Linha 19-Celeste fará estação Anhangabaú da Linha 3-Vermelha ser ampliada

Estação antiga deverá ter dois túneis de integração e uma nova plataforma que atenderá os passageiros no sentido Itaquera. Projeto também se relacionará com o Terminal de ônibus Bandeira
Estação Anhangabaú: Projeto de integração complexo (Jean Carlos)
Estação Anhangabaú: Projeto de integração complexo (Jean Carlos)

A Estação Anhangabaú da Linha 3-Vermelha deverá passar por radicais transformações após a chegada da Linha 19-Celeste. Novas imagens disponibilizadas na 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária revelam mais detalhes da futura integração.

A nova estação da Linha 19-Celeste estará localizada exatamente abaixo do Terminal Bandeira da SPTrans. O local por si só é desafiador dada a grande movimentação de passageiros. A parada deverá contar com um acesso próprio ao sul do terminal, afetando o mínimo possível as baias de ônibus existentes.

Visão geral da Estação Anhangabaú (Jean Carlos)
Visão geral da Estação Anhangabaú (Jean Carlos)

A integração com a Linha 3-Vermelha é complexa e será realizada através de dois corredores distintos. A estratégia de divisão de fluxos adotada está atrelada a mudanças estruturais na estação da Linha 3-Vermelha que passará a ter uma nova plataforma.

Passarela do Terminal Bandeira (Jean Carlos)
Passarela do Terminal Bandeira (Jean Carlos)

Os túneis de integração deverão ser construídos nas extremidades da estação da linha 3. Na porção oeste a ligação será no nível  do mezanino intermediário da estação, entre o nível de linha de bloqueios e as plataformas. Será realizada a ampliação que contemplará o acesso para as escadas rolantes e elevadores ao novo túnel.

Transferência central entre Linha 3 e 19 (Jean Carlos)
Transferência central entre Linha 3 e 19 (Jean Carlos)

Na porção leste da estação haverá a ampliação contemplando novas escadas rolantes e elevadores que levam o passageiro até o túnel de transferência. Desta forma tanto os passageiros que estão no primeiro e no último carro dos trens da Linha 3-Vermelha terão condição de realizar a transferência de forma confortável.

Acesso próprio da Linha 19-Celeste no Terminal Bandeira (Jean Carlos)
Acesso próprio da Linha 19-Celeste no Terminal Bandeira (Jean Carlos)

Nova plataforma

A grande novidade apresentada é o projeto de ampliação da Estação Anhangabaú da Linha 3-Vermelha que deverá ganhar uma nova plataforma no sentido Itaquera.

Essa nova plataforma permitirá acesso a integração para a Linha 19-Celeste pelas duas extremidades. Outro benefício é a possibilidade de separação de fluxos evitando a superlotação dos passageiros em uma única plataforma ilhada.

Nova plataforma na linha 3-Vermelha (Jean Carlos)
Nova plataforma na linha 3-Vermelha (Jean Carlos)

Simulação de fluxo de passageiros através de softwares especializados mostraram que a solução é exequível. Apesar das complexidades envolvidas, a proposta apresentada mostra-se bastante robusta diante de um cenário de grande utilização pelos passageiros.

Local que será ampliado (Jean Carlos)
Local que será ampliado (Jean Carlos)

O site buscou maiores esclarecimentos do projeto junto ao Metrô de São Paulo que, até o momento da publicação desta matéria, não retornou com os questionamentos.

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7 comments
  1. Lembrando que tudo isso será construido por baixo de três galerias subterrâneas, aonde os corregos Itororo (Av 23 de Maio) e Saracura (Av 9 de Julho) juntam-se para formar o corrego Anhangabau (por baixo do qual já passa a Linha 3).
    Será uma complexa e admirável obra de engenharia.

  2. Uma boa notícia, era óbvio q seria necessário a criação de uma nova plataforma pra Anhangabaú, se não duas novas plataformas, que bom que o metrô decidiu por essa estratégia ao invés de economizar numa integração apertada dentro de uma estação com plataformas já minúsculas pra demanda atual

  3. Anhangabaú da linha 3 , de fato não comporta integração, correto é ampliar abrindo alternativas que não seja do final da plataforma. Hoje (Nov/2024) as saídas atuais é muito apertada 95% dos passageiros vai para o mesmo lugar.
    Já Anhangabaú da linha 19 me parece muito mais longe, que túnel da Consolação da linha 2 , com Paulista da linha 4.
    Os exemplos atuais de integração longínquas, por exemplo: Santo Amaro-Santo Amaro, Paulista-Consolação, Pinheiros-Pinheiros, Luz-Luz, Klabin-Klabin, Santa Cruz-Santa Cruz, etc, precisam ser estudados para não cometer erros diversos nessa nova integração. Por outro lado quando se deixa muito perto (exemplo Sé) os passageiros chegam muito rápido a próxima plataforma (nesse caso é ótimo) mas precisa ter operação ajustada e trens no menor tempo possível.
    .
    Outro detalhe: a estação abaixo na praça de bandeira, deveria se chamar: BANDEIRA, porque apesar de estar perto/ou no bairro Anhangabaú, servirá mais para acessar região bela vista, FGV, terminal bandeira, subida para liberdade, início da 9 de julho, e muito mais longe da biblioteca Mário de Andrade, teatro municipal, pça ramos, etc.

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