Metrô lança licitações de sondagens e mapeamento da Linha 20-Rosa

Certames incluem investigações geotécnicas de todo o trajeto do ramal e também levantamento planialtimétrico das futuras áreas dos pátios de manutenção e estacionamento

A área pleiteada para construção do pátio da Linha 20-Rosa e sua proximidade da Linha 10
A área pleiteada para construção do pátio da Linha 20-Rosa e sua proximidade da Linha 10 (GE)

A Linha 20-Rosa teve mais duas licitações lançadas pelo Metrô de São Paulo nesta sexta-feira, 20, envolvendo atividades relacionadas a estudos para preparação do projeto básico.

A primeira delas envolve o mapeamento e cadastramento de redes de utilidade públicas em áreas que poderão ser implantados os pátios de estacionamento e manutenção do ramal.

Atualmente, a companhia prevê dois pátios para esse fim, um próximo à estação Santa Marina e a outra em um terreno que pertenceu à Rhodia, em Santo André, e que fica ao lado das vias da CPTM.

A segunda licitação é mais ampla e tem foco nas investigações geotécnicas, sondagens e ensaios no subsolo para subsidiar a produção do projeto básico da Linha 20.

Estações da Linha 20-Rosa (Metrô SP)
Estações da Linha 20-Rosa (Metrô SP)

Neste caso, o trecho compreende todo o trajeto previsto pelo ramal, entre a região da Lapa e o ABC Paulista.

Os dois certames terão suas sessões públicas de entregas de propostas realizadas em 28 de novembro, um às 10h e o outro às 14h.

Linha 20 começando pelo ABC

Embora seja o Metrô que leve à frente os principais estudos e projetos da Linha 20-Rosa, o ramal será uma concessão oferecida à iniciativa privada.

Por enquanto não há um cronograma claro sobre o lançamento do edital de construção e operação já que a atual gestão ainda avalia quando e como lançará esse projeto.

O trajeto da Linha 20-Rosa (STM)
O trajeto da Linha 20-Rosa (STM)

Há a Linha 19-Celeste e 16-Violeta concorrendo pela prioridade de serem oferecidas ao mercado e isso deverá ser decidido em 2025.

O que parece cada vez mais claro é que o governo Tarcísio de Freitas pretende priorizar o “trecho secundário” da Linha 20, entre Santo André e Saúde, para cumprir uma promessa eleitoral.

Com menor demanda e ponto de conexões, o trajeto é menos atrativo para a iniciativa privada se comparado ao trecho tecnicamente prioritário, entre Santa Marina e Saúde, com nada menos que sete possíveis conexões.

 

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Danilo
Danilo
7 meses atrás

Começar por Santo André por conta de uma promessa eleitoral é uma loucura total. Você vai priorizar uma linha sem conexão, que o único ponto de desembarque é a Saúde. A linha azul vai virar um caos completo se não tiver como escoar os passageiros que vem de Santo André para as outras linhas.

Celso Jorge
Celso Jorge
7 meses atrás

Pois é, só em Saúde não dá, se for para começar pelo ABC só porquê o pessoal de lá fica chiando por causa da estupidez de terem cancelado a Linha 18, pelo menos para não saturar a Linha 01, poderiam levar a Linha 20 pelo menos até Moema da Linha 05 para dividir a demanda e já ficaria com meio caminho andado, mas claro que começar por Santa Marina seria muito melhor!

tiago
tiago
7 meses atrás
Responder para  Celso Jorge

aeeeeeee
Saturar
uhuuuuuu
pensei que ninguém iria dizer.

Até o próximo post pessoal

Sérgio Tomasoni
Sérgio Tomasoni
7 meses atrás

Embora o texto afirme”(…) Com menor demanda e ponto de conexões, o trajeto é menos atrativo para a iniciativa privada se comparado ao trecho tecnicamente prioritário, entre Santa Marina e Saúde (…)” a população do ABC, especificamente, São Bernardo e Santo André, carecem ou clamam, há muito tempo, de uma linha de metrô. A Capital, embora ainda não atenda completamente todas as regiões, está bem servida. Ademais, as regiões da Lapa, Jardins e Itaim serão atendidas, somente deverão ter paciência e aguardar, inicialmente, o trecho inicial vindo do ABC. Tenho minhas dúvidas também se a iniciativa privada não entenda atrativa o trecho ABC -Saúde, pois as cidades do ABC, são imensas também e com grande poder econômico.

JT
JT
7 meses atrás
Responder para  Sérgio Tomasoni

depois da celeste, 19… e de terminar a verde em Dutra…
….
… interessante essa linha rosa….

começar por santa Marina, até saúde , depois vai ser eternidade pra chegar em santo André,

então começa mesmo por santo André,
E só depois o restante,.assim a empresa escolhida vai correr pra terminar o trecho mais importante

tiago
tiago
7 meses atrás

Sensato