Linha 1-Azul tem segundo dia de falhas em meio a testes com sistema CBTC

Plataforma da Linha 1 nesta quinta-feira (@pilantropico)

A Linha 1-Azul do Metrô amanheceu parcialmente parada nesta sexta-feira (18) por um falha de energia. O trecho entre as estações Tucuruvi e Luz encontrava-se parado até 7 horas enquanto os trens circulavam apenas entre Jabaquara e Luz.

Apesar disso, a restrição parcial afeta toda a operação tanto na Linha 1 quanto nas linhas 2-Verde e 3-Vermelha. Segundo apuramos, o ramal voltou a ser energizado, porém, deve levar algum tempo até a situação se normalizar.

Segundo o Metrô, 88 ônibus do sistema PAESE foram disponibilizados pela empresa para transportar os passageiros do trecho afetado.

Em entrevista ao Bom Dia São Paulo, da TV Globo, o gerente de operações do Metrô, Antônio Márcio Barros Silva, informou que a falha ocorreu ao ser energizada a linha por via remota. A companhia precisou ligar o sistema elétrico presencialmente e isso levou tempo.

Nesta quinta-feira, o ramal também passou por problemas, mas por motivos diferentes. Segundo a empresa, houve duas falhas com trens, a primeira em Liberdade e a segunda em Parada Inglesa. Por volta do meio-dia ocorreu uma interferência na via de origem não explicada.

Painel de intervalo entre trens funcionando, indício do CBTC (@pilantropico)

As falhas na Linha 1 ocorrem em meio à operação com o sistema CBTC durante dias úteis. Ontem um usuário do ramal compartilhou imagens em que se nota o funcionamento do novo sistema de sinalização, como o funcionamento do painel que mostra o intervalo entre os trens além da operação com trens da Frota I, que só possui o CBTC a bordo.

Embora esteja sendo usada aos finais de semana, a nova tecnologia ainda passa por ajustes no software para aprimorar seu funcionamento, sobretudo em horários de pico.

Trem da Frota I, que só usa o CBTC, estava operando na Linha 1 (@pilantropico)
Previous Post

Drone mostra as obras de expansão da Linha 13-Jade até Barra Funda

Next Post

CPTM prorroga obra que pode melhorar operação na Linha 9-Esmeralda

Related Posts