O governador do estado Tarcísio de Freitas afirmou nesta segunda-feira, 8, durante coletiva de imprensa, que deverá iniciar a concessão das linhas do Metrô de São Paulo a partir de 2025.
A estratégia do governador será semelhante àquela utilizada para a desestatização da CPTM, onde as linhas serão repartidas e o concessionário deverá fazer novos investimentos. Confira a fala do governador:
“A gente está tratando, estudando muito a questão das concessões das linhas CPTM e metrô. Nesse objetivo, por exemplo, no caso das linhas de metrô, a gente está estudando a possibilidade de fazer a concessão da Linha 3 com a Linha 16 para atender a Zona Leste de São Paulo. A Linha 2, que também é uma prioridade, viria junto com a Linha 19. E a Linha 20, que virá junto com a Linha 1.”
![Concessão do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2024/04/concessao-metro-scaled.jpeg)
Se tratando das linhas em operação do Metrô, como suas estruturas estão consolidadas, os investimentos deverão ser focados na construção de novos trechos metroviários que promoverão ampla expansão da rede.
Segundo o governador, o primeiro trecho a ser repassado será a Linha 1-Azul que deverá ser incluída no pacote juntamente com a Linha 20-Rosa entre Santa Marina e Santo André. O governo prevê o leilão dos ramais em 2025.
“Então a nossa ideia é que ano que vem a gente possa levar a leilão a Linha 1 junto com a Linha 20, ou seja, atender esse sonho antigo aqui da região do ABC, que é ter o metrô chegando aqui.”
![Concessão das linhas 1-Azul e 20-Rosa (Jean Carlos)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Linhas-1-e-20-scaled.jpeg)
Outros estudos em curso são a concessão conjunta da Linha 2-Verde juntamente com a Linha 19-Celeste que deverá ligar Guarulhos até Anhangabaú. Ambos os trechos se integrarão na estação Dutra em Guarulhos.
![Concessão das linhas 2-Verde e 19-Celeste (Jean Carlos)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Linhas-2-e-19-scaled.jpeg)
Já para a Linha 3-Vermelha deverá ser feita a concessão juntamente com a construção da nova Linha 16-Violeta. Será a primeira concessão de duas linhas que não deverão possuir conexão.
![Concessão das linhas 3-Vermelha e 16-Violeta (Jean Carlos)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Linhas-3-e-16-scaled.jpeg)
O monotrilho da Linha 15-Prata não está incluso no pacote de concessões. A ViaMobilidade venceu o certame para assumir o trecho porém uma ação judicial barrou a assinatura do contrato.
Não se sabe o que poderá ocorrer com os funcionários da Companhia do Metropolitano, assim como a própria empresa que é referência a nível mundial em operação, gestão e planejamento da rede de transportes.
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Uma hipótese é a minimização de seu escopo, de forma que a empresa possa atuar no futuro apenas como entidade reguladora, assim como ocorre com a EMTU na gestão do sistema metropolitano.
Simplesmente é a destruição do padrão de referência na operação de metrô, quais podem ser os danos ao sistema tarifário dos transportes metropolitanos. Caso se defina essa operação, o subsídio indireto que sustenta o sistema não existirá mais, o que irá onerar diretamente o passageiro, sem qualquer garantia de manutenção da qualidade.
triste…
Bom é ficar sem as linhas novas né? Fala sério…
Quanta hipocrisia! Precisa conceder as atuais para ter novas linhas? Onde está escrito e esmiuçado isso?
A Acciona mandou lembranças e pediu para avisar que NÃO levou NENHUMA linha já em operação além da 6–Laranja (que ainda tem um certo caminho pela frente até poder começar a operar).
padrão Supervia a caminho de São Paulo.
