Linha 15-Prata: Obras da estação Ipiranga começaram nesta quarta-feira, 7

Nova estação conectará a Linha 15-Prata com a Linha 10-Turquesa, da CPTM, desafogando uma parte do fluxo de Vila Prudente

Início Obras da Estação Ipiranga - Linha 15-Prata
Início Obras da Estação Ipiranga - Linha 15-Prata (Metrô)

As obras da construção da futura estação Ipiranga, da Linha 15-Prata, do Metrô, tiveram início nesta quarta-feira, 7 de agosto. O início foi marcado pela primeira perfuração no solo do canteiro onde ficará a parada.

Segundo o Metrô, a atividade foi feita por meio de “estacas-prancha”, que são elementos estruturais que compõem a fundação profunda, sendo posicionadas no solo por maquinários especializados.

O trabalho servirá para instalação das vigas-guia, onde passarão os trens de monotrilho. Todo o trabalho que vinha sendo feito antes era montagem dos canteiros e limpeza do terreno.

A estação terá dois acessos, um na avenida Presidente Wilson e outro pela estação da Linha 10-Turquesa, da CPTM, onde haverá conexão entre as linhas. A nova estação contará com 6 elevadores e 12 escadas rolantes.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Prevista para 2027, a parada ainda contará com portas de plataforma, paraciclos e um bicicletário. Cerca de 28 mil passageiros deverão circular por dia no local quando estiver em funcionamento. O investimento será de R$ 479,5 milhões para construção.

Projeto da futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata
Projeto da futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata (GPO/Sistran)
11 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Luis Siqueira
Luis Siqueira
10 meses atrás

Não vai ter uma nova estação Ipiranga na L10? ABSURDO!!!

Leo
Leo
10 meses atrás
Responder para  Luis Siqueira

É inacreditável mesmo. Aquela estação HORRÍVEL, com um péssimo acesso e de décadas atrás que mesmo com “reforma total” não vai passar de uma gambiarra só para inglês ver.

Mickey
Mickey
10 meses atrás
Responder para  Luis Siqueira

Vai ter sim

Lucas Rabelo
Lucas Rabelo
10 meses atrás
Responder para  Luis Siqueira

O mesmo absurdo de Água Branca.

Stanley
Stanley
10 meses atrás

Daqui a pouco, a estação tá pronta, e ainda não conseguiram desapropriar o povo da comunidade.

Odair Jr.
Odair Jr.
10 meses atrás

O que me dá mais medo é o “…reforma total, mais moderna e acessível, da estação homônima da CPTM.” Vão colocar um piso táctil, um elevador e repartir o corredor para dizer que agora pode trocar de plataforma na área paga da estação.

kiritsu
kiritsu
10 meses atrás
Responder para  Odair Jr.

Segundo o projeto da estação da L15 a estação da L10 seria reconstruída completamente, e a conexão planejada atual é impossível de ser feita sem pelo menos construir um novo mezanino à noroeste da estação atual

Vlamir
Vlamir
10 meses atrás

Enqto. Isso, nenhuma nova informação a respeito da linha 2 verde, e seu tatuzão, parado em 26 de junho para manutenção de 20 dias. Qual o andamento?

Leoni
Leoni
10 meses atrás

Assim como tem feito regularmente os gestores anunciam e planejam uma benfeitoria no papel e realizam outras!?
Aquela escadaria da Estação Vila Prudente deveria estar com os dias contados para ser Terminal, hoje para alguém que tenha o entendimento do porque a engenharia fantasiou e não deu o prosseguimento de se fazer da Estação do Ipiranga um amplo Polo Intermodal uma vez que a linha que a MRV quer se apossar a “Segregação Sudeste” da CPTM possui o significado claro que todos aqueles projetos fantasiosos e melhorias mencionados sempre foram uma cortina de fumaça para iludir os incautos com promessas falaciosas de mobilidade e sim visava a implantação de uma nova via de trens de carga entre Brás e Rio Grande da Serra, e contrariando o cambalacho dos “planejadores” afeta e muito a operação da CPTM, pois já existe uma via central ociosa que vai de Mauá até o Brás.
Atualmente os critérios para estações metrô ferroviárias não estão levando em conta a pendularidade que englobarem as características de possuírem mais de uma linha em seu trajeto e por possuírem um fluxo e movimentação de mobilidade e integração muito acima de outras devem ter uma prioridade, esta Estação Ipiranga é um exemplo prático onde este conceito deveria ser aplicado.
Os problemas maiores do projeto são as questões da integração, funcionabilidade, acessibilidade e intermodalidade, comprovadamente inferiores lembrando ao que está sendo feito em Tamanduateí, pois não é que resolveram procrastinar de novo, e ainda não será desta vez e a população desfrutara daquele um amplo e moderno Polo Intermodal ou Terminal “Huber”, descongestionando a Linha 2-Verde e o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) no Ipiranga unificado prometido com inumeráveis utilidades e englobava as terminações das Linhas 5-Lilás e 15-Prata com amplo acesso a ociosa linha central da CPTM e que sempre aparecem em papel nas maquetas ilustrativas NÃO será edificado, pois este atual projeto não possuirá aquelas benfeitorias e sim será uma estação simples com acesso a velha estação Ipiranga, com a população sendo ludibriada mais uma vez!

Leoni
Leoni
10 meses atrás

Já diria um sábio pensador; “Governar é definir as prioridades”
Para o atual gestor, a transferência da sede do governo do Palácio dos Bandeirantes no Morumbi, para a região dos Campos Elísios que deverá ser todo reformado nas proximidades da “cracolândia”, que segundo ele para justificar é para facilitar o acesso da comunicação entre secretarias desconhecendo que estamos na era da informática, e é mais importante que construir uma nova estação Terminal “Huber” no Ipiranga da CPTM uma vez que é um local ermo e mal aproveitado, e de descongestionar a Linha 2-Verde, a qual será uma das linhas mais concorridas de São Paulo quando sua extensão estiver concluída até Guarulhos, a qual atualmente está servindo indevidamente de terminais, tratando-se de uma solução lógica até esta nova Estação Ipiranga no Serviço-710 reunificada da CPTM antes que a Linha Prata chegue à região de Cidade Tiradentes.

Leonardo
Leonardo
10 meses atrás

É só eu ou vcs também não entendem nada do que o Leoni fala nesses comentários gigantes sem parágrafo????