|

Nova estação Ambuitá tem obras concluídas pela ViaMobilidade

Estação da Linha 8-Diamante será inaugurada em março e atenderá passageiros na extensão operacional do ramal

Nova estação Ambuitá ficou pronta em tempo recorde
Nova estação Ambuitá ficou pronta em tempo recorde (Reprodução)

A estação Ambuitá, da Linha 8-Diamante teve as obras concluídas, segundo relatos de funcionários da ViaMobilidade envolvidos no projeto.

Localizada entre as estações Santa Rita e Amador Bueno, a nova parada atenderá os passageiros que utilizam a extensão operacional do ramal.

A previsão é que Ambuitá seja inaugurada já em março, segundo a concessionária.

Sua implantação faz parte do escopo da concessão das linhas 8 e 9 para a iniciativa privada e começou em outubro de 2023.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

O prazo original era de 36 meses, mas Ambuitá deverá ser entregue em cerca de 17 meses – a expectativa é que a abertura ocorra dentro de algumas semanas.

Imagens da nova estação mostram o acesso pronto, com placas e sinalização da Linha 8-Diamante, assim como plataformas laterais equipadas com itens comuns como lixeiras, bancos, equipamentos contra incêndio, iluminação, sistema de som, elevadores e piso tátil.

Visão da nova estação por drone (Reprodução)

A obra da estação está sendo executada pela Cahenri Engenharia, a mesma empresa que implantou o acesso sul da Estação Barueri.

Ambuitá e Varginha, da Linha 9-Esmeralda, serão as únicas adições à malha metropolitana sobre trilhos em 2025.

Para o ano que vem, no entanto, a rede deve crescer significativamente com a inauguração parcial das linhas 6-Laranja e 17-Ouro.

Obra foi tocada pela ViaMobilidade dentro da concessão das linhas 8 e 9 (Reprodução)
5 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Diego
Diego
3 meses atrás

Ficou muito bom, muito bonita a estação e vai inaugurar bem mais rápido do que o imaginado, raridade para uma obra de estação da malha metropolitana.

Embora não seja uma extensão no tamanho da malha metropolitana, espera-se que 2025 tenha enfim a Operação em tempo integral da Linha 11-Coral na Barra Funda.

Clodoaldo Silvestre Nunes
Clodoaldo Silvestre Nunes
3 meses atrás

Bicicletário kkkkk quem for deixar sua bicicleta nesse bicicletário quando voltar vai encontrar 3 kkkkk ridículo isso
Já a estação estão de Parabéns ficou show ,só falta agora acabar com essa baldeação demorada e sem sentido levando o trem direto a Amador Bueno.

Ivo
Ivo
3 meses atrás

Levar o trem direto para Amador Bueno iria prejudicar a maioria dos passageiros da Linha 8. Essa extensão operacional é o serviço mais inútil de trens do estado. Não transporta quase ninguém e só foi mantida por motivos eleitoreiros.

MHX
MHX
3 meses atrás

Poderiam colocar o trecho até São Roque, como a outra linha que faz por enquanto Rio Grande da Serra até Jundiai

Paulo Neves
Paulo Neves
3 meses atrás

Bem que poderiam fazer uma parada em São João Novo e outra em São Roque pra ter acesso ao TIC leste, iria adicionar ao menos mais 15 mil passageiros a malha, poderiam até criar um TIM metropolitano entre Amador Bueno e São Roque como na linha 7