Pátio da Linha 6-Laranja se prepara para receber primeiro trem da Alstom

Área de manutenção e futuro centro de controle operacional vai ganhando últimos retoques para estar apto a manusear composição do ramal

Visão geral do Pátio Morro Grande com o Bloco A e o CCO, à esquerda
Visão geral do Pátio Morro Grande com o Bloco A e o CCO, à esquerda (Reprodução)

Se não houver imprevistos, a Alstom deverá enviar neste mês o primeiro de 22 trens Metropolis que irão operar na primeira fase da Linha 6-Laranja de metrô.

E essa composição pioneira será entregue no Pátio Morro Grande, na Zona Norte da capital.

Construída onde antes havia uma enorme pedreira, a área vai ganhando contornos finais à medida que as obras civis são concluídas e sistemas e equipamentos são instalados.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Novas imagens do pátio mostram mais avanços que vão de encontro ao estágio onde será possível testar a futura composição de seis carros antes da estreia operacional, esperada para outubro de 2026.

As estruturas de alimentação aérea já estão na reta final (Reprodução)

As obras são dominadas pelo imenso Bloco A, um galpão onde serão feitos os principais serviços de manutenção. Ao seu lado está o prédio administrativo onde a concessionária Linha Uni gerenciará o Centro de Controle Operacional do ramal.

Outra imagem mostra as vias já com trilhos e estruturas de alimentação aérea, lembrando que a Linha 6 segue o conceito das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, com trens equipados com catenárias – nas linhas antigas do Metrô a energia é fornecida pelo terceiro trilho, instalado ao lado da via.

Pátio da Linha 6-Laranja foi construído em uma antiga pedreira na Zona Norte (Reprodução)

Conexão de trilhos com área operacional

Uma foto é emblemática: ela mostra a entrada do túnel que leva ao trecho operacional. Já se avistam trabalhos de preparação pra implantação de trilhos e logo eles serão conectados aos que foram instalados no pátio.

Ou seja, em pouco tempo será possível aos trens se movimentar no local e alçar ‘voos’ mais altos em direção ao trecho de estações.

Túnel que dará acesso ao trecho operacional vai ganhar trilhos em breve (Reprodução)

A previsão do governo é que nove estações sejam inauguradas na primeira fase, entre Brasilândia e Perdizes. Em 2027 será a vez das estações PUC-Cardoso de Almeida, FAAP-Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, Bela Vista e São Joaquim. Em 2029, 14 Bis-Saracura deve completar as 15 estações previstas nessa etapa.

Primeiro trem da Linha 6-Laranja será entregue até junho
Primeiro trem da Linha 6-Laranja será entregue até junho (Linha Uni)
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Bruno Ventura
Bruno Ventura
1 mês atrás

Eu duvido MUITO que Maristela seja inaugurada ano que vem. A laje de fundo nem foi concretada ainda, e não chegou sequer aos 40% de conclusão. Na melhor das hipóteses, os trens passarão por ela enquanto a construção segue. Vamos ver o que acontece.