Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023, mas segue distante dos níveis pré-pandemia

Passageiros embarcam em trem da Linha 4-Amarela do Metrô (GESP)

Os passageiros estão retornando ao Metrô de São Paulo, mas em um ritmo mais lento do que o necessário para que a demanda volte aos níveis pré-Covid tão cedo.

Dados divulgados pelo Metrô e as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade mostram uma recuperação consistente em 2023 em todos os seis ramais metroviários.

Somados, eles apresentaram um aumento de quase 8% na demanda, chegando a 1,19 bilhão de passageiros.

A Linha 4-Amarela liderou em crescimento em relação à 2022, com mais de 190 milhões de usuários transportados, um aumento de 14,2%.

Com exceção da Linha 15-Prata, que cresceu, a Linha 5-Lilás é a mais próxima dos níveis de 2019

O ramal operado pela ViaQuatro já havia liderado a recuperação em 2022, quando teve um crescimento de 50%, fruto de um impacto maior durante a pandemia. Ainda assim a Linha 4 está 17,1% abaixo do patamar de 2019, último ano não afetado pela crise sanitária.

A Linha 15-Prata, que está ainda em uma fase de implantação e amadurecimento de sistemas, foi a segunda a apresentar o maior crescimento, com 10,8% de alta.

Ao contrário dos demais ramais, o monotrilho da Zona Leste já transporta mais pessoas do que antes da pandemia. Foram 34,5 milhão de passageiros contra 20,7 milhões em 2019.

Na outra ponta, a Linha 3-Vermelha continua a mostrar uma retomada lenta. Foram 313,6 milhões de usuários em 2023, alta de apenas 4,5% em relação à 2022.

Trem Innovia 300 da Linha 15-Prata (Jean Carlos)

A Linha 1-Azul também não foi muito melhor, com crescimento de 7,8% apenas. As duas mais antigas linhas de metrô estão cerca de 26% abaixo da demanda normal do passado.

A Linha 5-Lilás, por sua, vez teve baixo crescimento em 2023 (3,4%), mas é o ramal que está mais perto dos níveis de 2019, com demanda apenas 11,4% menor do que em 2019.

Por fim, a Linha 2-Verde foi a terceira mais movimentada do ano passado e está a 18% do patamar de 2019.

Nota do editor: os dados originais mostrados neste artigo se referiam à Média Diária de Usuários e não ao total de passageiros transportados por linha. Os valores foram corrigidos. Pedimos desculpas pelo erro.

Previous Post
Broca perfurou túnel do Metrô na Turquia (Sözcü)

VÍDEO: Túnel do Metrô de Istambul é perfurado por engano por broca de obra vizinha

Next Post
Linha 20-Rosa começando pelo ABC (Jean Carlos)

Linha 20-Rosa poderá ser construída em etapa única entre Santa Marina e Santo André

Related Posts