Metrô de São Paulo quer comercializar conexão de suas estações com empreendimentos privados

Empresa lançou chamamento público nesta sexta-feira para estudar a concessão de conexões físicas de edifícios comerciais com suas estações em que ela receberia pela facilidade
Empresas poderão propor acessos ao Metrô (Jean Carlos)
Empresas poderão propor acessos ao Metrô (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo publicou nesta sexta-feira (14) o chamamento público para manifestação de interesse na criação de conexões físicas entre empreendimentos e estações gerenciadas pela Companhia do Metropolitano.

Trata-se de mais uma tentativa da companhia de buscar uma receita extra ao cobrar pela facilidade de acesso ao sistema sobre trilhos. Ou seja, se uma empresa privada quiser construir um prédio vizinho a uma estação e criar uma ligação direta pagará por esse acesso.

Hoje alguns empreendimentos têm essas características como os shoppings em parceria com o Metrô, mas que fazem parte do acordo. Recentemente, um edifício multiuso começou a ser construído no fundo de um dos acessos da estação Paraíso e seria um caso em que seria possível encampar a entrada e assim tornar o projeto mais atraente pelo lado comercial.

O chamamento pode ser considerado uma sondagem ao setor privado que poderá promover maior acessibilidade ao seu empreendimento enquanto o Metrô ampliar sua remuneração com os novos acessos.

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As empresas que demonstrarem interesse no chamamento deverão apresentar-se individualmente ou em grupo com o projeto de ligação de uma estação até um empreendimento determinado.

Ligação entre a estação e o Shopping Metrô Tucuruvi (Jean Carlos)
Ligação entre a estação e o Shopping Metrô Tucuruvi (Jean Carlos)

Deverão ser apresentados estudos preliminares do tipo de empreendimento, fluxo de pessoas, cronograma de implantação, projeto arquitetônico e sumário que contenha benefícios e impactos ao entorno.

Os estudos realizados com as empresas serão analisados pelo Metrô que poderá, em período que achar oportuno, realizar processo licitatório para a realização das obras.

Shopping Metrô Santa Cruz, exemplo de empreendimento conectado ao Metrô (ABRASCE)

As empresas que participarem do chamamento deverão custear os próprios estudos, sem que isto implique em descontos ou vantagens em eventual processo licitatório, garantindo assim a isonomia do processo.

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  1. Bem interessante e diria que chega um pouco tarde até, achava que isso já era permitido mas as construtoras não se interessavam.

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