Boa sorte aos envolvidos…
Qual o motivo para lotear de forma monopolizada as linhas Norte Sul e leste oeste?
se é para defender a bandeira liberal, que fizessem direito…
A ideia liberal é definida por isso, liberdade irrestrita especialmente se uma empresa poderosa com dinheiro e influencia quiser aparelhar o governo pra se criar um lobby pra ela mesma, é oq acontece há anos baseado na ideia direitista de liberdade
É o fim mesmo
apesar de achar q não vai sair do papel tudo isso , pq é muita coisa num prazo curto, chama a atenção o modus operandi do governo Tarcísio
ele sempre coloca a entrega de uma linha em detrimento a construção de uma outra
como esses projetos são demorados, até porque nem o projeto executivo está pronto, são promessas que ficam para a posteridade de seu governo e ele simplesmente pode lavar as mãos e sair bonito na foto, como alguém que está fazendo São Paulo progredir. e aí é muito provável que esses projetos nem saiam do papel, ou se saírem vão sair mutilados. então ele fica com o bônus, e o ônus fica pro próximo.
tudo é de se lamentar, e nem estou entrando na esfera de concessão ou não. mas sim de como na política tudo é feito nas coxas e sem estudo, num discurso. essas questões deveriam ser tomadas pelo metrô, de forma técnica.
Toda decisão é política.
Os técnicos já dominaram as decisões na época da ditadura e o resultado foi ruim. Os tecnocratas só conseguem enxergar só uma parte do projeto, já os políticos enxergam o todo.
Políticos bons podem enxergar o todo (talvez). Mas, obviamente, este NÃO é o caso do Tarcísio e seus assessores.
Só por achar que a L2 pode chegar a Guarulhos SEM a L19 pronta e ficar na dúvida entre priorizar L19 ou L20, já mostra que ele NÃO entende NADA da nossa rede sobre trilhos e do que ele está bradando.
A expansão da rede metroferroviária é baseada em estudos técnicos. Não dá para político qualquer sair dando pitaco aleatório sem base e sem fundamento algum.
Victor deve ser o único paulista contra a expansão do metrô, expansão estudada desde o final dos anos 1990.
Ivo, espalhar “fake” por aí pega muito mal.
Onde está escrito o absurdo de que eu sou “contra a expansão do metrô”?
Só sou contra quando não há planejamento bem feito ou quando ele é mal-intencionado.
Você tem muitos argumentos para certas discussões (em especial sobre o passado), mas absolutamente nenhum para outras (principalmente quando se fala da rede futura).
Enfim, mas não vale a pena seguir adiante nesta discussão.
Sem mais.
Maravilha. Esse é o futuro
menos estado, mais particulares
menos greve , mais empregos
no começo dificil recuperaçao dolegado horrivel, no futuro qualidade
ou …como era telefonia no passado
(ja temos melhorias nas l8 e 9 vindo da empres privada
Rodrigo, o que vem propondo seria alegar que sua equipe no qual comanda é ineficiente para desenvolver uma política pública de enorme importância.
Justo ter mais empresas no sistema de transportes e seja bom a população.
Isso seria benefício a empresa privada e o Estado ficaria só com osso.
Para os nao-compreensivos a conta e simples
voce concede 1 linha ja pronta pra explorar todas as receitas (gerir) e com isso ja reinveste na linha projetada a ser construida…ja de olho no potencial tanto demografico como logistico
e muito simples !
Esse digno governador não tem um projeto próprio do governo para os transportes que não seja privatizar?!
Mesmo com os trampos e barrancos e diversos governos, o Metrô e a CPTM se consolidaram e aumentaram consideravelmente a confiabilidade diante os passageiros.
E até por redes sociais esses mesmos passageiros expõem o receio das outras linhas caírem nas mãos de uma CCR da vida e descambar serviços que estão se aperfeiçoando.
A privatização de todo o sistema metroferroviário é um caminho sem volta!
Alguém tem dúvidas de que o Grupo Comporte pode pegar essa concessão ano que vem? CCR já era.
