People Mover de Guarulhos estreará neste semestre de forma gradual

CEO da fabricante do Aeromovel afirmou em entrevista que sistema será um salto tecnológico comparado ao People Mover do Aeroporto de Porto Alegre
O primeiro veículo do People Mover sendo içado
O primeiro veículo do People Mover sendo içado (Aerom)

A implantação do People Mover do Aeroporto de Guarulhos segue em ritmo acelerado, com as vias sendo concluídas, sistemas em instalação e o marco mais visível do projeto, a entrega do primeiro de trens veículos Aeromovel.

Embora ainda existam trechos com muito trabalho a fazer como a estação que ficará no Terminal 2 do aeroporto, o CEO da Aerom, empresa que projetou o sistema, confirmou que o People Mover começará a funcionar neste semestre.

Não será, contudo, uma operação plena, já que haverá um processo de comissionamento e testes e operação assistida.

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Segundo Marcus Coester, filho do criador do Aeromovel, a operação será gradual no início. “Começa com horários reduzidos e técnicos a bordo, em um trecho, depois vai fazendo trajetos mais completos”, disse ele ao jornal Zero Hora.

Marcus Coester, CEO da Aerom
Marcus Coester, CEO da Aerom

O sistema terá 2,7 km de extensão, dois trens operacionais e um reserva e viagens com duração e intervalos de 6 minutos.

Será o maior teste da tecnologia, que utiliza a compressão pneumática em um túnel abaixo dos trilhos para movimentar os trens.

Com isso, os veículos são bastante leves, necessitando de uma espécie de vela que é empurrada pela pressão de ventiladores estacionários.

Coester comparou o People Mover de Guarulhos com seu similar implantado no Aeroporto de Porto Alegre em 2013. “A versão de Porto Alegre é analógica, em Guarulhos vamos para o 5G. É mais ou menos esse o salto tecnológico”, afirmou.

Construído pelo consórcio AeroGRU, o People Mover do maior aeroporto da América do Sul tem se tornado um cartão de visitas da tecnologia, atraindo curiosos e interessados.

Veículo foi montado pela Marcopolo Rail
Veículo foi montado pela Marcopolo Rail (Uberlan Pereira)

Trata-se de uma mudança de status para o Aeromovel, que até então tinha apenas duas linhas implantadas, além de um pequeno conceitual em Porto Alegre.

Antes do People Mover operado pela Trensurb, a empresa havia construído um sistema pioneiro em Jacarta, na Indonésia. Mas de acordo com Coester, a linha inaugurada em 1989 está sendo desmontada.

No projeto paulista, no entanto, a Aeromovel se cercou de parceiros mais experientes e técnicas que seguem normas europeias de segurança. O padrão é o SIL 4, com tolerância de uma falha a cada 100 mil anos.

Criador do Aeromovel, Oskar Coester faleceu em 2020 aos 82 anos, pouco antes de ver a tecnologia estrear em sua maior vitrine.

 

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  1. Sempre é bom deixar claro que esse sistema funciona para curtas distâncias e pouca carga. Logo aparece uns malucos perguntando se não dá pra implantar esse sistema entre o centro de SP e Osasco.

  2. Que fique claro que o aeromóvel foi idealizado por Oskar Coester ainda nos anos 70, pena que demorou muito pra sair do papel. Acharam Levy Fidelix um visionário (um louco por alguns) mas não era uma idéia nova. E em Porto Alegre já funciona há uma década. Ah, e quanto a ser apenas para cargas leves… o de Porto levá até 200 pessoas…

  3. acho que a marcopolo deveria fazer mais um trem 3 são poucos pra demanda.Vamos ver como vai funcionar na pratica acho que nao deveriam eliminar completamente os onibus do aeroporto.

  4. Na prática comprovadamente não haverá benefício nenhum para os usuários trocar os atuais Ônibus Circulares por este “People Mover Eólico”!
    Sendo que o Doppelamyr-cable (Sistema funicular é comprovadamente mais eficiente)! Para as pessoas entenderem de forma simplificada como funcionava o desativado sistema funicular totalmente em declive da Serra do Mar em Paranapiacaba Cubatão, lembrando que o proposto para a GRU Airport trata-se a de uma extensão de ~2,5 km no plano, ao contrário do antigo sistema da EFSJ que possuía 5 patamares em declive com conjuntos de Loco breque semelhantes de capacidade de carga muito maior a este para cada trecho de descida da serra.
    Entendo que a melhor opção seria a linha ligar diretamente ao terminal assim como acontece no Terminal Rodoviário do Tietê e caso de ocorrências bastaria bloquear as portas e deixar a Linha-13 operando normalmente, e não haverá tanta atração pelos passageiros por utilizar este sistema caso ele seja implantado, pois não elimina o número de baldeações.
    Nota: Este sistema proposto da Doppelamyr-cable de “People Mover” austríaco para a GRU Airport funcionaria por cabos de aço (DCC) com motor Elétrico, com alto grau de confiabilidade ao passo que o da serra do Mar era a Vapor.
    A Doppelmayr é uma tradicional fornecedora de teleféricos com tecnologia consagrada mundialmente e do teleférico instalado no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, que atualmente desativado por motivos operacionais e não técnicos.

    1. Você nunca deve ter precisado desses ônibus com baixa frequência de partidas, tendo várias malas junto, e ainda pegar congestionamento na BR pra chegar nos terminais. O que tá em jogo não é o tipo de tecnologia do people mover, é como o people mover vai ser muito mais benéfico do que ônibus. Só o fato de ter uma frequência maiorr, não pegar congestionamento e não precisar descer mais um lance de escadas já mostra a superioridade do people mover.

  5. Bacana.
    Mas nada disso seria necessário se a estação estivesse onde realmente deveria estar: dentro do aeroporto.

  6. Acho que você não entendeu a resposta, a melhor opção e que não foi feita seria a continuidade da Linha-13 sem transbordo, sendo inclusive defendido por este site algo que continuará trazendo enormes transtornos e perdas de tempo aos usuários como provavelmente será feito com relação a linha 17-Ouro descendo diretamente no portão de embarque do aeroporto de Congonhas como é feito nos mais modernos aeroportos mundiais, pois a alegação de falta de segurança é ridícula sem fundamento algum, que só não foi feita por este ser um mais um dos muitos contratos de concessões mal elaborados, para se ter uma frequência maior dos atuais Ônibus Circulares é muito mais fácil e econômico se aumentar a frota, do que está sendo foi feito lá, o dinheiro gasto seria melhor empregado com o aumento da demanda se estendesse rumo até Bonsucesso!

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