Linha 10-Turquesa deverá ter qualidade de metrô após investimentos de sinalização e energia

Projetos da CPTM que prometem diminuir o intervalo entre trens para até três minutos no horário de pico são aposta da estatal para o aumento da oferta que a linha apresentará no futuro
Linha 10-Turquesa deverá ter qualidade de Metrô (Jean Carlos)
Linha 10-Turquesa deverá ter qualidade de Metrô (Jean Carlos)

A Linha 10-Turquesa atende a uma das regiões mais populosas de São Paulo, o Grande ABC. Entremeada por indústrias e um crescente conjunto residências, a região deverá ganhar destaque nos próximos anos.

Prevendo o aumento na demanda de passageiros, a CPTM está atuando em duas frentes para aumentar a oferta de viagens para os passageiros. Por um lado a estatal irá construir uma nova subestação, enquanto em outro trabalha na finalização do sistema de sinalização CBTC, hoje só utilizado em linhas do Metrô.

Nova subestação

No final de novembro, a CPTM abriu nova licitação para a construção da subestação retificadora de Santo André. O novo equipamento irá substituir a atual cabine seccionadora existente no local.

Com potência estimada em 8MW, a estrutura deverá realizar a conversão de 34,5 kV (linha interna da CPTM) para valores menores, de 13,8 kV (sinalização) e 3kVcc (tração dos trens). A linha interna de distribuição de energia será proveniente da subestação São Caetano ou Ribeirão Pires.

Eletrocentro da subestação Santo André (CPTM)
Eletrocentro da subestação Santo André (CPTM)

Segundo a CPTM, três vias deverão ser alimentadas pela nova subestação. Uma quarta via e um novo pátio também serão incluídos após sua construção no futuro. O foco é permitir o aumento da potência instalada de 29 MW para 37 MW, permitindo assim intervalos de até 3 minutos entre trens.

O orçamento para a construção desta Subestação é orçado em R$ 69,6 milhões. O prazo para execução das obras é de 18 meses, acrescido de seis meses para operação assistida.

Eletrocentro da subestação Santo André (CPTM)
Eletrocentro da subestação Santo André (CPTM)

Novo sistema de sinalização

A CPTM retomou nos últimos anos o projeto para a implantação do sistema de sinalização CBTC na Linha 10-Turquesa. Este modelo de sinalização permitirá a detecção do trem com maior precisão em lugar do atual sistema de blocos fixos.

Ao longo das vias estão sendo implantados equipamentos como postes com antenas de rádio e sinaleiros (veja galeria abaixo).

A consequência da modernização do sistema é a possibilidade da redução do intervalo entre trens em até 180 segundos. O investimento na implantação do CBTC é de € 169,6 milhões com previsão de ser finalizado até o final de 2024.

“Padrão Metrô”

Os investimentos realizados pela CPTM ao longo dos últimos anos não apenas melhoram a operação, como também otimizam a empresa para prestar um serviço de “padrão Metrô”, termo usado de forma eleitoral anos atrás, mas que se encaixa nas futuras características do ramal.

O que há alguns anos poderia ser considerado impossível, hoje dá sinais de realidade. O processo de modernização da malha do trem metropolitano constitui-se como uma das bases para o avanço socioeconômico das regiões cortadas pela ferrovia.

Novos sinais, atrás dos sinaleiros antigos (Jean Carlos)
Novos sinais, atrás dos sinaleiros antigos (Jean Carlos)

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8 comments
  1. Por que a CPTM continua fazendo investimentos sendo que o governo estadual pretende repassar essas linhas para a iniciativa privada? Ao meu ver, a única explicação para isso é que os entes privados querem tudo de mão beijada, para que eles não tenham que investir nenhum centavo a mais além do custo de operação.

  2. Victor, como a CPTM “ainda existe” e gere 4 linhas, ela tem seus compromissos de investir e realizar melhorias nas linhas.
    Mesmo com a tendência do atual governo de privatizar tudo, o que sou totalmente contra, a CPTM não pode parar com esses serviços e apenas operar comercialmente as linhas aguardando serem concedidas, por esse singelo motivo. E é triste saber que a CPTM vem fazendo melhorias tão notórias e significativas para logo mais uma empresa privada vir e pouco fazer em prol da infraestrutura e dos passageiros.
    Cabe lembrar que além dessas obras na L10, temos o Expresso Aeroporto/L13 na Barra Funda, o prolongamento da L11 até Barra Funda também e as obras nas vias da L12 no Brás.

  3. Bem pontuado caro Victor Mendes, melhorias sempre são bem vindas, afinal pagamos impostos para que sejam investidos em transporte, saúde, educação, infraestrutura, etc, etc. Como estamos falando em dinheiro público, ao realizar as ” privatizações ” quanto será devolvido aos nossos bolsos, afinal, nós estamos pagando.

  4. O sistema CBTC seria essencial para a linha 11 coral, é a linha com maior demanda da CPTM, e ainda chegará até a barra funda com uma nova parada na penha futuramente, mesmo com redução no intervalo entre Luz e Guaianazes, a demanda é semelhante de algumas linhas do metrô, já passou da hora do intervalo ser reduzido no alto tiete também, Ferraz e Suzano tem alta demanda também e precisa urgente de uma melhoria nos intervalos e viagens no horário de pico. Sou morador do alto tiete e tem dias que a linha 11 coral fica impossível em horário de pico.

    1. A L11 também está em processo de instalação do CBTC, apesar de aparentemente não ser a prioridade já que a linha já opera com intervalos super baixos no trecho prioritário, acredito que a viabilização de intervalos menores também dependa do aumento de fornecimento da energia

  5. a linha 10 precisa do expresso como era nos anos 90 partindo de Mauá e indo até o Brás essa viagem levava 20 minutos parando apenas em Santo André e são Caetano poderia acrescentar mais uma parada no Tamanduateí mais seria uma boa para a população que teria uma opção mais rápida e esse investimento do governo é para melhorar o padrão da linha e acho que já passou da hora de privatizar pois assim acabaria com essa palhaçada de greve que prejudica a todos

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