Metrô instala equipamento especial para monitorar obras na Estação Consolação

Instrumentação no túnel da Estação Consolação (Jean Carlos)
Instrumentação no túnel da Estação Consolação (Jean Carlos)

Nos dois últimos finais de semana o Metrô de São Paulo operou a Linha 2-Verde com restrições devido às obras de ampliação da integração entre as estações Consolação e Paulista da Linha 4-Amarela.

O site foi até a Estação Consolação e constatou avanços importantes, mas pouco perceptíveis aos passageiros de rotina da Linha 2-Verde.

Equipamento instalado no túnel da Linha 2 (Jean Carlos)
Equipamento instalado no túnel da Linha 2 (Jean Carlos)

Instrumentação do Túnel

Apesar da operação parcial da Linha 2-Verde, nenhum avanço referente a escavação entre as estações foi executado. Para proceder com a remoção de terra é necessário a realização da instrumentação do túnel.

Uma série de equipamentos de medição como sensores e marcos topográficos foi instalado ao longo do túnel. Uma grande caixa, possivelmente ponto de recepção e tratamento das informações pode ser vista perto da entrada do túnel sentido Vila Madalena.

Túnel antes da instrumentação (Jean Carlos)
Túnel antes da instrumentação (Jean Carlos)

Obras que envolvem escavações exigem bastante cuidado e precisão. Como o solo possui uma característica dinâmica, mapear as movimentações ao longo das escavações é um importante meio de controle para a boa execução da obra.

A empresa que realizou a implantação da instrumentação foi a PCP Engenharia. Esta mesma empresa já realizou a instrumentação da Estação Santa Cruz por ocasião da chegada da Linha 5-Lilás na região.

Túnel com marcações internas (Jean Carlos)
Túnel com marcações internas (Jean Carlos)

Estágio atual da obra

As obras do túnel entre Paulista e Consolação estão na fase inicial, onde está sendo feita a escavação do poço de acesso. O poço principal fica bastante próximo a via, o que já enseja bastante cautela.

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O novo túnel tem como objetivo principal a melhoria de fluxo na transferência entre a Linha 2-Verde e 4-Amarela. No final das obras os passageiros contarão com dois túnel entre as duas estações, aumentando durante a baldeação.

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