Metrô lança nova licitação para realizar mapeamento de desapropriações da Linha 20-Rosa

Serviço é semelhante ao contratado pela companhia em junho e que focou nas áreas necessárias para implantar ramal entre Santa Marina e Abraão de Morais. Detalhes serão revelados nesta sexta-feira, 18
O trajeto mais provável da Linha 20-Rosa (STM)

O Metrô de São Paulo irá publicar nesta sexta-feira (18) uma nova licitação para contratar uma empresa que produza o laudo macro de avaliação de áreas a serem desapropriadas para implantação da Linha 20-Rosa.

A companhia assinou um contrato em junho com a empresa CTA Consultoria Técnica e que tem como escopo o mesmo serviço, mas incluindo apenas estações do trecho da Linha 20 dentro da capital.

Ele compreende a análise de imóveis no entorno das futuras estações Santa Marina, Lapa, Vila Romana, Girassol, Teodoro Sampaio, Fradique Coutinho, Tabapuã, Jesuíno Cardoso, Hélio Pellegrino, Moema, Rubem Berta, Indianópolis, Saúde e Abraão De Morais além de área para o chamado “Pátio Norte” do ramal.

O aviso no Diário Oficial, no entanto, não explica quais estações estão envolvidas, mas tudo leva a crer que se trate do trecho da Linha 20-Rosa que incluirá o ABC Paulista, destino final do ramal.

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O Metrô adiantou se tratar de “áreas para desapropriação, necessárias para a implantação das estações, ventilações e saídas de emergência, subestações primárias e Pátio”, sem especificar a região.

Esses detalhes serão revelados nos documentos da licitação, a serem disponibilizados amanhã. A data da sessão pública de recebimento de propostas está marcada para o dia 14 de setembro.

Mapa de estações provisório da Linha 20-Rosa (CMSP)

Obra cara e complexa

A Linha 20-Rosa passou a ser cogitada como mais força após a gestão Doria ter cancelado a Linha 18-Bronze, que atenderia o ABC Paulista. Até então, o projeto seguia em fase preliminar e numa primeira sondagem foi descartado por conta do alto custo de desapropriações, entre outros.

Durante o governo passado, a Linha 20 teve seus primeiros estudos contratados, além de seu trajeto ter sido alterado algumas vezes. Entre as mudanças estão o final em Santo André e Santa Marina e também evitar o eixo da Avenida Paulista na região dos Jardins.

Desde que foi concebida, a Linha 20 é pensada em duas fases de implantação, a prioritária, dentro da capital, e então a extensão até o ABC. A razão é que a demanda da primeira fase é bem superior e capaz de tornar o ramal mais atrativo para a iniciativa privada.

A gestão de Tarcísio de Freitas, no entanto, tenta viabilizar uma concessão capaz de bancar o projeto como um todo como forma de cumprir a promessa de levar o Metrô para a região.

 

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5 comments
  1. Já sabemos o final da história, a linha vai até a estação Saúde, e depois a Next Mobilidade vai por um ótimo BRT no lugar, e o secretário dos transportes, vai dizer o msm do BRT-ABC “dá conta da demanda”

    1. exatamente, já até vejo a Metra apresentando um projeto entre saúde/Abraão de Morais e santo André, com “paradas ultramodernas e pagamento antecipado, agilizando o embarque. Paradas que a noite vai ser verdadeiros Marcos urbanos e vao requalificar o entorno”. Os prefeitos de Santo André e em especial o de São Bernardo vão dar força pra sair do papel e a prefeitura de SP só vai aceitar essa coisa ridicula. a obra vai ficar 4+ anos atrasada e a senhora feudal de SBC vai continuar dominando o feudo dela

  2. Eu faria algumas mudanças nesse traçado:
    –> A linha poderia passar abaixo do eixo da Faria Lima, com mais estações na região. Esse gap gigante entre Fradique e Tabapua (só para não desagradar o pessoal das mansões do Jardins) é ilógico. Há muitas empresas e empregos nesse trecho que ficarão longe de estações.
    Depois de Girassol, eu faria uma estação na Pedroso de Morais, cruzaria a Amarela na Faria Lima, seguiria para uma estação até perto do Iguatemi (futura conexão com a linha Marrom?) e só aí a Tabapuã.

    –> Ainda sentido Sul, faria uma mudança entre as linha Lilás e Azul: depois da estação Rubem Berta, faria uma curva para parada no Aeroporto de Congonhas (conexão com linha Ouro), e depois iria rumo Conceição, voltando ao traçado proposto em Abraão de Morais.
    Me parece fazer todo sentido o aeroporto mais movimentado do Brasil se conectar diretamente com o maior eixo de negócios do país. Da Faria Lima a Congonhas em 10/15 minutos seria um ganho incrível.

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