Metrô em Guarulhos: obras podem começar em 2025, diz governo

Governador Tarcísio de Freitas revelou a informação nesta quinta-feira, 22. Prolongamento da Linha 2-Verde até Dutra deverá ter custo de R$ 15 bilhões

Projeção da plataforma da estação Dutra, da Linha 2-Verde
Projeção da plataforma da estação Dutra, da Linha 2-Verde (Tetra)

O governo do estado pretende avançar com os planos de extensão da Linha 2-Verde. A gestão de Tarcísio de Freitas quer viabilizar o início das obras do Metrô em Guarulhos a partir de 2025.

A informação foi dada em entrevista à agência de notícias do estado nesta quinta-feira, 22. Outras extensões e projetos também estão na mira do governador.

A expansão da Linha 2-Verde foi dividida em duas etapas. A primeira, em curso, contempla a construção de oito novas estações entre Vila Prudente e Penha.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A segunda fase, que deverá ser iniciada em 2025, contemplará cinco novas estações: Penha de França, Tiquatira, Fernão Dias (antiga Paulo Freire), Ponte Grande e Dutra.

Além disso, haverá a implantação do Pátio Paulo Freire, que será a principal área de manutenção do ramal.

Extensão da Linha 2-Verde para Guarulhos (CMSP)

As estações Ponte Grande e Dutra estão dentro do município de Guarulhos, que será um dos primeiros municípios além da capital a receber o Metrô. Há cerca de um ano o governo autorizou a execução dos projetos da expansão.

A chegada do transporte metroviário na cidade é uma demanda histórica da região que está sujeita a longos períodos de deslocamento por vias rodoviárias, em grande parte saturadas.

Segundo o governador, o investimento nas obras atuais do trecho Vila Prudente-Penha são da ordem de R$ 13 bilhões, enquanto a extensão até Guarulhos pode custar R$ 15 bilhões.

Máquina atingiu uma média diária de avanço de mais de 20 metros
Obras da Linha 2-Verde estão em curso até Penha (CMSP)

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Ao final de sua construção a Linha 2-Verde será uma das mais proeminentes estruturas metroviárias com potencial de ultrapassar a demanda das linhas 1-Azul e 3-Vermelha. 44 novos trens deverão ser adquiridos para aumentar a oferta de lugares com a expansão.

11 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Davi Bastos
Davi Bastos
9 meses atrás

Tarcísio: não tem gestão! ele sabe vender o que está dando lucro! construir metrô para Guarulhos, necessita de comprometimento com as atividades inerentes de Estado.

Ettav
Ettav
9 meses atrás
Responder para  Davi Bastos

Se faz a expansão do metrô, reclama.
Se não fizer, reclama.
Vai entender…

Julia
Julia
9 meses atrás

e a linha 19? essa sim atende Guarulhos perfeiramente linha 2 vai ficar muito saturada isso sim.guarulhos precusa de uma linha separada linha 19 celeste.

R
R
9 meses atrás

Que gentinha mais acéfala e sem noção nesses comentários……
Se o cara faz, é ruim. Se não faz, é mal….
Doentes…

Rafael
Rafael
9 meses atrás

15 bilhões de investimento para depois o então gov. Tarcísio tentar quase que doar por 1/3 do valor TODA a linha

ou seja: quer prejuízo aos cofres públicos e lucros para o lobby

Sobrinho de Nonô
Sobrinho de Nonô
9 meses atrás
Responder para  Rafael

Na verdade doação é diferente de concessão. O ativo continua pertencendo ao estado. O que vc tá dizendo é equivalente a achar que um locatário tem que construir o imovel em que vai alugar e morar.

Jucapirama
Jucapirama
9 meses atrás

Gente ,
simplesmente sensacional.
é a segunda cidade do estado.
uma potencia economica.
isso vai desafogar a rod dutra.
melhorar o fluxo no metro do tucuruvi
melhorar o corredor da celso garcia
diminuir os onibus intermunicipais na marg do tiete
15 bi investidos entre a maior cidade e a segunda maiot cidade é o minimo.
ainda deveria priorizar a linha 13 da cptm ate bonsucesso.
e a linha onix bonsucesso abc.
depois, bem depois, e muito tempo depois a tal da linha 19 que ligara nada a lugar nenhum.
que foi durante muito tempo a linha lilas na zona sul.

Sobrinho de Nonô
Sobrinho de Nonô
9 meses atrás

Essa proposta de expansão da Linha Verde 2 já tá aí há anos e ninguém reclamou. Foi só o Tarcisio entrar que virou um problema. Além do mais, você acha que o Metrô nunca estudou sobre os impactos dessa expansão?

Leoni
Leoni
9 meses atrás

Sempre foi uma das principais características do Metrô é ser indutor de desenvolvimento periférico e transformação urbana em conjunto com o Plano Diretor dando a diretriz de novas linhas prioridades, minimizando a pendularidade, mas infelizmente não é isto que acontece!

Como pode alguém dizer que não existe pesquisas de demanda, si possui números detalhadíssimos que constam as trinta estações mais movimentadas do Metrô SP, como obviamente as estações Huber liderando, e doze estações que o metrô projetou e construiu e continuam com demanda baixa (abaixo de 15 mil embarques diários), sendo seis na Linha-5 publicada em 3/24, em que prevalece a alta pendularidade da qual poderia ser incluída a Linha 13-Jade inteira da CPTM, da mesma forma a falácia que o Serviço-710 possui pouca importância!?

Por estes dados fica comprovado que Pesquisas de Demandas e Satisfação dos usuários do sistema de trilhos, bem como Origem / Destino existem sim, bem como as linhas de trem urbano mais movimentadas de São Paulo e que por serem totalmente negativas para as atuais intenções governamentais só não são divulgadas para encobrir todas estas falcatruas e concessões mirabolantes manipuladas e descabidas começando pelas linhas melhores dando prioridade a um TIC em prejuízo aos Trens Metropolitanos com sérios prejuízos para o Estado e a mobilidade da população patrocinadas pelo forasteiro fanfarrão.

Odair Jr.
Odair Jr.
9 meses atrás

Os estudos sempre apontaram que se a L2 Verde chegar em Guarulhos sem a L19 Celeste, vai colapsar. Ai o cara de areia mijada quer levar a L2 Verde até Guarulhos e priorizar a L20 Rosa ao invés da 19 Celeste. E ainda por cima começando pelo ABC que é onde terá a menor demanda. Ele pega os estudos e joga no lixo os 50 anos de experiência do Metrô e toma decisões puramente políticas.

Ivo
Ivo
9 meses atrás

O Metrô fez todas as contas e demonstrou que a Linha 2 pode ser expandida tranquilamente até Dutra sem o menor risco de colapso.

Considerando que uma linha de metrô pode transportar 80 mil a 100 mil passageiros por hora/sentido e a atual Linha 2 não chega a 49 mil passageiros por hora/sentido em seu horário mais carregado, vemos que existe muita margem para a expansão.