Governo discute ações para fomento do turismo ferroviário em São Paulo

Turismo ferroviário deve ser foco do governo (Jean Carlos)
Turismo ferroviário deve ser foco do governo (Jean Carlos)

O turismo é, para muitas cidades no estado, uma fonte de renda fundamental para permitir o dinamismo econômico. Alguns municípios contam com malhas ferroviárias que foram cedidas ou reativadas para o tráfego de trens turísticos.

O governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens, está promovendo uma série de reuniões para discutir a situação do turismo ferroviário e propostas para seu fomento.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Na quarta-feira (5) foi realizada uma viagem até a Vila de Paranapiacaba com a litorina da CPTM. A bordo estavam representantes de empresas ligadas a STM, Secretaria de Turismo e Viagens, além de representantes de empresas e instituições que já promovem o turismo ferroviário.

A ideia do encontro foi diagnosticar o status atual do setor, identificar indicadores, propor melhorias e inclusive novas rotas.

Encontro contou com representantes de empresas e associações (CPTM)
Encontro contou com representantes de empresas e associações (CPTM)

As discussões ainda estão em caráter inicial. A implantação de trens turísticos exige muito mais do que trens operacionais. É necessário, no caso de associações, a formação de grupo técnico devidamente treinado, áreas operacionais para tráfego (próprias ou cedidas), além de regulamentação com os órgãos competentes.

A inclusão do governo nas discussões pode facilitar trâmites burocráticos complexos e formalizar ainda mais o ramo, facilitando sua expansão e promoção, sejam com ações conjuntas entre organizações e o governo, ou com incentivo fiscal na manutenção e renovação de estruturas, algumas inclusive de caráter histórico.

Expresso Turistico em Paranapiacaba (Jean Carlos)
Expresso Turistico em Paranapiacaba (Jean Carlos)

Atualmente o estado de São Paulo conta com algumas rotas turísticas ativas. Alguns exemplos são o Trem dos Imigrantes, o Trem de Guararema, o Trem Campinas-Jaguariúna e o Trem Republicano em Itu.

Propostas de novos serviços estão em elaboração em Sorocaba e São Roque, locais onde já existe material rodante e carros de passageiros em status operacional.

Previous Post
Perspectiva da estação Cerro Corá com as plataformas da Linha 2 e 20

Metrô retoma projeto de extensão da Linha 2-Verde até Cerro Corá

Next Post
Nova iluminação entre Itaquera e Guaianases (Pedro Moro)

Trecho em túnel da Linha 11-Coral recebe nova iluminação

Related Posts