Governo Lula autoriza concessão do Metrô do Recife à iniciativa privada
Sistema operado pela CBTU desde 1985 será transferido para o governo de Pernambuco e repassado a um operador privado

O governo federal autorizou oficialmente a concessão do Metrô do Recife à iniciativa privada. O despacho foi publicado no Diário Oficial da União em 22 de maio de 2025 e marca um novo passo para a reestruturação do sistema operado atualmente pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos).
O plano de concessão será viabilizado em três etapas:
- Transferência dos bens e instalações da União, hoje sob responsabilidade da CBTU, para o governo de Pernambuco;
- Concessão da operação à iniciativa privada, sob responsabilidade do estado;
- Transferência da propriedade dos imóveis federais vinculados ao sistema para o estado pernambucano.
A modelagem do projeto está sendo conduzida pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que ficará responsável por estruturar o processo de licitação.

Sistema estreou em 1985
O Metrô do Recife entrou em operação em 1985 e é considerado um dos mais extensos do Brasil. Atualmente, conta com:
- 39,5 km de trilhos (incluindo linhas Centro e Sul);
- 37 estações;
- Dois ramais principais (Centro e Sul) e um ramal secundário (Curado);
- Frota de trens elétricos operando em via segregada;
- Integração tarifária com ônibus da Região Metropolitana do Recife por meio do Sistema Estrutural Integrado (SEI).
Mapa de estações do Metrô do Recife (CBTU)
Apesar da sua importância estratégica, o sistema enfrenta sérios problemas de manutenção e operação. Falhas elétricas, composições paradas por falta de peças e constantes paralisações têm comprometido a oferta de transporte para mais de 190 mil passageiros por dia útil — número que já foi superior a 400 mil antes da pandemia.
Investimentos esperados
Com a concessão, o objetivo do governo federal é atrair investimentos privados para modernizar a infraestrutura, renovar a frota e garantir maior confiabilidade e frequência nos serviços. A previsão é que o novo operador assuma compromissos de modernização que envolvam:
- Reforma de estações e trilhos;
- Melhoria na sinalização e controle;
- Atualização ou substituição da frota atual;
- Integração mais eficiente com outros modos de transporte público.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, manifestou apoio à concessão, reforçando a necessidade de oferecer transporte público digno, seguro e eficiente à população da capital e cidades vizinhas.
Ainda não há um cronograma fechado para o leilão, mas espera-se que as próximas fases — incluindo consulta pública, publicação do edital e recebimento de propostas — avancem ao longo dos próximos meses.
O processo deve ser semelhante ao do Metrô de Belo Horizonte, que também era operado pela CBTU e hoje está nas mãos de uma concessionária liderada pelo Grupo Comporte.