A Linha 16-Violeta ganhou um enorme impulso desde agosto, quando a construtora espanhola Acciona declarou que estava interessada em assumir o projeto de construção e operação do ramal de metrô.
Desde então, ela tem vencido etapas e passou a fazer parte do programa de mobilidade sobre trilhos do governo do estado.
Atualmente, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) abriu o projeto para que grupos privados possam realizar estudos preliminares sobre a melhor forma de tirá-lo do papel.
Esse processo deve ser concluído em 2025 e então a gestão atual decidirá como e quando leiloará a futura concessão.
Batizada como a “Linha dos Parques”, por ter um trajeto próximo a grandes áreas verdes da capital, a Linha 16-Violeta demonstra ter um grande potencial de transporte.
Em seu formato inicial, com 17 km e 16 estações, o ramal poderá transportar cerca de 18 milhões de passageiros por mês.
Movimento maior que as linhas 2-Verde e 4-Amarela
Se o número não lhe dá ideia clara do que representa, basta saber que isso é mais usuários do que passam atualmente pelas linhas 2-Verde e 4-Amarela – pouco mais de 17 milhões, segundo dados de agosto.
Mas vale lembrar que o projeto final da Linha 16 prevê 32 km e 25 estações, ligando a estação Oscar Freire à estação Cidade Tiradentes, no extremo leste de São Paulo.
A grande questão, contudo, é que, por mais que o assunto esteja em alta na mídia, o cenário para o novo ramal é bastante impreciso ainda.
Embora o governador Tarcísio de Freitas queira leiloar o projeto ainda em seu mandato, mesmo que isso ocorra, serão oito anos de obras antes que os primeiros trens circulem pelos trilhos.
Ou seja, estamos falando de meados de 2035 em um cenário em que não há atrasos ou imprevistos. Até lá, resta saber se a demanda mudará também.
hoje (nov24) imagino que 2025 já seria possível leiloar, e iniciar as obras, não só trecho oscar-abel e sim , no mínimo 3 trechos ao mesmo tempo…
trecho1: Oscar L16 , sentido Anália L16,
trecho2: Anália L16 , sentido Tiradentes L16,
trecho3: Tiradentes L16 , sentido Anália L16,
são adensamento totalmente diferentes, com trechos “fáceis” de construção, (por exemplo Pêssego L15 e Pátio Pessego L15, estão sendo construídos , sem conexão nenhuma com Colonial), e, trechos complexos.
Mas o GESP/metrô, todo sistema de engenharia Brasil, trabalhadores, e verba: temos! … É PRECISO URGÊNCIA nas soluções de mobilidade em SP. Se não vamos chegar ano 2050, pensando ainda em Bonsucesso L13…
precisamos de AGILIDADE!!!
Pera tu separou os trechos por vias singelas?
Na região da Anália Franco e Abel Ferreira, já estão fazendo sondagens de solo a aproximadamente 3 meses. Não sei se por conta do metrô, ou Acciona, ou outros. Então, entendo que está mais adiantado do que estão informando. Existe uma “pró forma” para atender a legislação mas, de fato, as pesquisas de solo estão bem adiantadas. É só vir e constatar. Essa linha certamente é a q sairá mais rápido do papel, lembrando que a Estação Anália Franco já está sendo construída juntamente com a da linha 2 verde pois será entroncamento entre a Linha 16 Violeta e a Linha 2 Verde.
também notei essas sondagens na Vila Formosa. Na regiao dos jardins também estão fazendo sondagens, ao longo da Al Lorena, que seria dentro do trajeto proposto da linha.
parece que é mais possível de acontecer se já estão construindo a estação Anália Franco com os dois ramais, mas vale lembrar que estação parque Dom Pedro II foi feito assim antes dos anos 80 e até hoje não tem utilidade o segundo ramal, não sei pq não fizeram pelo menos uma ligação lá nem que seja de ônibus entre os terminais centrais. parece q pelo fato de ônibus ser municipal e trem estadual não deveriam se combinado…
As estações Sé, República e Chácara Klabin também foram construídas no formato 2 em 1.
Se não me engano Cerro Cora também será assim.
De longe é o melhor formato.
Ótimo comentário! Temos exemplos que deram certo do formato “2 em 1”, mas muitas pessoas focam só nos que não deram certo…
Mas em Se as obras da linha vermelha foram iniciadas en 1977, antes mesmo da estação Se da azul ter sido aberta (1978). Por isso deu certo.
Em republica tiveram que demolir as plataformas e movimentar pilates.
