Novo pátio da Linha 2-Verde aparece pela primeira vez em projeção

Pátio Paulo Freire ficará localizado próximo à Marginal Tietê e poderá receber até 39 trens

Área de manutenção faz parte da extensão da Linha 2-Verde até Guarulhos
Área de manutenção faz parte da extensão da Linha 2-Verde até Guarulhos (Reprodução)

Um dos “enigmas” da expansão da Linha 2-Verde até Guarulhos finalmente ganhou alguma clareza, o futuro Pátio Paulo Freire, que será o principal centro de manutenção do ramal.

O complexo será erguido no Parque Novo Mundo, ao lado da avenida que o batiza e próximo à estação Fernão Dias (ex-Paulo Freire também) e à Marginal Tietê e faz parte da última fase de ampliação da linha, entre Penha e Dutra (Guarulhos).

Mas até hoje não havíamos visto qualquer ilustração ou projeto de como será esse pátio, mas imagens geradas por computador e reproduzidas pelo site aqui enfim revelam como ele ficará.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Novo Pátio Paulo Freire poderá receber até 39 trens (Reprodução)

Trata-se de um dos maiores pátios do Metrô de São Paulo, construído em uma área de quase 150 mil m² e que terá 62 mil m² de área edificada.

Serão 32 vias permanentes e capacidade para armazenar 39 trens, ou seja, quase toda a nova Frota R, que a fabricante CRRC produzirá para o Metrô.

As imagens mostram o Bloco A, maior edifício do complexo, no centro do pátio e onde serão feitas as principais intervenções de manutenção.

A área também incluirá outros equipamentos obrigatórios como lavador de trens, oficinas para diversos serviços, centros de controle operacional e de manutenção e instalações administrativas.

O Bloco A no centro da imagem (Reprodução)

Maior linha de metrô de São Paulo

O Pátio Paulo Freire é essencial para a Linha 2-Verde que, ao contrário das linhas 1-Azul e 3-Vermelha, nunca possuiu uma área de manutenção tão completa.

O ramal conta com o Pátio Tamanduateí, de menores dimensões, mas que está sendo expandido. Porém, não é suficiente para dar conta de uma linha que será a maior em extensão e demanda na rede metroferroviária paulista.

A expansão da Linha 2-Verde deverá ser concluída no início da década de 2030.

A localização do pátio Paulo Freire e da estação Fernão Dias (antiga Paulo Freire) (CMSP)