As obras de expansão e readequação da estação São Joaquim, da Linha 1-Azul, tiveram seu prazo de entrega postergado em quatro meses.
Antes prevista para 21 de novembro de 2026, a obra agora deverá ser concluída em 24 de março de 2027, segundo aditivo assinado nesta segunda-feira, 7.
Trata-se do mesmo ano em que o segundo trecho da Linha 6-Laranja deverá ser aberto e que inclui a ligação com a Linha 1 em São Joaquim.
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A tabela de datas-marco, que estabelece a entrega de várias etapas da obra, tem agora como prazo mais longo o comissionamento dos sistemas do acesso oeste readequando.
Esse item tem 1.259 para ser concluído a partir da data de assinatura da ordem de serviço, por volta do prazo final do contrato.

Demanda de 200 mil passageiros por dia
A readequação da estação São Joaquim, que foi inaugurada em 1975 sem qualquer plano de ser conectada a outro ramal, é crucial para que a Linha 6-Laranja possa distribuir seus passageiros pela rede.
A nova linha está sendo construída pela concessionária Linha Uni, controlada pelo grupo Acciona, e deve ser ter sua etapa inicial com 15 estações entregue por volta do quarto trimestre de 2027.
A despeito de o novo prazo ser próximo dessa data, a entrega de áreas mais cruciais pode ser feita no ano anterior.
Segundo o Metrô, são esperados cerca de 200 mil passageiros por dia quando a ligação começar a funcionar, ou quatro vezes mais do que hoje.
Metrô atrasou demais essa licitação, mas deve dar tempo de terminar a obra junto com a L6.
O teto da estacao vai subir, pra conseguir expandir o mezanino, é isso?
Aditivos, atrasos, mais aditivos, mais atrasos. Seria muito bom se essa obra fosse tocada pela Acciona, incluída no PPP integral da Linha 6-Laranja, que faz a concessionária perder verba se atrasar a obra.
Prazo de grandes obras civis é sempre complicado. Levando-se em consideração, também, toda complexidade que a envolve, além de vários fatores e imprevistos que quase sempre, acarretam atrasos, Só como parâmetro, peguem a reforma do estádio do Pacaembu que deveria ter sido entregue, se não me engano, desde o ano passado e que eu saiba, ainda não está finalizada. Inclusive há uma desavença entre a construtora do estádio e o metrô (Acciona) devido a construção da estação FAAP-Pacaembu, por conta de trepidação ou algo do gênero. Ou seja, é adutora que rompe, é artefato histórico que não permite contrução de estaçao, Uma obra dessa envergadura do metrô da linha Laranja, especificamente, no que se refere a esse Terminal S. Joaquim, demanda tempo sim, sem contar toda tecnologia a ser instalada. Muito bacana a simulação gráfica de como será a estação e a explicação do Ricardo.