Após realizar a primeira movimentação na via com uso de energia elétrica externa, o trem SkyRail, da BYD, está prestes a iniciar os testes e comissionamento na Linha 17-Ouro do Metrô.
Até aqui, a composição de monotrilho realizou apenas incursões limitadas pela área operacional, primeiro seguindo até a estação Brooklin Paulista usando energia das baterias e depois, em 25 de março, quando circulou por 2,7 km até a estação Vila Cordeiro.
Foram, no entanto, testes preliminares de reconhecimento e verificação de sistemas antes que os trens comecem de fato a realizar viagens mais semelhantes às que serão feitas quando o ramal estivem em serviço.

Segundo Alexandre Barbosa, diretor responsável pelo projeto na BYD, vários marcos foram atingidos na última semana, entre eles a finalização da montagem do segundo trem (N02).
“Essa semana recebemos o MIV (Veículo de Inspeção e Manutenção de Via) Montamos e segundo trem, a avançamos com as montagens do sistema de PSD, AMV e Sinalização”, disse.
Mais portas de plataforma estão sendo concluídas em estações como Vila Cordeiro, Brooklin Paulista e Aeroporto Congonhas. Os aparelhos de mudança de via, tão importante para permitir a circular dos trens em vários sentidos, também estão evoluindo.
Além disso, o sistema de sinalização CBTC é parte vital para que a Linha 17 possa operar em modo totalmente automático.

Em outras frentes, os trabalhos também avançam nos contratos da Agis, que executa as obras civis e também o sistema de alimentação de energia.
O cronograma, no entanto, segue apertado se o governo do estado pretende mesmo entregar o ramal até junho do ano que vem. São 14 meses pela frente para colocar tantas coisas em funcionamento.
Como disse Barbosa, trata-se de “uma obra complexa…com várias interfaces e requisitos técnicos (que) requer muita dedicação e profissionalismo”.
