Obras de acessibilidade da estação Capuava são entregues pela CPTM

Foram realizadas melhorias nas plataformas, troca da comunicação visual e implantação de novos elevadores na estação da Linha 10-Turquesa
Acessibilidade da estação Capuava foi entregue (Jean Carlos)

No começo do mês de outubro a CPTM realizou a entrega das obras de acessibilidade da estação Capuava na Linha 10-Turquesa. Reaproveitando o corpo principal da estação, uma série de reformas foram realizadas. O site esteve no local para conferir as principais melhorias.

Plataformas

As plataformas da estação Capuava foram regularizadas quanto a altura e ao vão até os trens. Foram implantados pisos de maior aderência na borda das plataformas, enquanto na parte interna predominou o piso de concreto.

Em termos de funcionalidade o piso cumpre sua função, mas observa-se que neste sentido a falta do piso padrão em granito tornou a reforma mais modesta. Pisos podotáteis foram inseridos criando rotas para os deficientes visuais e delimitando o limite de segurança nas plataformas.

Comunicação visual

A comunicação visual da estação foi completamente renovada. Até então a estação contava com placas antigas que faziam alusão a antiga linha D-Bege. As novas placas já estão no padrão metropolitano adotado pelas operadoras.

O posicionamento dos elementos que indicam o destino de cada plataforma, assim como o nome da estação e informações como o mapa da rede e arredores estão bem visíveis permitindo ao passageiro ter facilidade ao se deslocar no interior da parada.

Acabamento

O acabamento geral está em boas condições. Os muros foram pintados e as edificações receberam revestimento com pastilhas na cor cinza. As estruturas metálicas que foram a cobertura, assim como os elementos de eletricidade estão bem organizados.

Em determinadas partes da estação optou-se por inserir um gradil metálico que permite uma melhor circulação de ar e aproveitar mais a iluminação natural.

A linha de bloqueios passou por melhorias com equipamentos mais novos. A bilheteria da estação ainda permanece fechada, sem perspectiva para abertura..

Prédios operacionais

Os novos prédios operacionais se dividem em basicamente duas estruturas. O novo banheiro que agora conta com recursos de acessibilidade e o vestiário da equipe terceirizada que cuida da segurança e limpeza da estação.

Partes da área interna da estação ainda estão em fase de obras sendo necessário realizar o acabamento e a instalação de sistemas gerais.

Novos sanitários (Jean Carlos)

Passarela

A grande novidade da estação ficou reservada para as passarelas. Agora os passageiros que estão na área paga podem realizar a travessia da estação sem a necessidade de pagar uma nova tarifa.

A divisão é semelhante à que ocorre em outras estações do sistema como Lapa da Linha 7-Rubi onde existe uma travessia na área gratuita e outra na área paga. Juntamente com esta mudança está a implantação dos elevadores.

Foram instalados dois novos elevadores na estação, sendo um deles em cada parte da paga da estação. Os equipamentos permitem com que pessoas com restrições de mobilidade possam fazer a travessia com maior facilidade.

As obras de acessibilidade da estação Capuava cumpriram o seu principal papel que é permitir a democratização da estação para todas as pessoas, independente de suas condições físicas ou motoras.

Apesar do investimento, alguns pontos poderiam ter recebido melhorias como a instalação do piso em granito e também a possibilidade de contemplar espaço para uma nova via, o que facilitaria eventuais expansões de serviços bem sucedidos como o Expresso Linha 10 até Mauá.

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6 comments
  1. Infelizmente foi uma reforma bem mais muito meia boca ,única coisa que realmente prestou foi a reforma das plataformas ,dando acessibilidade aos usuários ,não tem nem muito o que falar, era uma estação que precisava de reconstrução junto as demais da L10-TURQUESA que estão em reforma também, mas o que fazer ne , sorte que a de Rio Grande da Serra será novinha em folha.

  2. Tipo Lucas, pagamos R$ 4,40 na passagem diariamente ida e volta ,para ter essa obra meia boca??? ,eu acho o cúmulo do absurdo,pois nessa estação em específico dentro só mudou as plataformas, nada mas mudou tá exatamente igual,continua sendo uma estação antiquada para a malha , tipo são milhões e bilhões gastos para isso ,que são todos desviados ,já que é um obra simples com um orçamento altíssimo com valor de uma estação nova

    1. No geral, se tratando de mobilidade, até que a gestão Doria/Garcia não foi ruim, mas eles abandonaram a CPTM, é inegável. E não me surpreende que esse abandono seja proposital pra usar como desculpa pra privatizar tudo em breve, ainda mais com o Tarcísio se elegendo.

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