A estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, deverá ser inaugurada, após diversos atrasos, até junho deste ano, de acordo com nota enviada pela assessoria da CPTM ao site.
A despeito da promessa, as obras no local continuam e agora estão em uma nova fase, a construção do chamado acesso oeste da estação.
Por razões não conhecidas, os trabalhos nesse trecho do canteiro não foram incluídos em vários anos de atividade. Fundamental para facilitar a vida dos passageiros, o acesso oeste parecia relegado a uma segunda etapa de obras.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Segundo a estatal, as obras estão focadas na construção do”o acesso oeste e o pátio de estacionamento de trens”, que ficará após a estação.
Além disso, a CPTM afirmou que já foram concluídas as readequações viárias e remanejamento da rede elétrica da região.
Sobrevoo mostra o que falta para estação ficar pronta
O canal parceiro iTechdrones esteve no local recentemente e focou nos itens pendentes. O que chama a atenção é que o novo acesso ainda está no trabalho de fundações, ou seja, deve levar algum tempo até ficar pronto.
Outro ponto a destacar é que, diferente de Mendes-Vila Natal, estação anterior a Varginha, a CPTM neste caso quer inaugurar a estação mais completa possível. Mendes-Vila Natal foi inaugurada em 2021 com muitas obras a serem terminadas e ficou em operação assistida por 1 ano.
A extensão operacional, onde ficará um estacionamento de trens, está recebendo trilhos e aparelhos de manobra de via, além de infraestrutura de alimentação elétrica. Porém, o trecho logo após o fim da plataforma não mostra sinais de atividade.
Diferentemente de Mendes-Vila Natal, inaugurada ainda incompleta pela gestão anterior, a estação Varginha deverá estar em condições mais próximas da conclusão, o que pode torná-la útil em breve aos futuros usuários.
Ela será a única expansão da malha metroferroviária neste ano e possivelmente também em 2025 já que não outros projetos em estágio final de construção.