Nova estação da Linha 7-Rubi aparece em projeto e deve ser entregue em 2027

Projeto de unificação das estação Lapa das linhas 7 e 8 (GESP)

A TIC Trens, futura operadora da Linha 7-Rubi e do Trem Intercidades, segue na fase preliminar da concessão. Dentro desta etapa, a empresa estaria trabalhando em projetos de novas estações previstas em contrato.

Uma imagem divulgada nas redes sociais mostra uma apresentação na sede da concessionária e ao fundo, uma imagem que aparenta ser o projeto de uma nova estação.

O site realizou uma análise minuciosa da imagem e identificou diversos elementos importantes que permitem traçar conjecturas sobre qual estação aparece modelada na apresentação.

Características da estação

A estação modelada em BIM possui grande porte. Nota-se que a estrutura deverá ter dois pavimentos, um para a plataforma e um mezanino elevado. O formato das estruturas aponta para emprego farto de materiais metálicos com fechamento lateral para proteção em eventos climáticos.

Ao fundo da estação é possível ver uma passarela que deverá fazer a ligação até o acesso da estação no nível da rua. No nível do solo observam-se faixas escuras que podem representar a via permanente ferroviária.

Na parte frontal da imagem uma cobertura surge destacando-se em apenas metade da estação. Não é possível identificar que tipo de função esta estrutura desempenha apenas com a imagem disponível.

Modelo da "nova estação" da Linha 7-Rubi (Reprodução)
Modelo da “nova estação” da Linha 7-Rubi (Reprodução)

Dados

A imagem ainda apresenta um gráfico de Gantt. Este tipo de gráfico mostra o avanço físico de uma obra ao longo do tempo e é largamente empregada em projetos.

Dentro deste gráfico é possível identificar alguns termos como “Suprimentos”, “Liberações”, “Nova Estação”, “Demolições” e “Plataformas L7”.

Dentro da aba de demolições constam três eventos relevantes: “demolição das áreas MRS (Galpões 1 e 2)”, “demolição das áreas MRS (Galpões 3)” e “demolição da estação existente”

A tabela ainda conta com dados de datas. Na parte superior consta o período de outubro/2024. Abaixo, já dentro do gráfico existe o que pode ser o marco inicial para a construção dessa nova estação ainda em 2025.

A demolição da estação existente se daria até o final de 2026. O término da nova estação será concluído em meados do primeiro semestre de 2027.

Gráfico de Gantt e cronograma da "nova estação" da Linha 7-Rubi (Reprodução)
Gráfico de Gantt e cronograma da “nova estação” da Linha 7-Rubi (Reprodução)

Qual é a estação?

Pelas informações apresentadas, três opções de estação surgem inicialmente: Água Branca, Lapa e Jundiaí.

A opção Água Branca poderia se encaixar pelo fato da nova estação ser de grande porte com duas plataformas ilhadas para quatro vias, atendendo a Linhas 7-Rubi e 8-Diamante. Existem galpões na região de implantação que possivelmente serão removidos, além da estação atual que será demolida.

A estrutura adicional da cobertura poderá ser, eventualmente, uma expansão dedicada ao Trem Intercidades que poderia fazer parada nessa estação futuramente conforme consta na Cláusula 49.10 item iii do contrato de concessão.

O que pesa contra esta opção é o fato de a mesma ser construída com um mezanino subterrâneo. Neste caso a super estrutura com mezanino elevado não faria parte originalmente desta estação.

Projeto referencial da Estação Água Branca (SPI)
Projeto referencial da Estação Água Branca (SPI)

A opção Lapa é uma das mais convincentes. Será uma estação de grande porte para duas linhas ferroviárias com quatro vias ao todo. Esta estação deverá ter seu mezanino elevado e passarelas para acesso à estação.

A estação atual também deverá ser demolida. O que pesa contra essa possibilidade é a inexistência de galpões da MRS na região, o que está em desconformidade com o gráfico apresentado.

Projeto referencial da Estação Lapa (SPI)
Projeto referencial da Estação Lapa (SPI)

Outra possibilidade, mais remota, seria a Estação Jundiaí. O atual terminal da Linha 7-Rubi ganharia uma nova estação dedicada aos trens paradores, enquanto a atual ficaria para o Trem Intercidades.

A estrutura que se sobressalta poderia ser uma área de integração entre a estação nova e a antiga, prevista no edital. Existem galpões na região a serem demolidos.

O fato que contraria essa possibilidade é a demolição da estação antiga, algo que deverá ocorrer parcialmente em Jundiaí, dado que parte das vias será posicionada em seu local original, ocupando parte da estação existente.

Projeto referencial da Estação Jundiaí (SPI)
Projeto referencial da Estação Jundiaí (SPI)

A TIC Trens segue em seu último mês de fase preliminar e deverá entrar, no começo de dezembro, na sua etapa pré-operacional e de pré-construção.

Previous Post
Linha 16-Violeta

Secretaria de Parcerias estende chamamento público da Linha 16-Violeta

Next Post
Novas rotas de trens intercidades estão em estudo (Kecko)

Governo estuda duas novas rotas de Trens Intercidades atendendo Franca e Marília

Related Posts