Linha 15-Prata teve operação suspensa nesta sexta-feira, 20

Após problemas com aparelho de manobra de via, ramal de monotrilho deixou de funcionar por algum tempo por conte de problemas no sistema de sinalização CBTC
Monotrilho da Linha 15 (Jean Carlos)

A Linha 15-Prata teve mais um dia de problemas sérios nesta sexta-feira, 20. Após funcionar parcialmente por conta de um problema no track-switch, aparelho de manobra dos trens, o ramal de monotrilho teve a operação suspensa nesta manhã. O serviço foi retomado mais tarde em todo o trecho.

A causa envolveu o sistema de controle de trens CBTC, mas o Metrô não explicou detalhes do incidente. Por ser uma linha totalmente automatizada, não há como operar as composições sem sinalização.

Em nota, o Metrô afirmou que “devido a manutenção para correção da falha do equipamento de via na região da estação Oratório, houve uma paralisação das 10h52 às 11h06 na Linha 15-Prata. Por volta de 12h haverá nova atuação”.

Para levar os passageiros pelo trajeto de onze estações, o Metrô acionou o PAESE, sistema de ônibus fornecidos pela Prefeitura de São Paulo.

Trem do monotrilho na estação Vila Prudente (CMSP)

Falhas seguidas

Neste ano, a Linha 15-Prata teve registros de problemas em oito dos 20 dias de janeiro, ou quase uma falha a cada dois dias. Veja o histórico, segundo registros do site Direto dos Trens:

1º de janeiro – Uma falha num trem na estação São Lucas fez a linha funcionar com velocidade reduzida e maior tempo de parada.

4 de janeiro – Interferência na estação São Mateus provocou problemas entre 22h30 e 23h.

6 de janeiro – Na manhã de sexta-feira, 6 de janeiro, o ramal operou com restrições entre 8h e 11h30, por conta de falta de energia elétrica entre Vila Prudente e Camilo Haddad.

10 de janeiro – Novamente, um trem em São Lucas tem problemas, causando restrições no serviço.

11 de janeiro – Um desgaste no concreto da via motivou o Metrô a suspender a operação entre Vila Prudente e Vila União. PAESE foi acionado, mas ramal voltou a operar no final da tarde.

12 de janeiro – Falha de trem entre São Lucas e Jardim Colonial fez trens circularem em velocidade reduzida por cerca de meia hora.

19 de janeiro – Trem em Vila União tem problemas e operação é parcialmente afetada

20 de janeiro – Interferência na via a partir das 6h reduz velocidade da operação. Às 11h20, Metrô cita “ocorrência de segurança pública” para restringir serviço até que ao meio-dia ramal é paralisado.

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4 comments
  1. Ricardo! Aproveito esse espaço para comentar sobre o descaso do governo do estado com as desapropriações dos imóveis! Vocês tem alguma noção do impacto que isso causa na vida das pessoas? Sou a favor da desapropriação pq entendo que eh por um bem maior, mas tenho um processo rolando há 9 anos, 9 ANOS! Isso eh um absurdo, ainda não fui indenizada, a rua do imóvel virou terra de ninguém, precisei sair do local com minha família pq estava impossível viver por uma questão de segurança! Eu só quero minha indenização para viver minha vida em paz, pagar outro local pra morar mas pq está bastante difícil viver dessa forma! Eu comprei a casa, eu paguei por ela, o bem eh meu e vcs não se importam, não ligam, a minha vida que pare! Não suporto mais esperar por isso. Ficamos de mãos atadas até vcs decidirem indenizar! Lamentável!

    1. L9 passa numa regiao que chama muito mais a atencao da imprensa. Assim como a L17. A 15 por estar no fundao da ZL é ignorada. Alem disso a 15 SEMPRE foi problematica; 8 e 9 passaram por uma queda de qualidade absurda em um curtissimo periodo de tempo.

  2. Utilizo a linha 15 diariamente e é raro não estar com algum problema, até gostei no início, mas ágora a considero a pior linha do Metro, notei que nos últimos dias o intervalo entre os trens tem aumento muito, em horário de pico a impressão que tenho é que a superlotação é intencional, ainda precisamos trocar de trem em São Mateus, incomoda muito, expansão a passos de tartaruga, não há a menor segurança, estão esperando acontecer um grande acidente para interditar de vez, obra eleitoreira.

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