Metrô investiu quase R$ 1 bilhão na expansão de linhas entre julho e setembro de 2024

Companhia está realizando obras em três linhas ao mesmo tempo. Aumento do capital de investimento nas expansões é de 40% em comparação com o mesmo período de 2023
Estação Aricanduva da Linha 2-Verde (Jean Carlos)
Estação Aricanduva da Linha 2-Verde (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo tem como uma de suas atribuições a promoção da expansão e atualização do sistema metroviário em São Paulo. Dentro deste contexto, a companhia ampliou investimentos durante o terceiro trimestre de 2024.

As informações constam dos relatórios fiscais da empresa que são publicados a cada três meses.

Comparação trimestral

De forma geral, o Metrô ampliou seus investimentos em 40% comparando os meses de julho a setembro de 2023 e 2024. Ao todo foram injetados R$ 985 milhões nas obras.

Os investimentos de maior relevância são a Linha 2-Verde (R$ 465 milhões) e a Linha 17-Ouro (R$ 222 milhões). Somente o monotrilho que ligará Morumbi ao Aeroporto de Congonhas teve aumento de 841% considerando o mesmo período do ano passado.

Linhas concedidas como a 4-Amarela e 5-Lilás também receberam investimentos da ordem de R$ 26 milhões.

Vigas-guia no piso superior do pátio (GESP)
Vigas-guia no piso superior do pátio (GESP)

Comparação anual

Comparando os primeiros nove meses de 2024 com o mesmo período do ano anterior, observa-se um aumento de 41% nos investimentos de implantação das linhas metroviárias. Ao todo foram investidos R$ 2,6 bilhões.

As linhas com maior destaque também foram a 2-Verde com R$ 1,5 bilhões injetados, seguida das linhas 17-Ouro e 15-Prata com investimentos de R$ 392 milhões e R$ 241 milhões, respectivamente.

Os ramais sob concessão também receberam investimentos da ordem de R$ 42 milhões. A nova Linha 19-Celeste recebeu R$ 32 milhões em recursos para a execução do projeto básico.

Investimentos realizados no Metrô (CMSP)
Investimentos realizados no Metrô (CMSP)

Conclusão

As obras de expansão das linhas 2-Verde, 15-Prata e 17-Ouro são prioridades do atual governo de forma que a ampliação dos investimentos se reflete diretamente no avanço percentual dos empreendimentos.

Já os investimentos nas linhas concedidas podem se tratar de serviços remanescentes, comuns em implantações de novos trechos como é o caso das linhas 4-Amarela e 5-Lilás.

Das novas linhas em projeto, o trecho entre Bosque Maia e Anhangabaú teve seus investimentos finalizados, tendo em vista a conclusão do projeto básico do novo ramal.

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3 comments
  1. Futuro da mobilidade em SP é promissor, impossível não ficar animado e esperançoso. E ano que vem começam tb as expansões das linhas 4 e 5.

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