Metrô de SP estende operação 24 horas aos sábados por seis meses
Serviço seguirá em caráter experimental nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata até setembro
O Metrô de São Paulo decidiu prorrogar por seis meses a operação ininterrupta entre sábado e domingo nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. A medida mantém o funcionamento 24 horas em caráter experimental, iniciado em dezembro, até pelo menos setembro, a fim de ampliar a coleta de dados de demanda em diferentes períodos do ano.
Segundo a companhia, cerca de 140 mil passageiros utilizaram o serviço nas madrugadas ao longo dos três primeiros meses de avaliação. A nova etapa permitirá observar o comportamento da demanda fora do período de férias escolares e em datas com maior concentração de eventos na cidade.
Entre 0h e 4h40, todas as estações das quatro linhas permanecem abertas para embarque e desembarque, com intervalos médios entre 20 e 30 minutos. As bilheterias permanecem fechadas nesse período, sendo a venda realizada por meios digitais, máquinas de autoatendimento e pagamento por aproximação, já disponível nas linhas 1, 2 e 3 e em implantação na Linha 15-Prata. Em alguns fins de semana, o monotrilho pode contar com apoio do sistema PAESE, dependendo da programação de testes com novos trens.
Trem S29 da Linha 15-Prata (CMSP)
No primeiro fim de semana da iniciativa, em dezembro, o serviço registrou 13,8 mil passageiros na madrugada de sábado para domingo, com 66 viagens realizadas entre as linhas participantes. Na ocasião, a Linha 3-Vermelha concentrou a maior parte dos embarques, seguida pelas linhas 2-Verde e 1-Azul, enquanto a Linha 15-Prata não operou devido a testes de frota.
De acordo com levantamento feito pelo Metrô durante o período inicial, 95% dos usuários avaliaram o atendimento como “bom” ou “muito bom”. A maior parte dos passageiros declarou utilizar o sistema para atividades de lazer, seguida por deslocamentos relacionados ao trabalho. A pesquisa indicou ainda que 83% dos usuários da madrugada já utilizam o metrô regularmente ao longo da semana.
A operação 24 horas tinha sido rejeitada pela companhia por anos, alegando dificuldades para realizar serviços de manutenção nas vias durante a madrugada.

Me lembro quando as linhas de carga ainda eram ativas, que escutava de madrugada em Itapevi as buzinadas dos trens.
Quanto ao acesso dos ônibus, só lembrando que tem o sistema noturno em sp, então de certa forma há ligação, mas mais restrita.
Essa do barulho sempre teve muito, antes e até os os anos setenta, tinha uma turma que trabalhava de madrugada aquecendo as caldeiras, quando dava 4:30 a turma disparava os apitos e sirenes, acho que os caras disputavam algum campeonato, querendo ou não você acordava, e de acordo com o som, dava para identificar de qual era a empresa, até que um dia proibiram, eu também morei perto da linha, em Valinhos, o som das últimas Maria fumaça, era uma música. Aí veio a ditadura, e desmontou as ferrovias a vapor, como a Bragantina
Sistema noturno é péssimo desde 2020, tem linha que nem parece que existe de tanto que demora…
Sinal que, de alguma maneira, a experiência tem sido positiva também para a companhia. Queria que a CPTM também aderisse a ideia, ainda que com intervalos altos.
Nada como um ano eleitoral para essas medidas populistas surgirem.
Agora os passageiros estão proibidos de reclamar do aumento nas falhas esse ano.
lá vem os delírios do Ivo
Decisão foi do metrô, o que tem a eleição a ver com isso seu comédia?
As concessionarias e a CPTM nem aderiram.
Pobre Marcelo, acha mesmo que o Metrô iria arriscar a manutenção do sistema?
Essa operação noturna é ordem do Tarcísio para tentar reverter parte de sua alta impopularidade na Grande São Paulo.
Como a CPTM poderia aderir, se tem apenas a Linha 10 (pouco atrativa) em seu controle?
As concessionárias não podem aderir sem alteração nos contratos com o estado.
Enquanto isso, linha 4 e linha 5 (zzz)…
J E, por aqui em Ts as demolições na antiga Sorana Sul já começou, quanto a linha Lilás, está parada devido a falta de interesse do governo do estado, eu acessei as obras do PAC no governo Federal e consta como aguardando a finalização do projeto, bem como a licitação por parte do estado. Briguinha política em ano eleitoral.