Governo Lula autoriza concessão do Metrô do Recife à iniciativa privada

Sistema operado pela CBTU desde 1985 será transferido para o governo de Pernambuco e repassado a um operador privado

Trens do Metrô do Recife
Trens do Metrô do Recife (GOVBR)

O governo federal autorizou oficialmente a concessão do Metrô do Recife à iniciativa privada. O despacho foi publicado no Diário Oficial da União em 22 de maio de 2025 e marca um novo passo para a reestruturação do sistema operado atualmente pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos).

O plano de concessão será viabilizado em três etapas:

  1. Transferência dos bens e instalações da União, hoje sob responsabilidade da CBTU, para o governo de Pernambuco;
  2. Concessão da operação à iniciativa privada, sob responsabilidade do estado;
  3. Transferência da propriedade dos imóveis federais vinculados ao sistema para o estado pernambucano.

A modelagem do projeto está sendo conduzida pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que ficará responsável por estruturar o processo de licitação.

Estação Joana Bezerra (Jcornelius)

Sistema estreou em 1985

O Metrô do Recife entrou em operação em 1985 e é considerado um dos mais extensos do Brasil. Atualmente, conta com:

  • 39,5 km de trilhos (incluindo linhas Centro e Sul);
  • 37 estações;
  • Dois ramais principais (Centro e Sul) e um ramal secundário (Curado);
  • Frota de trens elétricos operando em via segregada;
  • Integração tarifária com ônibus da Região Metropolitana do Recife por meio do Sistema Estrutural Integrado (SEI).
    Mapa de estações do Metrô do Recife (CBTU)

Apesar da sua importância estratégica, o sistema enfrenta sérios problemas de manutenção e operação. Falhas elétricas, composições paradas por falta de peças e constantes paralisações têm comprometido a oferta de transporte para mais de 190 mil passageiros por dia útil — número que já foi superior a 400 mil antes da pandemia.

Investimentos esperados

Com a concessão, o objetivo do governo federal é atrair investimentos privados para modernizar a infraestrutura, renovar a frota e garantir maior confiabilidade e frequência nos serviços. A previsão é que o novo operador assuma compromissos de modernização que envolvam:

  • Reforma de estações e trilhos;
  • Melhoria na sinalização e controle;
  • Atualização ou substituição da frota atual;
  • Integração mais eficiente com outros modos de transporte público.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, manifestou apoio à concessão, reforçando a necessidade de oferecer transporte público digno, seguro e eficiente à população da capital e cidades vizinhas.

Ainda não há um cronograma fechado para o leilão, mas espera-se que as próximas fases — incluindo consulta pública, publicação do edital e recebimento de propostas — avancem ao longo dos próximos meses.

O processo deve ser semelhante ao do Metrô de Belo Horizonte, que também era operado pela CBTU e hoje está nas mãos de uma concessionária liderada pelo Grupo Comporte.

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