Novo trem chinês do Metrô de BH deve iniciar atendimento em abril
Diretor da concessionária prevê colocar unidade ‘cabeça de série’ da nova frota em circulação rapidamente
A estreia do novo trem do Metrô de Belo Horizonte em serviço deve ocorrer em prazo recorde. A única composição entregue poderá já ser colocada em serviço no mês de abril.
A informação é do diretor-geral da empresa, Júlio Freitas, em entrevista para o Jornal Hoje em Dia, onde abordou a operação dos novos trens.
De acordo com o executivo, por ser o cabeça de série, termo referido à primeira composição entregue, são necessárias uma bateria de testes que verificam sistemas antes de permitir o transporte de passageiros.
Mesmo assim, o novo trem percorreu o trecho entre São Gabriel e Novo Eldorado por tração própria sem reboque e os seus componentes estão em processo de certificação. Até abril mais dois trens devem ser entregues e 10 unidades estarão à disposição do Metrô BH até dezembro.
Estação Nova Eldorado e o primeiro trem chinês (Agência MG)
A nova frota, fabricada pela CRRC, tem como diferencial um sistema de ar-condicionado mais silencioso, passagem livre entre os carros e outros aspectos de conforto para os passageiros.
Estações Nova Suíça e Amazonas abrem em 2026
De acordo com Freitas, a empresa está trabalhando para entregar as estações Nova Suíça e Amazonas na Linha 2 em julho. Dentro de dois anos, portanto em 2028, o novo ramal deverá ser concluído, assim como a entrega dos 24 trens novos.
Já a Linha 1 tem passado por paralisações em alguns períodos para permitir a instalação do novo sistema de sinalização, previsto para ser concluído em meados do próximo ano.
