Metrô fará levantamento de imóveis passíveis de desapropriação para a Linha 20-Rosa

Companhia contrará a elaboração de um laudo macro de avaliações de áreas para implantação de 14 estações e um pátio entre a região de Santa Marina e a Avenida Prof. Abraão de Morais
O trajeto mais provável da Linha 20-Rosa (STM)

O Metrô de São Paulo deu mais um passo para definir o traçado da Linha 20-Rosa no trecho dentro da capital paulista. A companhia lançou uma licitação para a elaboração de um laudo macro de avaliação de áreas para implantação de 14 estações e um pátio entre a região de Santa Marina e a Avenida Prof. Abraão de Morais.

O serviço consiste basicamente em levantar dados de ao menos 12 imóveis no entorno dessas estações e do chamado “Pátio Norte”, que pode ocupar uma área de galpões ao lado da estação Santa Marina. A empresa a ser contratada terá de fornecer um laudo que contenha informações como valores por metro quadrado dos imóveis, a natureza ocupacional, zoneamento, idade da construção e estado de conservação, área construída e área de terreno entre outros.

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A sessão de entrega de propostas está marcada para 2 de março e a empresa que vencer a licitação terá seis meses para entregar o laudo.

Veja abaixo quais são as estações previstas no escopo e onde o Metrô considera a área mais provável para que elas sejam implantadas:

  • Estação Santa Marina e Pátio Norte – Confluência das Avenidas Santa Marina e Ermano Marchetti (Distrito Lapa);
  • Estação Lapa – Confluência entre a Rua William Speers e Rua Dom Romeu Alberti (Distrito Lapa);
  • Estação Vila Romano – Confluência entre a Rua Tito e Rua Francisco Alves (Distrito Lapa);
  • Estação Girassol – Confluência entre a Rua Purpurina e Rua Girassol (Distrito Pinheiros);
  • Estação Teodoro Sampaio – Confluência entre a Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto e Rua Teodoro Sampaio (Distrito Pinheiros);
  • Estação Fradique Coutinho – Confluência entre a Av. Rebouças e a Rua Auriflama (Distrito Pinheiros);
  • Estação Tabapuã – Confluência entre a Rua Tabapuã e Av. Brigadeiro Faria Lima (Distrito Itaim Bibi);
  • Estação Jesuíno Cardoso – Confluência entre a Rua Min. Jesuíno Cardoso e Av. Brigadeiro Faria Lima (Distrito Itaim Bibi);
  • Estação Hélio Pellegrino – Confluência entre a Av. Hélio Pellegrino e a Av. Santo Amaro (Distrito Moema);
  • Estação Moema – Confluência entre a Av. Ibirapuera e Praça do Pombo (Distrito Moema);
  • Estação Rubem Berta – Confluência entre a Av. Moreira Guimarães e a Av. Ceci (Distrito Saúde);
  • Estação Indianópolis – Confluência entre a Av. Indianópolis e a Alameda dos Piratinins (Distrito Saúde);
  • Estação Saúde – Confluência entre a Av. Jabaquara e Rua Décio (Distrito Saúde); e
  • Estação Abrãao de Morais – Confluência entre a Av. Prof. Abraão de Morais e a Rua das Mangueiras (Distrito Cursino).

Apenas a futura estação Cerro Corá não consta do edital porque já está prevista em outro processo, em que o Metrô fará a implantação da extensão da Linha 2-Verde até esse ponto.

Traçado que evita trecho importante da Avenida Faria Lima

A nova licitação reforça a impressão que o Metrô desistiu de fato de levar a Linha 20-Rosa por todo eixo da Avenida Faria Lima, como era antes previsto. Em vez disso, o ramal sairá da região próximo à Avenida 9 de Julho, seguindo pelo subsolo do Jardim Paulistano, onde não haverá qualquer estação. A próxima parada será na ligação com a Linha 4-Amarela em Fradique Coutinho.

Possível localização do Pátio Norte da Linha 20

Embora nada impeça o Metrô de publicar outra licitação em que fará o levantamento do trecho da Linha 20 entre o sul da capital e a região do ABC Paulista, a prioridade dada ao trajeto entre Santa Marina e Abraão de Morais segue em linha com estudos anteriores que consideram essa etapa mais viável.

A razão seria o maior carregamento dos trens, cuja demanda é apontada como mais elevada do que a extensão até Santo André. Apesar disso, tanto o governo anterior quanto a atual gestão têm dito que levar o metrô ao ABC é uma “prioridade”.

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19 comments
  1. Prezados amigos do ABC, devo lembrar que o atual prefeito de São Bernardo Orlando Morando (PSDB) que atualmente se afastou do Consórcio do Grande ABC por “estrelismo”, juntamente com o José Auricchio de São Caetano do Sul é um dos grandes responsáveis desta cidade SBC com ~850 mil não possuir um único Transporte Metropolitano sobre trilhos, porém como informação e consolo digo que Guarulhos com ~1,35 milhões de habitantes, existem no mínimo 4 intenções que são Linhas 2-Verde, 13-Jade, 14-Ônix, e 19-Celestes…sem nenhuma concluída, ou seja padrão “PSDB de enrolação”, se promete muito e conclui pouco!
    Recentemente o Metrô rescindiu contrato de sondagens da Linha 20-Rosa, e ainda com relação a Linha 20-Rosa (ABC) uma vez que já ficou definido pelos planejadores, tem sido que o trecho entre Lapa e Saúde é considerado mais viável por conta da demanda enquanto a prometida chegada do Metrô ao ABC Paulista ocorreria numa segunda fase no final da década de quarenta! Neste caso do lançamento desta Linha 20-Rosa em paralela com a Linha Integradora-710 a região do ABC, ainda tem que o motivo fútil alegado para incluir é o cambalacho para justificar o cancelamento Anel Norte, da Linha 18-Bronze e 14-Ônix, além de tentar preparar os usuários para descontinuidade dos serviços da Linha 710 não por conta dos usuários, e sim para facilitar uma concessão mal planejada!
    E mais uma vez SBC ficará largada ao cartel das empresas de ônibus com a renovação de seus contratos bilionários sem licitação, não é à toa que a NEXT Mobilidade já foi parar no julgamento no STF por suspeitas de irregularidades, entre outros processos na Justiça comum e no Tribunal de Contas do Estado.

