Linhas 11, 12 e 13 devem transportar 1,2 milhão de pessoas por dia em 2050, prevê governo

Modelo de demanda prevê fluxo de milhões de passageiros nas linhas da Zona Leste (Jean Carlos)
Modelo de demanda prevê fluxo de milhões de passageiros nas linhas da Zona Leste (Jean Carlos)

Com o projeto de concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM foram divulgados diversos estudos técnicos, dentre eles está o estudo de demanda que prevê um aumento da utilização dos trens metropolitanos.

Na visão da gestão estadual, há bastante espaço para expansão do número de passageiros que serão transpotados nas linhas 12 e 13 enquanto a Linha 11 pode crescer 28% até 2040.

O modelo usado no estudo, no entanto, mostra um nível elevado de imprecisão para algumas estações. Veja no final do texto.

Linha 11-Coral

A Linha 11-Coral poderá ter movimentação diária de 629 mil passageiros por dia em 2050. As estações mais movimentadas serão Luz, Barra Funda e Guaianases com transporte de 106 mil, 53 mil e 48 mil passageiros por dia.

Demanda da Linha 11-Coral em 2050 (Addax/Mcrit/Oficina/iber-geo)
Demanda da Linha 11-Coral em 2050 (Addax/Mcrit/Oficina/iber-geo)

As menores estações segundo o cálculo seriam Cesar de Souza, Bom Retiro e Calmon Viana com demandas inferiores a 5 mil passageiros por dia. A demanda no horário de pico (06h-09h) no trecho mais carregado seria de 49 mil passageiros no sentido Barra Funda.

Carregamento da Linha 11-Coral em 2050 (Addax/Mcrit/Oficina/iber-geo)
Carregamento da Linha 11-Coral em 2050 (Addax/Mcrit/Oficina/iber-geo)

Linha 12-Safira

A Linha 12-Safira poderá ter demanda de 421 mil passageiros em 2050. Os maiores fluxos estão nas estações Gabriela Mistral, São Miguel Paulista e  Itaim Paulista com demandas de 78 mil, 70 mil e 53 mil passageiros por dia.

Demanda da Linha 12-Safira em 2050 (Addax/Mcrit/Oficina/iber-geo)
Demanda da Linha 12-Safira em 2050 (Addax/Mcrit/Oficina/iber-geo)

As menores estações calculadas são Aracaré, Calmon Viana e Engenheiro Goulart com demandas abaixo de 5 mil passageiros por dia. O maior carregamento se daria na região da Estação Cangaíba com 36 mil passageiros no pico da manhã.

Carregamento da Linha 12-Safira em 2050 (Addax/Mcrit/Oficina/iber-geo)
Carregamento da Linha 12-Safira em 2050 (Addax/Mcrit/Oficina/iber-geo)

Linha 13-Jade

Já na Linha 13-Jade a demanda em 2050 pode chegar até 121 passageiros em 2050. As estações com maior demanda seriam Gabriela Mistral, Guarulhos-Cecap e Bonsucesso, transportando diariamente 29 mil, 26 mil e 15 mil passageiros por dia.

Demanda da Linha 13-Jade em 2050 (Addax/Mcrit/Oficina/iber-geo)
Demanda da Linha 13-Jade em 2050 (Addax/Mcrit/Oficina/iber-geo)

As melhores estações em demanda seriam Jardim dos Eucaliptos, Cangaiba e Aeroporto Guarulhos. O carregamento máximo se daria na Estação São João com transporte de 8 mil passageiros no horário de pico.

Carregamento da Linha 13-Jade em 2050 (Addax/Mcrit/Oficina/iber-geo)
Carregamento da Linha 13-Jade em 2050 (Addax/Mcrit/Oficina/iber-geo)

Expresso Aeroporto

O serviço Expresso Aeroporto poderá transportar até 92 mil passageiros por dia em 2050. As estações com maior demanda são Luz e Gabriela Mistral com 38 mil e 18 mil passageiros transportados por dia.

Demanda do Expresso Aeroporto em 2050 (Addax/Mcrit/Oficina/iber-geo)
Demanda do Expresso Aeroporto em 2050 (Addax/Mcrit/Oficina/iber-geo)

Já as estações com menor demanda seriam Guarulhos-Cecap e Aeroporto Guarulhos. O carregamento no horário de  maior movimento seria no sentido Barra Funda com o trânsito de 6,3 mil passageiros na hora pico.

Carregamento do Expresso Aeroporto em 2050 (Addax/Mcrit/Oficina/iber-geo)
Carregamento do Expresso Aeroporto em 2050 (Addax/Mcrit/Oficina/iber-geo)

Modelo impreciso

Durante a análise dos documentos relativos a demanda foi possível encontrar uma série de imprecisões técnicas e erros que tornavam a apreciação de resumo dos dados bastante inconsistente.

No que se refere às linhas, foi feita uma calibração do modelo computadorizado de cálculo junto com a demanda real. No nível geral de erro para toda a rede foi de apenas 5%.

Modelo de demanda com números inconsistentes (Addax/Mcrit/Oficina/iber-geo)
Modelo de demanda com números inconsistentes (Addax/Mcrit/Oficina/iber-geo)

Na Linha 11-Coral, por exemplo, o modelo de demanda chegou a ter imprecisão de até 80% para uma estação, como foi o caso de Antonio Gianetti Neto que foi superdimensionado no modelo. A estação Ferraz de Vasconcelos foi subdimensionada em 71%.

Cabe também citar erros de calculo para a nova Estação Jardim dos Eucaliptos da extensão da Linha 13-Jade que possui demanda de 1,3 mil passageiros por dia e embarque nulo no horário de pico da manhã no sentido Gabriela Mistral, contrariando qualquer tipo de lógica.

É necessário não apenas recalibrar o modelo de demanda, como adapta-lo a realidade dos transportes na região metropolitana, sob pena de gerar distorções nos projetos e estimativas para cada estação.

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