Polícia investiga autores dos disparos que feriram pessoas na estação São Bento
Episódio ocorreu no sábado, 30, no acesso da Ladeira Porto Geral. Metrô reforçou presença de agentes na estação e também em Paraíso, local de outro incidente de violência
A Polícia Civil segue investigando a origem dos disparos que deixaram cinco pessoas feridas na entrada da estação São Bento, da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo, na tarde de sábado, 30. Entre os atingidos está um bebê de 11 meses.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), um policial civil que estava de folga reagiu a uma tentativa de assalto nas proximidades do acesso da estação, na região da Ladeira Porto Geral, nas imediações da Rua 25 de Março.
Em entrevista à TV Globo, o delegado Tom Blumer, do Grupo Armado de Repressão a Roubos (Garra), afirmou que o agente havia realizado compras na região quando foi abordado por três suspeitos antes da área das catracas. A reação do policial deu início a uma troca de tiros.
Apesar da versão inicial dos fatos, a Polícia Civil ainda apura a dinâmica da ocorrência e a autoria dos disparos que atingiram as vítimas.
“Todas as medidas de polícia judiciária serão tomadas, inclusive a preservação do local e verificação de eventuais testemunhas e câmeras de monitoramento, para que se estabeleça essa dinâmica, através do exame pericial, para saber de onde partiram os tiros”, afirmou Blumer à emissora.
Um dos suspeitos foi baleado durante a ocorrência e encaminhado para atendimento médico. Os outros dois conseguiram fugir e ainda não haviam sido localizados até a última atualização do caso.
Inicialmente houve a suspeita de que um dos criminosos tivesse acessado a via férrea para escapar. Por esse motivo, a circulação dos trens foi temporariamente interrompida para inspeção dos trilhos, mas ninguém foi encontrado.
Entre os feridos está o pai do bebê, de 30 anos, que sofreu ferimentos no braço, abdômen e coxa. Ele foi encaminhado à Santa Casa. As demais vítimas também receberam atendimento médico em hospitais da região.
O caso foi registrado como roubo no 8º Distrito Policial, no Brás, e será acompanhado pela Corregedoria da Polícia Civil.
Imagem mostra homem segurando pedaço de vidro, enquanto danificava trem, do Metrô (Reprodução)
Após o episódio, o Metrô informou à Jovem Pan ter realizado um remanejamento de agentes de segurança em suas estações. Segundo a companhia, o esquema de vigilância permanece dentro dos padrões habituais, mas funcionários que atuavam em áreas mais afastadas passaram a reforçar plataformas e pontos de maior circulação de passageiros.
O reforço ocorreu em um dia marcado por duas ocorrências relevantes no sistema metroviário. Cerca de uma hora após o tiroteio em São Bento, um homem vandalizou um trem na estação Paraíso, que atende as linhas 1-Azul e 2-Verde.
O passageiro, que aparentava estar alcoolizado, chutou e socou portas e janelas da composição, chegando a quebrar um dos vidros. Vídeos compartilhados nas redes sociais registraram a ação.
Segundo o Metrô, o homem foi retirado do trem pelos próprios passageiros, contido pelos agentes de segurança e encaminhado à Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom).
