Desde a madrugada desta segunda-feira (04), passageiros que utilizam o sistema de trens e metrô de São Paulo têm enfrentado dificuldades na emissão de bilhetes com QR Code.
O problema ocorre desde a abertura do sistema, às 4h40, e impacta estações das linhas geridas pelo Metrô de São Paulo, pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), pela ViaMobilidade e pela ViaQuatro.
De acordo com reportagem do G1, em algumas estações, os passageiros estão sendo autorizados a seguir viagem gratuitamente devido à impossibilidade de compra e uso dos bilhetes digitais da Autopass.
A empresa responsável pela emissão dos bilhetes de QR Code é a Autopass, contratada pelo governo paulista para substituir os antigos bilhetes magnéticos. A tecnologia, implantada em dezembro de 2020, permite que os usuários adquiram bilhetes digitais e realizem o embarque nas mais de 180 estações da CPTM e do Metrô de São Paulo.
No entanto, a falha no sistema de emissão do bilhete digital nesta segunda-feira gerou transtornos para milhares de usuários, que enfrentaram filas e precisaram esperar orientações nas estações.

Resposta da Autopass ao problema
Em nota, a Autopass informou que detectou uma instabilidade técnica no sistema que realiza a sincronização das catracas de forma remota. A empresa detalhou algumas medidas adotadas para minimizar o impacto sobre os passageiros, como a reinicialização do sistema.
Em locais onde o sistema não retornou automaticamente, equipes da Autopass foram enviadas para dar suporte aos passageiros. Caso o bilhete QR Code não seja validado, as equipes do Metrô, CPTM e ViaMobilidade estão instruídas a liberar a entrada dos passageiros de forma gratuita.
A Autopass garantiu que está empenhada em restabelecer o serviço e que continua monitorando o sistema para evitar novas instabilidades.