Projeto funcional da Linha 14-Ônix deve ser contratado em 2023

Ainda com prazo de implantação indefinido, CPTM trabalha na elaboração do termo de referêcia do projeto que ligará Guarulhos ao ABC
CPTM pretende viabilizar Linha 14-Ônix (Jean Carlos)
CPTM pretende viabilizar Linha 14-Ônix (Jean Carlos)

A expansão dos serviços na CPTM é uma de suas principais metas. Após a construção de sua primeira nova linha, a 13-Jade, a companhia quer focar esforços na implantação de um novo trecho: A Linha 14-Ônix.

A informação consta do plano de negócios 2023 que delimita investimentos e metas para o período 2023-2027. Neste relatório a Linha 14-Ônix volta a ganhar destaque.

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O trecho passou por revisão de seu projeto sendo atualizado e melhorado, atendendo trechos antes não previstos.

A linha partirá da estação Bonsucesso em Guarulhos, passará por São Miguel Paulista, Itaquera, estação ABC e terá terminal na estação Jardim Irene em Santo André.

Linha 14-Onix (STM)

Esta linha, diferentemente de boa parte da rede, terá características perimetrais, ou seja, ao invés de passar pelo centro da metrópole, irá atender as regiões periféricas, gerando equilíbrio de viagens na rede de transporte.

A CPTM, porém, não estabelece datas para o empreendimento. Todavia, o plano de metas estipula dois objetivos para conclusão ainda em 2023.

O primeiro objetivo é a assinatura do contrato para o projeto funcional de implantação da Linha 14-Ônix. O segundo por sua vez foca esforços na elaboração do termo de referência para o anteprojeto.

Concessão das Linhas 10-Turquesa e 14-Ônix (Jean Carlos)

No Fórum de Debates-Ferrovias em Foco foram estabelecidos também metas para os anos de 2024 e 2025.

Para 2024 estão previstas a consolidação dos estudos de demanda, atualização do traçado, localização das estações e concepção técnica do projeto. Além disso estudos de mercado deverão ser realizados para verificação da viabilidade financeira do projeto.

Para o ano de 2025 deverá ser contratado do anteprojeto de infraestrutura de edificações e sistemas. Será realizado o mapeamento das áreas necessárias para construção da nova linha e também a contratação do EIA/RIMA

Cronograma da Linha 14-Ônix (CPTM)
Cronograma da Linha 14-Ônix (CPTM)

Por se tratar de uma linha nova, os investimentos para construção deverão ser bastante elevados. O governo do estado de São Paulo apontou que pretende realizar a concessão do novo trecho junto com a Linha 10-Turquesa da CPTM.

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18 comments
  1. Vamos esperar agora a campanha para que a Metra assuma um BRT no lugar dessa linha, um conhecido portal de notícias sobre transporte com certeza vai ser o primeiro a levantar essa ideia hahahaha

    1. Não dúvido nada disso, a Metra jamais deixará que o ABC tenha mais uma opção de transporte sobre trilhos. Região dominada por tal máfia, vide o que fizeram com a Linha 18. E nem me iludo com a tal Linha Rosa.

    1. Alstom não esta repondo as peças do monotrilho, como também não consegue terminar a versão definitiva do CBTC, incluindo as duas novas áreas de manobra, e o governador, nada faz a respeito, nem cobrar a concessionária fez

  2. Será uma obra extremamente complexa por ser subterrânea, se sair do papel, deve demorar vários anos pra ser concluída

    1. Eu acredito que boa parte dela talvez seja em elevado, principalmente no trecho ABC-Jardim Irene que pode se aproveitar uma faixa da pista da Av. Cap. Mário de Toledo além do córrego que corre no meio dela, o maior problema é a Next q provavelmente vai pagar pra virar corredor de ônibus.

      1. Haviam anunciado q seria subterrânea, mas seria menos complicado implantar alguns trechos na superfície, e demoraria menos tempo

    2. A maior parte do traçado proposto é composto por vias largas e com canteiro central ou córrego aberto. Até onde foi especulado, o modelo seria de superfície, possivelmente com VLT. Quase nada de subterrâneo.

  3. Pensando sob essa ideia da concessão da linha para a construção, sinceramente não vejo a ideia como das mais vantajosas. A Linha 10 – Turquesa nem é das mais movimentadas, sofreu (e ainda sofre) uma perda significativa de usuários, os quais podem diminuir com as adequações que muitas das estações estão sofrendo bem como a inserção de composições mais modernas. Porém, mesmo assim ela não chega sequer aos pés de uma Linha 12, por exemplo. A concessão dessa linha com uma ideia de contrapartida para a construção da Linha 14 – Ônix necessariamente vai passar pela necessidade de quase nenhum investimento na Linha 10 – Turquesa, além de uma possível PPP para a construção da Linha 14. Além disso há uma complexidade que até o momento não foi enfrentada: a questão do compartilhamento dos trilhos com a MRS, que se quiser, pode azedar um pouco essas expectativas para lá de otimistas.

    Por fim, você tem o fato que será a primeira linha perimetral na Região Metropolitana. Uma linha dessas depende necessariamente das suas conexões, pois ela por si só não teria uma capacidade de “se sustentar” e isso dependerá até mesmo de projeções do governo quanto a construções de outros ramais.

