Placa com dois destinos em estação marca fase inédita no Metrô de São Paulo
Linha 17-Ouro, prevista para abrir em março, será a primeira da companhia em formato de “Y”
Estratégia comum em sistemas metroviários mundo afora e mesmo no Brasil, a operação de uma linha de trem com dois destinos diferentes será uma novidade para o Metrô de São Paulo.
O serviço inédito faz parte da Linha 17-Ouro de monotrilho, ramal com oito estações em sua primeira fase que atenderá a zona sul da capital a partir de março.
O trajeto da linha, contudo, tem formato de ‘Y’, ou seja, há uma bifurcação após a estação Brooklin Paulista, com trens seguindo para o Aeroporto de Congonhas e outros que futuramente irão até Jabaquara (quando a segunda fase for implantada).
Estação Campo Belo, da Linha 17-Ouro (Márcia Alves/CMSP)
Pois uma placa com os dois destinos foi instalada na estação Campo Belo, que fará a integração com a Linha 5-Lilás.
A informação traz no alto a estação “Aeroporto de Congonhas” e na segunda linha, “Washington Luís”, que será o terminal provisório do eixo principal no sentido leste.
Mezanino que levar à transferência da Linha 17 com a Linha 5 (Márcia Alves/CMSP)
Para permitir aos trens que sigam em caminhos diferentes, a linha possui um aparelho de mudança de via em que o eixo central leva ao destino Washington Luís e o externo, para Congonhas.
Ele será um ponto desafiador da operação do ramal já que, diferente de outras linhas, a frequência de mudanças, com trens indo e voltando em quatro direções, tornará o aparelho bastante acionado.
Track-switch que irá separar os trens com destino a Congonhas e o Jabaquara (iTechdrones)
Os detalhes da operação da Linha 17-Ouro ainda são escassos. Nem o Metrô, que concebeu o projeto, ou a ViaMobilidade, que vai operá-la, divulgaram estratégias de funcionamento do ramal.
No futuro, com o trecho Jabaquara pronto, certamente haverá mais trens indo e vindo nesse sentido em virtude da demanda (seis estações), comparado à apenas uma parada no outro sentido (Congonhas).
Nesse primeiro momento, contudo, o aeroporto deve atrair mais passageiros já que Washington Luís ainda aparece um ponto isolado para atrair passageiros.
Passarela de emergência da Linha 17 (Márcia Alves/CMSP)
Também será importante orientar os usuários quanto à atentar para o destino do trem e para isso será imprescindível contar com paineis eletrônicos e, por que não, anúncios sonoros, para certificar para onde vai a composição. Caso contrário, teremos muitas pessoas indo para o lugar errado.
Apesar disso, não se trata de algo incomum, como se vê mundo afora.
