Metrô vai iniciar interdições para construção do novo túnel entre as estações Paulista e Consolação

Nova ligação entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela promete resolver gargalos em horários de pico
Transferência entre Paulista e Consolação (Jean Carlos)

A partir das 22 horas desta quinta-feira (27), o Metrô começará a instalação do canteiro de obras do novo túnel que ligará as estações Consolação (Linha 2-Verde) e Paulista (Linha 4-Amarela) visando desafogar o fluxo do atual existente.

Por conta disso, a Avenida Paulista terá um trecho bloqueado parcialmente pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), entre as ruas Bela Cintra e da Consolação, local onde serão feitas as escavações.  

Veja também: Conferimos as obras do novo túnel da estação Luz 

O Metrô vai remanejar a infraestrutura de utilidade pública do local, como ciclovia e ponto de táxi, para liberar o espaço onde será montado o canteiro. Será bloqueado o retorno de veículos na Avenida Paulista, entre a Praça do Ciclista e a Rua da Consolação.

Os espaços para a passagem de pedestres e ciclistas serão preservados. A interdição vai durar 36 meses, período necessário para a montagem do canteiro e execução das obras.

Passageiros virão da esquerda (Consolação) para a direita (Paulista)

O novo túnel será construído pelo método NATM, também conhecido como método austríaco, e que consiste numa escavação feita por etapas. Nesse caso, a construtora foará um poço até o nível desejado, então passa-se a escavar na horizontal.

“Serão cerca de 90 metros de extensão com profundidade que vai variar entre 20 e 25 metros, pois ele terá uma leve inclinação, além de 7,5 metros de largura por 5,5 metros de altura. A estrutura também vai contar com equipamentos de ventilação e sensores para a contagem de passageiros que fazem a transferência”, explicou a companhia.

Ainda segundo o Metrô, a nova passagem, exclusiva para os passageiros em trânsito entre Consolação e Paulista, terá capacidade para receber 18 mil pessoas por hora. A previsão é concluir o túnel em 2026.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
2 comments
  1. Ué, não eram quase 4 anos que seria a duração da construção?
    Dificil fazer em menos de 3 anos hein….
    se fosse na CHINA ou JAPÃO….esse tunel seria feito em 6 meses!

    1. E antes q apareçam os gados conservadores, a China constrói rápido pq tem tecnologias de ponta, não tem nada haver com sair passando por cima das casas, até pq aqui mesmo com tudo licitado, tudo desapropriado, ainda fica um bom tempo com obras paradas, ou em ritmo lento

Comments are closed.

Previous Post
Obras para construção do novo túnel da estação Luz (Jean Carlos)

Conferimos as obras do novo túnel da estação da Luz

Next Post

Metrô consegue autorização da MRS para implantar obras da Linha 15-Prata até a estação Ipiranga

Related Posts