Jundiaí responderá pela maioria dos passageiros do Trem Intercidades

Cidade, que será parada intermediária do trem regional, terá 70% mais demanda pelo serviço expresso do que Campinas
Trem regional da CRRC
Trem regional da CRRC

Mais conhecido como Trem Intercidades SP-Campinas, o trem regional que estreará em 2031 poderia se chamar “TIC São Paulo-Jundiaí”.

A razão é que a cidade que será parada intermediária do serviço expresso responderá por 62% da demanda de passageiros.

Na prática, tratam-se de quase 71% mais usuários do que os que embarcarão e desembarcarão em Campinas, terceira maior cidade do estado.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Os dados estimados constam dos estudos que foram elaborados pelo BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, contratado pelo governo de São Paulo para preparar o edital de concessão.

Mapa de carregamento do TIC Eixo Norte mostra como viagem SP-Jundiaí será mais elevada que o trecho para Campinas
Mapa de carregamento do TIC Eixo Norte (BID)

Segundo um documento, a viagem São Paulo-Campinas terá cerca de 15.500 passageiros por dia enquanto os embarques entre a capital e Jundiaí somarão mais de 26,3 mil pessoas. Haverá ainda uma pequena demanda para viajantes entre Campinas e Jundiaí (610 pessoas).

Os dados se referem a 2030, ano em que na verdade o TIC Eixo Norte, como também é chamado, ainda não funcionará. No cenário de 2050, a situação pouco muda, com um pequeno aumento da demanda para e de Campinas.

A tabela de carregamentos mostra que o trecho SP-Jundiaí terá uma demanda crítica de 22 mil usuários no sentido da capital e 19,7 mil no sentido inverso.

Preço da passagem vs. tempo de viagem

Embora seja esperado que a proximidade com a capital torne Jundiaí uma fonte de demanda maior em virtude do tempo menor de viagem, a atratividade do trem regional para quem terá Campinas como destino ou procedência causa uma certa surpresa.

TIM partirá da estação Jundiaí (Jean Carlos)
Estação Jundiaí atrairá quase 62% dos passageiros do Trem Intercidades (Jean Carlos)

Como um serviço expresso, que pretende justamente tornar as viagens entre as duas cidades mais rápidas do que outros modais, como automóveis e ônibus, o TIC talvez pudesse ser mais atraente.

Não está claro se a barreira para isso esteja no tempo de deslocamento um tanto alto (1 hora e 4 minutos) ou talvez no preço a ser cobrado.

Caberá à TIC Trens, concessionária que irá operar tanto o serviço expresso quanto o Trem Intermetropolitano, trabalhar para mudar as perspectivas traçadas pelo BID.

Se não tem muita margem para tornar a viagem mais rápida, já que isso envolve uma questão de infraestrutura, a empresa tem nas mãos o aspecto comercial ao ser possível oferecer tarifas mais baixas.

Total
0
Shares
9 comments
  1. Não entendo porque todas as noticias diminuem a importância da conexão do trem com Campinas. Hoje ha muita mobilidade reprimida, se não sair de Campinas as 5-6h pra SP não chega mais por conta do transito. Comprar uma passagem de onibus por internet da uns 55-58 reais (por conta da taxa do serviço). Além de pegar a Anhanguera Bandeirantes que são totalmente imprevisiveis, qualquer acidente já gera um caos enorme. Eu prefiria 1000 vezes pegar um trem confortavel e seguro do que pegar estrada e onibus nem pensar, está caro demais.

    Vai ser sim um otimo serviço para a região, mas também importa que se melhorem as conexões da estação com a RMC para alimentar a demanda.

  2. Preciso conversar com a TIC trens, estão sendo enganados de mão grande kkkkkkk. o jundiaiense já possui diversos serviços para ir e voltar a capital, o preço que estão passando do futuro serviço já o faz nascer morto! Eu trabalho na capital, pago mensalmente uma linha fretada da mesma empresa que faz o rodoviário, compro exatamente a quantidade de viagens que irei ter ao mês e é MUITO MAIS BARATO que o futuro trem e embarco na rua de casa. Sem contar que a estação em Jundiaí ficou em uma região que ninguém quer morar, não há onde estacionar sem ser roubado e o sistema de ônibus local é pura palhaçada. Ou a TIC implanta uma estação no Parque Centenário e no máximo na cidade administrativa, ou será um fracasso esse serviço

    1. Mas aí você está generalizando. Muitos na mesma condição que você poderia optar pelo TIC pelo tempo de viagem. E pode ser que a empresa faça planos para usuários recorrentes, reduzindo o preço das passagens.
      Acho que vai ser um sucesso e o fretado vai ter seu espaço também. O mais importante é reduzir o volume de carros e, quem sabe, o congestionamento. Tá complicado passar pelos arredores de jundiaí há anos.

  3. E a realidade vai se impondo aos poucos.

    A demanda de passageiros baixa frente ao alto investimento é um dos motivos pelo qual esse projeto está no papel desde os anos 1990.

    E não importa o preço da passagem, a atratividade não será alterada significativamente por esse fator.

    1. Exatamente isto!
      Acredito que o serviço de Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas é um barco furado!
      O que vai dar certo mesmo neste projeto e concessão será o Trem Intermetropolitano Entre Campinas e Jundiaí, este sim será viável pois atenderá também passageiros das cidades de Louveira, Valinhos e Vinhedo.

    2. A lucratividade do TIC Norte vai aparecer a partir do momento que for estendido ainda mais para o Norte de São Paulo e/ou quando tiver linhas ferroviárias conectando em Campinas, vejo esse TIC como um passo para recuperar a antiga malha ferroviária de São Paulo.

  4. Hoje a demanda maior é de Jundiaí. Muita gente optou por morar nos seus arredores pela facilidade e proximidade de SP.
    Imagino que com a chegada do TIC em Campinas, a dinâmica também se repita por lá, aumentando bastante a demanda.
    Torço para que levem este TIC até Americana, quicá até Limeira ou Piracicaba.
    É hora de fazer o interior de SP ainda maior e desafogar a Grande SP. Todos sairão ganhando!

    1. Na minha humilde opinião, cabe ao Estado oferecer todos os meios de mobilidade ao cidadão.
      E o cidadão tem o direito da opção de escolha daquele meio de transporte que mais lhe atenda.
      O que já acontece na RMSP e não acontece na RMC

Comments are closed.

Previous Post
Primeiro trem da MarcopoloRail para o Chile (EFE)

Marcopolo Rail finaliza primeiro trem para o Chile

Next Post
Linha 10-Turquesa poderá ser estendida para Barra Funda (Jean Carlos)

Mais uma? Linha 10-Turquesa pode chegar até a Estação Barra Funda

Related Posts