Problema constante em dias de chuva na Linha 5 Lilás, a lentidão das viagens deve acabar a partir de agosto, prometeu nesta quinta-feira (02) o diretor de operações do Metrô, Mario Fioratti Filho.
Em entrevista ao Bom dia São Paulo, da TV Globo, Fioratti explicou que a atual frota de trens usada desde 2002 não tem um sistema de freios eficiente na chuva: “em agosto, a nova frota de trens começará a ser usada e poderemos retirar os atuais trens para trocar o sistema por um mais eficiente”.
Conforme divulgado anteriormente, os trens da Frota P, recebidos desde 2013, passarão a operar em agosto já com o novo sistema de sinalização, o CTBC. Com isso, a frota F e suas oito composições poderão ser retiradas de serviço para modificação: “A partir do ano que vem vamos normalizar esta situação”, prometeu o executivo.
Por ter a maior parte de sua extensão hoje em elevados sujeitos à chuva, a Linha Lilás acaba sofrendo com essa limitação de velocidade, algo que as linhas 1 e 3 já não têm mais, segundo o Metrô.