    1. A própria Faria Lima tem uma estação, mas é do lado do Largo da Batata.
      Também acho absurdo não ter, mas imagina um monte de “pobre” descendo no centro da Faria Lima? Todo mundo quer mobilidade, mas cadê o esforço para que isso aconteça?
      É o que claramente está parecendo

      1. Mas esse monte de “pobre” (que me inclui) desce na Faria Lima da Linha 4, não faz sentido. Entendo que o Metrô pretende “economizar” evitando a Avenida, mas não colocar NENHUMA estação entre Tabapuã e Fradique Coutinho é um absurdo, ainda mais que ali é um grande polo de empregos.

  2. Não entendo porque diabos não vão incluir metade da Faria Lima no traçado, não faz o menor sentido, se a intenção é ir pra Fradique Coutinho de qualquer forma que pelo menos faça-se uma curva e inclua pelo menos 30% desse trecho com uma estação, serão quase 2.5km sem uma estação numa zona q é grande geradora de empregos, não faz o menor sentido

  3. Otimo artigo, e ainda sem poder assimilar o motivo pelo qual o novo tracado passa ao largo do eixo da Avenida Faria Lima. Se uma das ideias do metro e realmente tirar carros das ruas, dando a opcao de transporte publico de qualidade e melhorando o ar da cidade no processo – e ainda motivo de incompreensao o fato de se retirar do projeto justamente o trecho em que, ao menos em teoria, traria o maior carregamento para toda a linha. Boa parte do sucesso da Linha 2 e justamente o fato da mesma passar pela Avenida Paulista – de caracteristicas similares a Faria Lima – e com estacoes nao muito distantes umas das outras. Sinceramente esperando que isto seja um artificio legal de posteriormente se alterar novamente o tracado para que, sim, inclua todo o eixo da Av Faria Lima, com suas devidas estacoes, no tracado. Compreendo que desapropriacoes no local custariam caro, e elevariam o custo da obra, mas o custo-beneficio parece claro ao se trazer o transporte sobre trilhos para uma area tao adensada de empregos e residencias.

  4. Acho que os custos da obra e desapropriações talvez seriam maiores passando na Faria Lima. Além disso, acho que não interesse do pessoal de lá ter estações por perto.

    1. O famoso “gente diferenciada”, deveriam era ignorar os belos condôminos que fazem esse auê por nada e seguir em frente.
      Não que seja o caso desse projeto, mas tirar estações/trajeto por causa dessa gente como foi com Três Poderes e a Pacaembu é ridículo.

  5. Bizarro ignorarem a parte antiga da faria lima dessa forma, poderiam muito bem incluir uma estação próxima ao shopping iguatemi.

  6. Acorda ABC precisamos protestar contra isso, além de terem enterrado a linha 18 também ficaremos sem a linha 20, ou nos movemos ou ficaremos para sempre reféns do Monopólio do transporte aqui da região

  7. Fazem metrô para favorecer regiões ricas da cidade e para aqueles que trabalham para os ricos nessas regiões. A periferia que precisa de transporte que se lasque. Por isto que nunca voto em ninguém.

    1. Não exagere. Há muitos projetos para a periferia, mas não há como negar que essa região rica tem muitos empregos e um metrô ali, facilita a vida do pessoal que trabalha na região e que, em sua maioria, vem justamente da periferia.

      1. Muitos projetos? Quais? Por acaso existem projetos, por exemplo, pra gerar empregos na periferia e evitar deslocamentos desnecessários?

      2. É óbvio o pq não colocaram uma estação entre Tabapuã e Fradique. Ali no meio fica o jardins, gente. Onde mora os ricaços de SP. Gente rica não quer pobre por perto. Trazer metrô pra eles é trazer pobre na porta da residência deles. Bando de fdp aporofobico.

  8. Melhor seria Purpurina – Faria Lima – Gabriel Monteiro – Tabapuã. Essa estação Teodoro Sampaio não faz o menor sentido.

  9. Que coincidência a longa região que não vai ter estação ser bem embaixo do jardins. Onde moram os ricaços de SP. Pq será? Será que é pq os ricos não querem que pobre tenha acesso a região deles, visto que metrô é transporte de massa? Aporofobicos. Mais absurdo ainda é o estado, que deveria servir ao povo, e não aos interesses dos ricos, permitir que isso aconteça.

  10. Prazo para o término dessas obras anunciadas pelo Tarcísio será por volta dos anos 2040 a 2050, isso se o País não virar uma Venezuela com esse governo.

  11. A região da Cachoeirinha e Casa Verde foram esquecidas já que foram abandonados o deixados para um futuro incerto e distante as linhas Lapa – Dutra e Cachoeirinha ao Ipiranga. Estas duas linhas iriam melhorar muito a mobilidade da zona norte, além de valorizar a região.

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