Viagem no TIC Sorocaba pode sair a partir de R$ 5,70; entenda

Ferrovia entre Sorocaba e São Paulo contará com serviços intermediários com valores competitivos aos ônibus urbanos. Concessionária poderá adotar tarifas diferenciadas durante o dia

Trem Intercidades para Sorocaba terá projeto revisto (Erich Westendarp)
Trem Intercidades para Sorocaba terá projeto revisto (Erich Westendarp)

Utilizar um serviço de trem regional pelo preço de um ônibus urbano. Um sonho para muitos, mas uma realidade que será possível para alguns passageiros do TIC Sorocaba que poderão pagar R$ 5,72 por um assento do novo trem de média velocidade.

Com a divulgação das primeiras informações do TIC Eixo Oeste, é possível descobrir o preço da tarifa do serviço expresso e do serviço parador.

Antes de tudo, é necessário contextualizar os dois serviços existentes no TIC Sorocaba. O primeiro é o serviço expresso, que atenderá as estações de Água Branca e Sorocaba, percorrendo uma distância de 89,5 km sem paradas.

TIC Sorocaba (Jean Carlos)
TIC Sorocaba (Jean Carlos)

O serviço parador segue a mesma dinâmica do expresso, porém, com paradas nas estações Carapicuíba, Amador Bueno, São Roque e Brigadeiro Tobias.

O valor cheio da tarifa do serviço expresso será de R$ 45,00, determinado pelo item 6.2 do Anexo VIII. Os valores para o serviço parador serão calculados segundo a distância percorrida, considerando o valor de R$ 45,00 como 100% da tarifa.

Com esta metodologia de tarifas, o passageiro poderá utilizar trens por um preço equivalente ou até menor que o de um ônibus urbano, desfrutando do conforto de um trem de média velocidade.

As tarifas mais baratas do serviço serão nos trechos entre Brigadeiro Tobias e Sorocaba (R$ 5,72 para 11,3 km), entre Carapicuíba e Água Branca (R$ 8,12 para 16,1 km) e entre Amador Bueno e Carapicuíba (R$ 8,35 para 16,6 km).

Tabela de Tarifas do TIC Sorocaba (Jean Carlos)
Tabela de Tarifas do TIC Sorocaba (Jean Carlos)

A tarifa média adotada para o TIC Sorocaba será de R$ 0,503 por quilômetro rodado. A proposta, diferentemente do trem metropolitano, é de que o serviço tenha uma cobrança proporcional, trazendo mais previsibilidade ao serviço.

A concessionária poderá também oferecer tarifas especiais, tanto para serviços com desconto quanto para serviços com níveis de qualidade diferenciados. A política tarifária deverá ser aprovada pela ARTESP e a prática de descontos será por conta e risco da concessionária.

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8 Comentários

  1. São valores de tarifa competitivos, o que tem potencial para o serviço ser bastante usado, diferentemente dos valores do TIC entre São Paulo e Campinas.

  2. É possivel que no Trem Parador tenha uma Estação onde fica a atual Estação Antônio João de onde vai sair o novo traçado sentido Amador Bueno. Originalmente se planejava reconstruir essa Estação de modo a atender a demanda vinda da região de Alphaville e Tamboré além de atender a demanda reprimida da região de Nova Aldeinha.

  3. Essa parada em Carapicuíba é sem sentido. Já que querem fazer um “parador”, que façam logo um TIM entre o centro de Itapevi e Sorocaba, aos moldes do que vão fazer entre Jundiaí e Campinas. Quem quisesse se conectar com a linha 8 desceria em Itapevi, pra pagar mais barato.

    1. Concordo 100% com o trem Itapevi/Sorocaba. Desenvolvimento regional é isso mesmo: entregar pra população um serviço novo, barato e eficiente que dinamize as regiões afastadas.

      Mas respeitosamente discordo que TIC em Carapicuíba não faz sentido. Não é difícil entender porque Amador Bueno e Carapicuíba terão conexão com Água Branca e a malha nova. Carapicuíba está no miolo da Linha 8, e próxima da Castelo e de tudo que há do lado de lá (Tamboré, Alphaville etc). E Amador Bueno é a conexão possível entre TIC e extremo da Linha 8, dado o traçado proposto.

  4. Caro Jean, esclareça a situação das estações Mairinque e Alumínio por gentileza. Na outra matéria, consta que são “investimentos contingentes”, sem maiores detalhes. E não constam no quadro de tarifas. Seriam parte de uma fase 2, como Chácara e Taboão da linha 4?

    1. Investimentos contingentes significa que a concessionária pode simplesmente escolher não construir essas duas estações, não que irá para uma segunda fase como no caso da linha 4, por exemplo, se a CCR pegar o TIC Oeste irá fazer o que for obrigado na concessão, então essas duas estações ficariam apenas no sonho ou se o governo obrigasse a CCR a construí-las.

  5. Boa noite, constou no contrato da Viamobilidade :
    A possibilidade de expansão do serviço da CPTM até a RMS está prevista no edital de concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, publicado no dia 1º de dezembro de 2020, pela Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM).
    De Amador Bueno até Sorocaba?
    Houve alteração?

    1. Acho que isso seria valido se o governo estadual levasse a linha 8 até Soroacaba e como o TIC Oeste não vai usar as vias da Linha 8, esse artigo não vai ser ativado e a CCR provavelmente não vai querer pegar o TIC Oeste, já que esse TIC será 100% construído do zero e só vai ter lucro quando estiver pronto, coisa que a CCR não gosta muito.

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