As obras de construção da Linha 6-Laranja de metrô se mantém em ritmo acelerado. Enquanto duas tuneladoras se preparam para continuar a escavação dos túneis por onde passarão os trens do ramal, as primeiras barras de trilhos chegaram ao Pátio Morro Grande.
Os trilhos são basicamente o principal componente para a circulação dos trens. A chegada do primeiro lote no Pátio Morro Grande indica um avanço importante nas obras, indicando que as primeiras vias já deverão ser montadas.
![Pátio Morro Grande (LInhaUni)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2023/02/20230116111926488_101520.png)
As barras de aço chegaram no começo de fevereiro e deverão inicialmente ser utilizadas para a montagem das vias do pátio. O local conta com estacionamento de trens além de espaço coberto onde as composições deverão receber manutenção. O avanço das obras no local está em 44,29%, segundo a concessionária.
Conforme o tatuzão for avançando nas escavações, a Acciona poderá focar esforços na construção das vias que vão compor o traçado da linha entre Brasilândia e São Joaquim. Para isso, no entanto, será necessário concretar a laje onde as vias serão assentadas.
![](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2023/02/20230116111524185_101511.png)
Serão mais de 60 km de trilhos para serem implantados no trajeto principal, desconsiderando AMVs e estacionamentos ao longo da linha, que demandarão uma maior quantidade de insumos.
Eu não esperava que alguns trilhos já tivessem chegado agora, as obras estão avançando cada vez mais e que continuem evoluindo com rapidez!
AMIGOS O PROJETO É REAL E FEITO COM SERIEDADE POR UM CONSORCIO ESPANHOL , E NÃO A BALELA DO TREM BALA
O ritmo de avanço das obras da Linha 6/Laranja tem sido uma grata surpresa. Estamos tão (mal) acostumados com os sucessivos atrasos nessas obras que, após o acidente ocorrido na Marginal Tietê, parecia que veríamos outra obra emperrar por anos e anos.
Até o momento, parece possível sonhar em ter a obra inaugurada dentro do prazo previsto inicialmente. O que seria um feito inédito no metrô de SP (e quase um milagre).
Isso mostra, em parte, a vantagem de se adotar o PPP. Pode ser um modelo para as próximas linhas a serem implantadas (19-Celeste e 20-Rosa), desde que seja feito com seriedade.
Vamos aguardar mais um pouco de tempo para elogiarmos esta obra e a empresa espanhola !!! Cautela não faz mal a ninguém !!!