Nos dois últimos finais de semana o Metrô de São Paulo operou a Linha 2-Verde com restrições devido às obras de ampliação da integração entre as estações Consolação e Paulista da Linha 4-Amarela.
O site foi até a Estação Consolação e constatou avanços importantes, mas pouco perceptíveis aos passageiros de rotina da Linha 2-Verde.

Instrumentação do Túnel
Apesar da operação parcial da Linha 2-Verde, nenhum avanço referente a escavação entre as estações foi executado. Para proceder com a remoção de terra é necessário a realização da instrumentação do túnel.
Uma série de equipamentos de medição como sensores e marcos topográficos foi instalado ao longo do túnel. Uma grande caixa, possivelmente ponto de recepção e tratamento das informações pode ser vista perto da entrada do túnel sentido Vila Madalena.

Obras que envolvem escavações exigem bastante cuidado e precisão. Como o solo possui uma característica dinâmica, mapear as movimentações ao longo das escavações é um importante meio de controle para a boa execução da obra.
A empresa que realizou a implantação da instrumentação foi a PCP Engenharia. Esta mesma empresa já realizou a instrumentação da Estação Santa Cruz por ocasião da chegada da Linha 5-Lilás na região.

Estágio atual da obra
As obras do túnel entre Paulista e Consolação estão na fase inicial, onde está sendo feita a escavação do poço de acesso. O poço principal fica bastante próximo a via, o que já enseja bastante cautela.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O novo túnel tem como objetivo principal a melhoria de fluxo na transferência entre a Linha 2-Verde e 4-Amarela. No final das obras os passageiros contarão com dois túnel entre as duas estações, aumentando durante a baldeação.