    Enfim, acho que há uma série de questões que são inéditas a serem consideradas nesta ideia que apresentam e não vejo com tanto otimismo assim como o governo anuncia.

    1. Eu vejo com bastante otimismo o surgimento de uma linha dessas, não apenas por causa do ABC mas principalmente pela zona leste de Guarulhos. Para quem mora na região leste de Guarulhos, será simplesmente incrível ter uma linha de trem que liga você a estações como São Miguel Paulista e Corinthians-Itaquera, pois, existe uma necessidade imensa da EMTU para a movimentação da população desse local, que conta com quase 10 linhas de ônibus diferentes apenas levando para a zona leste de São Paulo.

      Em questão de uso, também acho q será um incrível alívio para a Linha 15-Prata, que já sofre muito em horários de pico no sentido prioritário, com a única baldeação sendo a Linha 2-Verde, ou seja, quem quer ir ao autódromo, armênia ou Guilhermina deve pegar o trem no mesmo sentido, com uma linha perimetral com tantas baldeações como a Linha 14, será um extremo alívio para moradores da Zona leste e usuários dessas linhas.

    2. O projeto da Linha 14-Ônix de característica perimetral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, semelhante a Linha 2-Verde do Metrô é conhecido como um meio de transporte sobre trilhos ligando o ABC Paulista em Santo André (Pirelli), até o Alto Tietê e Guarulhos em uma região de altíssima demanda reprimida e várias Linhas saturadas, no eixo formado por vias importantes como a Jacu-Pêssego cruzado e se integrando com no mínimo seis linhas, possuindo duas integrações com estações do Metrô-Sapopemba e Itaquera, e quatro com a CPTM- Bonsucesso-13, São Miguel-12, Itaquera-11 e ABC Pirelli-10.
      Trata-se de um projeto que comprovadamente atende regiões carentes de mobilidade, além de redistribuir as linhas existentes, para isto é fundamental que se utilize as composições existentes e padrões da CPTM, uma vez que são estas que estão em seus extremos como em Bonsucesso com a Linha 13-Jade, e Pirelli, na Linha Integradora-710 que possui uma linha central ociosa que deveria ser melhor utilizada de forma pendular.
      É muita hipocrisia o atual governador dizer em entrevista que; “A preocupação dele é com os passageiros e por isso visa as concessões”, lembrando que também está sendo julgada a Ação Direta de Inconstitucionalidade 7048 é um dos processos que correm em tribunais federais que questionam a renovação da concessão do Corredor ABD sem licitação com a concessionária Metra (atual “Next”), as irregularidades e o cambalacho que eliminava um “concorrente” para sua concessão, foi acatada pelo ex-governador Dória a despeito de comprovadamente oferecer um serviço muito inferior ao monotrilho Linha 18-Bronze, fruto de uma Parceria Público-Privada assinada em 2014 com a empresa VEM ABC.

  4. essa linha poderia acabar no terminal Ferrazópolis em São Bernardo, até pq a linha 20 roda só vai atender ao Rudge Ramos. seria uma opção pra dinamizar até o uso dos trólebus do corredor ABD e do infame BRT…
    seria um puxadinho de umas 3 estações aí, e passaria por locais com muita gente, então demanda teria com certeza

  5. A julgar pelo trajeto disposto no mapa, dá para perceber que será mais uma oportunidade jogada no lixo pela Prefeitura de São Bernardo do Campo. Se a linha está prevista para ir até Jardim Irene/Vila Luzita, em Santo André, dá muito bem para estender o trajeto até pelo menos a região da Praça dos Bombeiros em SBC, isso se não chegar até o Terminal Ferrazópolis. É uma área distante de onde está prevista a instalação da futura linha 20-Rosa, o que permitiria o atendimento do público de outra parte da cidade, sem sobrecarregar tanto a região do Rudge Ramos quando (se é que!) essa linha 20 de fato chegar no município. Espero que, pelo menos nesse caso, o prefeito atual de São Bernardo do Campo se mexa de verdade; e não somente para defender os interesses da NEXT, como foi na troca do monotrilho pelo BRT, com a linha 20 servindo de desculpa esfarrapada.

    1. Eu duvido q o governo de SBC vai mexer um dedo pra pedir a Linha 14 ali, seria interessante ela chegar no paço passando pela Av. Pery Ronchetti, mas sabemos que isso nunca vai acontecer, agr é torcer pra NEXT n transformar isso em corredor de ônibus pq pelo histórico já sabemos oq pode acontecer…

    2. Seria um trajeto bem interessante mas utópico. Nem a Linha 18 – Bronze que era “mais atrativa” conseguiu entrar em São Bernardo do Campo, imagina a Linha 14.

  6. Este é um projeto grande, aliás parte dele, que visa a formar um anel ferroviário atendendo as cidades no entorno de São Paulo.
    O interessante nesta linha é que ela viabiliza a construção da rnova rodoviária de São Paulo em Itaquera.
    Projeto antigo e necessário uma vez que a Rod do Tietê já não comporta o movimento nos dias de pico o que afeta Marginal.
    Se o pessoal do transporte privado do ABC tiver a capacidade de enxergar, essa é uma oportunidade de ouro para expandir os negócios e se lançar em projetos mais amplos e sólidos.

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