai transformar tudo num lixo. como ocorreu com as linhas 8 e 9.

    o poder do lobby fala mais alto. o usuário nem entra nessa equação

    1. Logo logo vai estar tudo bagunçado… essas privatizações são armadilhas para enganar o povo. Infelizmente é assim que eles fazem. Prometem um monte de coisas como justificativa, mas não entregam nada. Só pensam no Lucro dos empresários que assumem a privatização, e o povo que pague a conta através do “poder público”.

    2. Bom mesmo era continuar com a CPTM que não comprou um único trem novo para a Linha 8, que gastou 300 milhões de euros do estado para não conseguir implantar o CBTC, que abandonou obras da estação Osasco, deixando peças de aço apodrecer no Pátio Presidente Altino…

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