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Júlio Prestes – Amador Bueno: Governador promete fim da extensão operacional da Linha 8-Diamante

Anúncio realizado pelo governador indica que novos investimentos em sinalização poderão encerrar o esquema de extensão operacional até Amador Bueno. Passageiros utilizariam o trecho sem necessidade de baldeação em Itapevi

Trem chegando à Estação Ambuitá
Trem chegando à Estação Ambuitá

A última extensão operacional da malha metroferroviária, ligando Itapevi até Amador Bueno, está com os dias contados. O governo do estado deverá promover investimentos para acabar com a baldeação obrigatória em Itapevi.

As informações foram reveladas pelo governador Tarcísio de Freitas na segunda inauguração da Estação Ambuitá. A parada já havia sido inaugurada no começo de abril.

Estação Ambuitá (Jean Carlos)
Estação Ambuitá (Jean Carlos)

Segundo o governador, os novos investimentos no sistema de sinalização e comunicação permitirão que os trens façam o trajeto entre Amador Bueno e Júlio Prestes sem a necessidade de transferências em Itapevi.

“A gente vai implementar mudanças ainda na questão de sinalização, comunicação, para botar esses trens no carrossel, […] para você não precisar saltar na estação Itapevi para fazer baldeação, para você poder fazer sua viagem direto.”

“Então é isso que a gente quer. É para você poder sair de Amador Bueno chegar lá na Júlio Prestes direto parando aqui em Ambuitá.”

Extensão Operacional Itapevi-Amador Bueno – 2022 (Jean Carlos)

As mudanças serão possíveis caso o governo assine o aditivo contratual para a implantação do sistema ETCS. Além disso, as estações da extensão operacional precisarão ser adaptadas para oito carros, padrão vigente no restante da Linha 8-Diamante.

Entretanto, não há prazo para que sejam realizadas as melhorias para o fim da extensão operacional.

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15 Comentários

  1. amador Bueno está perto de vargem grande Paulista…só esticar o trem mais um pouco…fazia um terminal de ônibus…aliviaria raposo Tavares…cotia …ibiuna …são roque

    1. Não exatamente. Em linha reta, era a antiga Cimerita, desativada. Hoje, Santa Rita e Ambuitá são as mais próximas.

      só tem um porém: Não tem mais ônibus Itapevi – vargem grande com vários horários.

  2. mais uma falácia pro povo acreditar

    o trem não vai direto depois de Itapevi simplesmente porque as plataformas foram feitas para trens de 4 carros. e porque as plataformas não foram feitas pra trens de 8 carros? porque não tem demanda.

    a sinalização da extensão da linha 8 é a mesma do restante da linha.

    mas há quem leve a sério esse governo, que está liquidando o estado. até fazenda de pesquisa sendo vendida pela metade do preço para o Paulo skaf

      1. O ponto são as outras estações. Santa Rita não tem como estender plataforma hoje, e Ambuitá foi refeita para 4 vagões. Amador é a mais fácil de instalar uma plataforma maior.

  3. Falácia, vários governadores já prometeram o mesmo. Essa extensão não tem porte nem demanda pra terminal de uma linha principal, diferentemente de Varginha na linha 9.

    1. O ruim é que de fato a linha é necessária e o erro de demanda foi da Artesp/EMTU que deveriam ter ficado atentos ao crescimento ao redor da região.

      Fora que Itapevi, como muitas cidades da região (e recheadas de corrupção) tem ocupações ilegais e mal organizadas.

  4. O ETCS é um sistema de controle de trens moderno, focado em rotas de longa distância e internacionais. Ele aumenta a segurança e a eficiência usando tecnologia digital para monitorar os trens em tempo real. Mas vale lembrar: ele não é usado em sistemas urbanos de metrô, que precisam de soluções mais ágeis para curtas distâncias e alta frequência. Então gostaria de saber porque essa Insistência com esse sistema de sinalização, ele não é unanimidade nem na Europa, na minha opinião é somente para justificar gastar milhões do dinheiro publico.

    1. Eu concordo e ao mesmo tempo tenho dúvidas sobre. O ETCS possibilita a interoperabilidade, ou seja, igual o sistema de ônibus (que possuem várias empresas), os trilhos poderiam ser compartilhados por diferentes empresas para serviços diferentes. Imagina sair de Jurubatuba e ir para Juventus-Mooca em um mesmo trem sem baldeação, seria legal. Mas eles dizem que apenas o ETCS possibilita isso, é que o CBTC não… Não sei em quem acreditar e nem entendo desses detalhes técnicos kkkkk o que você acha?

      1. é só uma questão de lógica e de usar 2 neurônios para pensar. olha a foto, temos um trem da série 7000 rodando no trecho de amador Bueno, esse mesmo trem já rodou em todas as linhas da CPTM. então a interoperabilidade já existe. além disso, se a oficina de manutenção fica em presidente Altino, como o trem faz para chegar até lá na extensão operacional se o sistema de sinalização não fosse compatível?

    2. porque o povo aceita tudo. se aqueles ditos “especialistas” do ramo ferroviário aceita qualquer coisa e ainda filosofa ideias malucas em cima de promessas vazias, quem dirá o leigo.

  5. É promessa vazia. Não tem demanda, só iria prejudicar a maioria dos passageiros de toda a linha 8.

  6. Esse cara não sabe nada doq fala né? A extensão só não é possível ser feita direto pq as estações não tem comprimento de plataforma pra 8 carros e não existe um AMV antes de Amador Bueno, por isso os trens percorrem na mesmo via em todo o trajeto da extensão, a sinalização é a mesma do restante da linha, teriam que reconstruir a estação Amador Bueno e Santa Rita, extender a plataforma e retificar as vias em ambuíta, e acabar com a passagem de nível em santa rita e amador bueno, muitas obras pra englobar 3mil passageiros a mais na demanda da linha completa, ou seja, investimento inútil

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