O unico exemplo real de estação com parte pronta e parte feita depois que deu certo foi chacara klabin.
torcendo para Acciona ganhar essa concessão da linha 16 também, só a CCR não dá.
Espero que tenha pelo menos uma estação no bairro de Cerqueira César. Seria ridículo não ter nem uma estação entre Oscar Freire e 9 de Julho.
Não terá. As linhas dessa região copiam a localização do projeto dos Anos 80 das estações da Paulista na Linha 2.
Linha 6 / Linha 2 / Linha 16: Bela Vista / Brigadeiro / Jardim Paulista.
Linha 6 / Linha 2 / Linha 16: 14 Bis / Trianon / Nove de Julho.
Linha 6 / Linha 2 / Linha 16: Higienópolis / Consolação / Oscar Freire.
Uma estação a mais após Oscar Freire e conectarão as Linhas 16 – Violeta, 20 – Rosa e 22 – Marrom na futura estação Teodoro Sampaio.
Por que isso não está nesse projeto desse o princípio é a minha maior dúvida.
Claro que acciona ganha vantagem em aproveitar os dois tatuzöes para fazer outro ramal, nem que não faça simultaneamente. mas se ficar criando dificuldades e fazer politicagem.. ela pode receber uma proposta de compra dos tatuzöes usados e simplesmente pára de perder tempo com governo e cidade de SP.
empresa e pessoas querem ganhar dinheiro, se não for comercialmente viável quem perde mais é o cidadão. Veja o exemplo de túneis abandonados por mais de uma década no RJ e a concessionária supervisa que desistiu de operar lá…
Acho difícil ter um leilão antes do Projeto Básico. seguindo os trâmites usuais, sem considerar atrasos, o governo poderia contratar o Projeto Básico em 2025 (costuma demorar 2 anos para conclusão), e neste meio tempo, faz todos os demais trâmites pré leilão, como EIA-RIMA, Sondagem de Solo (que parece que já estão fazendo), desapropriação dos locais das estações (costuma demorar uns 2 anos tb).
Desta forma, sem paixão, imagino que na melhor das hipóteses o governo poderá fazer o leilão em 2027 para iniciar as obras em 2028 e conclusão em 2036 (sem considerar potenciais fases da linha, que poderia antecipar algum trecho).
Tudo isso, claro, se não tivesse recursos e atrasos nessas licitações, o que é quase uma certeza. Superada as licitações, também não haveria de ter atrasos nas obras, o que também costuma acontecer.
Agora, sendo realista, colocaria um expectativa de leilão para 2029 (após todos os processos pré-leilão e considerando os costumeiro atrasos). e a entrega da linha completa em 2040 (11 anos, com 8 anos de expectativa e 3 anos de atraso/realidade).
Referente ao comparativo da Linha 16 com as Linhas 2 e 4, vale uma ressalva futura:
Quando a Linha 2 chegar até Guarulhos, e também integrar a leste com as LInhas da CPTM (Coral, Safira e Jade) e com as Linhas do Metro (3 e 15, além da própria 16), essa conta certamente vai mudar a favor da Linha 2.
Acredito que estejam a propor também uma nova nova estação que integrará a Linha 16 com a L20/ L22.
Recentemente vi uma sondagem a ser executada na Teodoro Sampaio a meio caminho entre a L16 e a L20.
Seria muito bom se essa integração fosse realizada.
Melhoraria muito a conectividade da rede.
Ultimamente conforme matérias publicadas neste site, os atuais dirigentes tem distorcido os dados de demandas apresentados nas linhas 14-Onix 600 mil e 22-Marron, 649 mil futuras incluindo aquele TIC para Campinas com 49 mil/dia tratando-se de comprovadas imprecisões manipuladas e superestimadas de formas rasteiras e desavergonhadas com intuito de distorcer as concessões perdulárias!
Atualmente o T-171, tem usado a máquina estadual em propagandas políticas municipais tanto para o TIC para Campinas, quanto ao túnel Santos Guarujá O monotrilho da Linha 15-Prata era para ficar pronto para a Copa de 2014, e que sua capacidade era próxima do Metrô, atualmente em 2014 além de não ser completado e contar com demanda muito abaixo do que foi anunciado, com 140 mil/dia, os atuais planejadores estão lançando em papel a Linha-16 Violeta em paralelo.
Estes governantes continuam preferindo iludir a população desinformada lançando concessões de forma aleatórias e novas estações e linhas de Metrô no papel, e TIC’s obsoletos sem consultar os usuários, do que desenvolver as regiões periféricas principalmente pela iniciativa privada, através do redirecionamento do Plano Diretor!