Movimento de passageiros no Metrô estabiliza em abril; Linha 15-Prata supera recorde diário

Número de passageiros em dias úteis nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha foi semelhante a março. Monotrilho, por outro lado, transportou em média 124 mil pessoas diariamente
Trens Innovia 300 fabricados no Brasil (Jean Carlos)

O movimento de passageiros nas quatro linhas operadas pelo Metrô de São Paulo apresentou estabilidade em abril. Somadas, elas atenderam diariamente 2,9 milhões de usuários, uma alta de apenas 0,24% em relação a março.

A exceção foi a Linha 15-Prata, que cresceu 3,3% no mês passado, comparado a março, e 14% em relação a abril de 2022. Com isso, o ramal de monotrilho bateu mais uma vez seu recorde em dias úteis, com 124 mil pessoas utilizando suas 11 estações.

Em 2023, a Linha 15 tem superado suas marcas mês a mês, a despeito da falta de trens. Por conta de acidentes e problemas de manutenção, a frota de 27 monotrilhos Innovia 300 teria apenas 16 deles disponíveis. Por conta disso, o Metrô tem reduzido o serviço da Linha 2-Verde para não sobrecarregar o sistema.

Linha 15-Prata segue crescento a despeito dos problemas (clique para ampliar)

A Linha 2-Verde, inclusive, teve uma média de passageiros idêntica a de março, com 649 mil pessoas em dias úteis. A Linha 1-Azul teve um discreto crescimento, de 1,087 milhão para 1,091 milhão, enquanto a Linha 3-Vermelha perdeu passageiros – de uma média de 1,067 milhão para 1,066 milhão.

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O número de passageiros transportados na somatória do mês de abril foi menor por conta do número de dias úteis inferior. Ainda assim a Linha 15-Prata registrou o segundo maior volume de embarques de sua história, com 2,827 milhões de pessoas.

Os dados do sistema metroferroviário de São Paulo como um todo, no entanto, não estão sendo divulgados pela CPTM, ViaQuatro e ViaMobilidade. As empresas só atualizaram suas páginas até fevereiro, dificultando uma análise geral do transporte sobre trilhos.

 

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  1. talvez isso faça o governador tbm priorizar a linha violeta.Com certeza essa queda na linha vermelha repercutiu na linha prata.Se o ramal violeta até a estação Anália Franco ligada com a linha verde estiver funcionando,a linha prata terá um respiro

  2. Isto mostra que o monotrilho é um bom meio de transporte. A viagem de São Mateus a Vila Prudente deve levar menos tempo no monotrilho do que em ônibus.

    1. Não só demora menos como é bem mais eficaz, moro em São Mateus a 18 anos e o transporte de ônibus sempre foi precário, em finais de semana a espera de um ônibus pode chegar até 1:30h, 1:30h esperando um ônibus pra fazer um trajeto de 1:30h-2:00h, enquanto o monotrilho vem em 5 min, e chega no seu destino em 20 min

  3. Se já ta assim apenas com a estação jardim colonial, IMAGINAAA quando chegar na estação hospital cidade Tiradentes!!!! Pessoal vai super lotar as sai do cidade Tiradentes vindo a direção ao ipiranga nao vai ter lugar pra colocar mais gente!

    1. Assim aonde? o negócio carrega 1/3 da capacidade esperada, e só vai chegar na CT junto com a L-16, pra equilbrar o fluxo, e os passageiros podem seguir rumo ao centro da cidade a partir da L-16

  4. Quem concluiu que a Linha 15-Prata está saturada foram os próprios “estudos profissionais” por “especialistas” de empresas de consultoria em engenharia do Metrô esquecendo-se de consultar a POPULAÇÃO de verdade além de um recalculo das recentes reduções das demandas, dificultando a da planilha atualizada Pesquisa Origem Destino das Linhas Metropolitanas de São Paulo de 2023 é uma ferramenta fundamental na hora de definir a diretriz dos investimentos, que já precipitadamente os mesmos lançaram em paralela mais uma Linha colorida a 16 Violeta finalizando na Cidade Tiradentes.
    No caso do lançamento da Linha 16-Violeta o motivo fútil alegado para lança-la em paralela a Linha 15-Prata à exemplo que está acontecendo com a Linha 20-Rosa em paralelo com a Linha Integradora-710, com terminação em Santo André e passagem pela Lapa é o que segundo eles próprios planejadores a Linha 15-Prata não suportaria a demanda para ser finalizada em cidade Tiradentes, ficando comprovado que estes planejamentos técnicos são contestáveis e refutáveis.
    De acordo com os dados a Linha 2-Verde com 649 mil pessoas em dias úteis, A Linha 1-Azul com 1,091 milhão e Linha 3-Vermelha com 1,066 milhão, significa que a Linha 2-Verde tem plena capacidade de expandir e cumprir sua missão de redistribuir as Linhas provenientes do Alto Tiete.

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