Entregar o que nem existe. É um novo segmento de privatização
Agora São Paulo vira Londres para a ferrovia. Parabéns ao governo de São Paulo
acho que a ideia do Tarcísio é ótimo, só pegar o exemplo que a aciona tá tendo com a L6 que vai funcionar até hig mak , por causa de pseudo quilombola no bexiga não deixam terminar a linha completa
Não destile seu racismo contra a história do quilombo pra justificar suas ideias tortas não, a linha pode e deve funcionar mesmo com uma estação a menos, Campo Belo teve o mesmo problema e não teve esse auê todo, Vila Cardoso está absurdamente atrasada por motivos q nem sabemos e não tem ligação alguma com sítios arqueológicos e vcs não abrem a boca pra falar sobre, FAAP-Pacaembu nem tem o túnel de plataforma escavado e assim como Vila Cardoso são as próximas a receberem o tatuzão e vcs não abrem a boca pra reprovar isso
vc vem falar de ditadura? estamos falando de países onde empresas públicas, principalmente na área de transporte, tem autonomia financeira e administrativa.
as decisões políticas também não se fizeram resultado ruins.
Na ditadura militar o técnico do metrô decidiu escavar a linha Norte-Sul a céu aberto por ser mais econômico. Também decidiu demolir qualquer prédio que julgasse inconveniente no caminho do metrô.
O mesmo técnico aproveitou e tentou desapropriar quarteirões inteiros em Santana, sendo barrado pela justiça.
O técnico do metrô decidiu que a empresa deveria ter sua própria polícia, em detrimento da polícia existente.
Decisões técnicas que se mostraram ruins ao longo dos anos.
é impressionante como Ivo deturpa totalmente um assunto, e traz “dados históricos” para tentar corroborar sua tese.
quem aqui está falando de governo militar? estou falando de decisões técnicas, tomadas pelo corpo técnico do metrô em detrimento a decisões poltiqueiras como essa de Tarcísio.
o serviço público está cheio de decisões políticas atrapalhando decisões técnicas, onerando o estado e não atendendo a população.
vc mesmo cansou de trazer exemplos de decisões políticas erradas do governo Quércia, por exemplo. mas pelo visto seu objetivo é de contrariar os comentários porque tem que contrariar
Um erro político é mais fácil de ser consertado do que um erro técnico.
pelo contrário, vivemos hoje o reflexo dos erros políticos em nosso país, em todas as áreas. o estrago que o PSDB fez em SP, somado ao estrago que o Tarcísio vem fazendo, vai colocar SP num beco sem saída . só olhar o exemplo do RJ
O cancelamento do monotrilho da Linha 18–Bronze foi uma péssima decisão POLÍTICA…
Tem como ser consertado este erro?
Ah… já era, não é….
Victor, a Linha 18 foi cancelada e um outro projeto tomou seu lugar. Se é bom ou ruim, é outra discussão mas o cancelamento foi a decisão política tomada após o consórcio da Linha 18 não se mobilizar politicamente. O consórcio da Linha 18 ficou esperando o governo do estado enquanto outro grupo preferiu se mobilizar politicamente.
Enquanto a Linha 18 ficou perdendo tempo dando ouvidos aos técnicos, a turma do BRT foi atrás de quem tem poder político e emplacou seu projeto.
A tecnocracia ficou lá atrás, na ditadura. E foi muito bem enterrada pois não leva a lugar algum.
O problema das empresas de transporte público, não é o fato dela ser estatal, e sim das pessoas que as comanda, tendo visto que a maioria delas não tem automia e sofre com influência política.
Não se pode generalizar, nem toda empresa de transporte público estatal é ruim, vejam o exemplo da estatal ferroviária suíça SBB.
esse é um problema, mas se resolveria através de leis ou decreto, dando autonomia financeira e administrativa para empresa.
mas as pessoas que comandam as empresas estatais, depois vão ser as mesmas que vão comandar as empresas privadas. só olhar o currículo dos gestores da CCR, comporte, empresas que são abertas por gestores para prestar serviço, consultoria, e por aí vai
o que eles querem é o dinheiro público.