Oito consórcios apresentam propostas para readequar estação São Joaquim, da Linha 1-Azul

Menor preço foi oferecido pelas empresa Telar, Construbase e GROS, no valor de R$ 358,1 milhões. Obras serão necessárias para conectar ramal com a Linha 6-Laranja
Como ficará a estação São Joaquim (CMSP)

O Metrô realizou na semana passada a sessão de entrega de propostas para as obras de adequação da estação São Joaquim, da Linha 1-Azul. O projeto é necessário para permitir a ligação com a Linha 6-Laranja, que será operada pela concessionária LinhaUni a partir de 2026.

Oito grupos apresentaram propostas, sendo a de menor a oferecida pelo Consórcio Telar/Construbase/GROS, no valor de R$ 358.124.028,53. A empresa tinha até esta terça-feira, 4, para entregar as planilhas de serviços e preços e documentos de habilitação.

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Os seguintes consórcios participaram da licitação, por ordem de valor:

1º – Consórcio Telar/Construbase/GROS – R$ 358.142.028,53
2º – Construcap CCPS Engenharia e Comércio – R$ 371.254.450,50
3º – Consórcio ESB – São Joaquim (Engibras, SAP, e Benito Roggio) – R$ 394.795.294,09
4º – Contracta Engenharia – R$ 415.872.409,63
5º – Consórcio Agis – Paulitec – Trail – R$ 430.430.430,30
6º – PowerChina International Group – R$ 516.079.743,91
7º – Consórcio Construtor Estação São Joaquim (Heleno & Fonseca, Nova Engevix) – R$ 529.977.092,83
8º – Constran Internacional – R$ 547.837.769,53

Vale notar a ausência das empresas Coesa, KPE e Ália, que têm participado de outras concorrências do Metrô. As duas primeiras estão passando por um processo de rescisão unilateral por não terem cumprido o cronograma do contrato de obras civis remanescentes da Linha 17-Ouro.

O fundo da futura estação São Joaquim da Linha 6 (Reprodução/rede sociais)

Corrida contra o tempo

A licitação de obras de adequação da estação São Joaquim é crucial para interligar as linhas 1-Azul e 6-Laranja. A Acciona já avança com as escavações do poço principal da parada da linha 6 e será preciso algum trabalho conjunto para que elas sejam conectadas no futuro.

A velha estação São Joaquim, aberta em 1975, precisará reacomodar salas técnicas, abrir novos acessos e ampliar o número de escadas e elevadores, um trabalho previsto para ser realizado em cerca de dois anos, aproximadamente, e sem interromper a operação da Linha 1.

 

 

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2 comments
  1. Espero que o Metrô consiga cumprir o prazo da obra de São Joaquim e que as duas estações funcionem ao mesmo tempo quando da conclusão da Linha 06!

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