“Metrô de Teresina” passará por ampliação para mais que dobrar capacidade

Sistema de VLT deverá ter estações reformadas, vias duplicadas e ganhar um novo centro de controle. Investimento de 193 milhões deverá ser executado em dois anos, segundo governo

Via ferrea será duplicada e estações reformadas no Metrô de Teresina (Governo do Piauí)
Via ferrea será duplicada e estações reformadas no Metrô de Teresina (Governo do Piauí)

Um dos sistemas ferroviários menos conhecidos no Brasil, o Metrô de Teresina, deverá passar por um período de investimentos singnificativos. O governo do estado pretende mais do que dobrar a capacidade do sistema ferroviário da capital do Piauí.

Apesar de usar o termo “Metrô”,  o sistema da capital do Piauí é na verdade um VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), servindo 11 estações em 13,5 km de extensão operacional.

Estações do Metrô de Teresina (Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí)
Estações do Metrô de Teresina (Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí)

A reforma do Metrô de Teresina vai mais do que dobrar a capacidade de transporte de passageiros, que hoje é bastante modesta, com apenas 5 mil passageiros sendo atendidos diariamente.

Segundo o plano do governo do estado, após as melhorias a oferta diária será de 12 mil passageiros. Como referência, a Linha 15-Prata de monotrilho transporta diariamente mais de 100 mil usuários, mesmo sendo a menor da rede paulista.

A primeira fase das obras, com custo de R$ 193,1 milhões e duração de dois anos, contemplará a duplicação da linhas, que atualmente opera em via singela, além da reforma das estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé que ganharão melhorias no paisagismo e acessibilidade.

Traçado do Metrô de Teresina
Traçado do Metrô de Teresina

Deverão ser realizados aprimoramentos na oficina de manutenção e a construção de um CCO (Centro de Controle Operacional) que permitirá o monitoramento do sistema em tempo real.

A segurança do sistema deverá aumentar, já que estão contempladas a sinalização das passagens em nível evitando acidentes de trânsito nas regiões onde há cruzamento com as vias férreas.

Novos investimentos

O governo pretende ampliar ainda mais os investimentos no sistema ferroviário, com a previsão de uma segunda fase com investimentos da ordem de R$ 400 milhões.

A proposta é a ampliação do sistema para as regiões norte e sul da cidade com a construção de novos terminais. Além disso, está prevista a compra de cinco novos trens para o sistema, diminuindo o tempo de viagem e impactando 40 mil pessoas.

Novos trens podem operar no Metrô de Teresina (Moacir Ximenes)
Novos trens podem operar no Metrô de Teresina (Moacir Ximenes)

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Conclusão

A opção pelo investimento ferroviário é uma medida que viabiliza um transporte mais eficiente, de maior capacidade e mais barato que o ônibus. Vale lembrar que a passagem do sistema em Teresina custa apenas R$ 1,00.

9 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Julia
Julia
2 anos atrás

otimo.Teresina precisa que o VLT tenha trilho duplo para poder aumentar a capacidade poderia se pensar em adquirir frota nova.

Luis Siqueira
Luis Siqueira
2 anos atrás

Finalmente vão fazer um investimento nesses sistema, chega até ser engraçado chamar o atual sistema de “metrô”. Vamos ver como vai ficar, espero que seja de fato útil para a população.

Diego
Diego
2 anos atrás

Poderiam incluir nesta modernização a eletrificação da linha!

André
André
2 anos atrás

tudo acaba se parecendo eventualmente, a questão eh que sp tem que oferecer trens de qualidade mundial pq se não é um transito ainda pior junto com trens ainda mais lotados mesmo
mas os trens sao claramente trens suburbanos pela maneira em que eles todos se juntam em um corredor especifico mesmo. alguns metros fazem isso mas idealmente nao sao tao radiais assim

André
André
2 anos atrás

que o proximo passo seja eletrificação!!!!! para mais transporte de qualidade no nordeste

kiritsu
kiritsu
2 anos atrás

Apenas uma correção galera do site, a L15 não é a menor do sistema paulista, é a menor em demanda, a menor em extensão é a L4 Amarela com 12.9km contra 14.6km da L15

Celso Jorge
Celso Jorge
2 anos atrás

Essa ampliação da capacidade do VLT de Teresina será interessante, poderiam estender até Timon no Maranhão e acho que os VLTs a diesel que serão adquiridos é quase certeza que serão da Marcopolo Rail do tipo Prosper VLT, já que a Bom Sinal não teria mais condição para isso! A SuperVia também pretende implantar VLTs nos seus trechos a diesel, acredito que os VLTs da Marcopolo poderão aparecer por lá também, espero que haja esses investimentos nos sistemas!

Lucas
Lucas
2 anos atrás
Responder para  Celso Jorge

Podemos cogitar outros players também entrando na jogada.

Sobrinho de Nono
Sobrinho de Nono
2 anos atrás

No Rio , tem uma linha de ônibus que faz conexão entre as linhas 1 e 4. Tipo uma ponte orca de SP e eles chamam de Metrô de Superfície.