Metrô habilita primeiro consórcio para obras da Linha 19-Celeste
Julgamento abre caminho para assinatura do primeiro contrato de obras do novo ramal entre São Paulo e Guarulhos
O Metrô de São Paulo habilitou oficialmente o consórcio “AGIS–OHLA–CETENCO” no Lote 1 da Linha 19-Celeste nesta quarta-feira, 20. Com isso, abre-se caminho para a assinatura do primeiro contrato de obras do novo ramal metroviário entre a capital e Guarulhos.
A decisão consta em ata de julgamento publicada pela companhia após a análise técnica, financeira e jurídica da proposta apresentada pelo grupo, segundo colocado na disputa após a inabilitação do Consórcio Nove de Julho, formado pela chinesa Yellow River, Highland e Mendes Júnior.
O movimento indica que o Metrô decidiu avançar com a licitação após a derrota judicial do consórcio rival, que tentava reverter sua desclassificação por não atender às exigências de capacitação técnica previstas no edital – o contrato beira os R$ 5 bilhões.
O Lote 1 contempla a construção do trecho entre o VSE-01 e a estação Jardim Julieta, incluindo cinco estações em Guarulhos, poços de ventilação, saídas de emergência, sistemas auxiliares, via permanente e elaboração do projeto executivo. O contrato também envolve o uso de um dos três tatuzões previstos para escavar os túneis da Linha 19-Celeste.
Na análise técnica, o Metrô considerou que o consórcio atendeu aos requisitos de qualificação exigidos no edital. Entre os atestados aceitos estão obras da Linha 5-Lilás, metrôs de Madri, Barcelona e Santiago, além de contratos do metrô do Rio de Janeiro.
O relatório técnico também validou a experiência da espanhola OHLA com escavações usando tuneladora TBM de frente pressurizada, uma das principais exigências da concorrência.
Na parte econômico-financeira, o Metrô concluiu que o consórcio apresentou liquidez corrente e patrimônio líquido compatíveis com o porte do contrato.
Já o parecer jurídico apontou que a documentação entregue pelo grupo cumpriu as exigências de habilitação jurídica, fiscal e financeira previstas na licitação.
A Linha 19-Celeste terá 17,6 km de extensão e 15 estações, ligando o Bosque Maia, em Guarulhos, ao centro de São Paulo. O projeto prevê integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, além da Linha 11-Coral.
Enquanto o Lote 1 avançou para a fase final de contratação, os outros dois lotes da Linha 19 seguem indefinidos. Ambos tiveram a OECI, ex-Odebrecht Engenharia & Construção, como vencedora, mas a Andrade Gutierrez, segunda colocada, tenta barrar os resultados na Justiça.
